Uma verdadeira revolução em Espanha Ainda não consegui fechar a boca de espanto http://www.aemet.es/es/zona_portada_destacada/politicadatos
Brutal noticia para as nossas fronteiras e afins Suponho que o nosso IM ainda esteja a anos de luz de tal abertura
Grande passo, Madeira, Açores e alguns Continentais que prefiram as informações do lado de lá lololol
Sem dúvida uma noticia de ficar de boa aberta!! Tenho esperança que num futuro próximo isso o IM siga os mesmos passos.
De louvar. Parabéns AEMET. Já andei a "escarafunchar" o que está disponível e é brutal. Boa Noticia: O Hirlam ficar disponível. Má Noticia: Os dados dos raios não abrangem Portugal. I.M. mete os olhos nisto...
Bem, que espectáculo!!!! Ando já por ali meio perdido à procura e nem dou credo ao que vejo! O sentimento é mais do género "deixa-me rapinar tudo o que posso que isto não deve ser para durar!" Isto sim é a forma correcta de um organismo público actuar! Só estão a disponibilizar o que todos os contribuintes tem direito e mai nada! Pelo que vi não têm é normais e dados do passado. Ou seja só vejo por lá informação total desde finais deste Novembro. Estarei a ver bem?
Actionman: "Por otra parte, a lo largo de 2011, se ampliarán los contenidos de los conjuntos de datos anteriores y se incorporarán nuevos datos y productos."
Está no servidor. Por exemplo neste ficheiro tens os dados diários (!) de Badajoz desde Janeiro 1955 até Outubro 2010 ftp://ftpdatos.aemet.es/series_climatologicas/valores_diarios/estacion/4452.CSV.gz
Para Badajoz nesse período: Min -7,2ºC (28-01-2005) Max 44,8ºC (01-08-2003) Rajada Máxima 153 km/h (13-01-1969) Max Precipitação Diária 119,1 mm (05-11-1997) E há mais...fantástico
Dia da ciclogénese explosiva que ainda há dias falei no tópico de previsões, morreram 21 pessoas em Badajoz e 11 no Alentejo. Mesmo sendo dados de Espanha, vai dar jeito para eu encontrar mais alguns temporais, ondas de calor, de frio, etc no passado em Portugal.
Espectacular, muito obrigado Vince e HotSpot! Realmente isto é uma coisa incrível, ainda estou a digerir! PS- Nesse fatídico dia vinha eu de Tancos para Elvas, via Abrantes - Ponte de Sor - Monforte e foi um terror de viagem. Ainda sem saber o que se estava a passar temi logo o pior, pois as estradas simplesmente não existiam!! Em alguns locais era água por todo o lado! Tenho de procurar por um 25 de Dezembro do final da década de 90, se a memória não me atraiçoa, em que fiz essa mesma viagem e as estradas estavam quase todas cortadas pelas ribeiras que pareciam verdadeiros rios, foi uma aventura ainda pior pois tive de andar (eu e um grupo de automobilistas que nos íamos encontrando no caminho) em busca de alternativas. Perto de Alter do Chão tivemos de voltar para trás e a alternativa encontrada foi via Avis - Fronteira - Monforte - Elvas.
Estamos todos Coisas como dados históricos das estações é relativamente banal noutros países europeus, mas fornecerem os dados em bruto de coisas como o radar surpreendeu-me mesmo muito, ou seja, é como nos EUA, qualquer pessoa ou entidade se quiser faz uma aplicação ou site para visualizar o radar de Espanha, eventualmente de uma forma melhorada, etc. Grande passo da AEMET. Mais surpeendente ainda porque quando o Instituto passou para Agência, a ideia que ficou é que o acesso a dados seria ainda pior no futuro.
Ora nem mais, retiram muitos produtos que existiam, passaram a ter um site moderno graficamente falando, mas com serviços reduzidos ao máximo. Recordo-me da grande onda de protesto contra o fecho da possibilidade de se visualizarem os radares regionais e por fim lá retrocederam. Mas pelos vistos foi mesmo para melhorar a sério!