AEMET dá acesso livre e gratuito a todos os seus dados

Tópico em 'Media' iniciado por Vince 30 Nov 2010 às 13:14.

1. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre (400m) / Lisboa (60m)
    :surprise: Bem! Isto é que é um tesouro. Agora o IM, é para esquecer, nem daqui a séculos.
    Tudo a seguir o radar da AEMET em ocasiões extremas! :P

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Lousano

Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    12 Out 2008
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    Muito bem.

Imagino os nossos amigos espanhois, como devem estar eufóricos.

Mas mesmo assim, cheira-me a gato...

3. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal
    Soube agora através da TVE da grande novidade.
    Estou pasmado.
    Nem sem sei que dizer, só apetece ir a correr devorar os dados:lmao::lmao::lmao:

E já agora não encontrei os dados históricos das estações de Zamora (código 2614). Se alguém encontrar avise:)

4. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
  5. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal
  6. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Fantástico AEMET se eu seguia já a AEMET sempre todos os dias para consultar a previsão para Ayamonte, agora ter os dados diários da estação de Ayamonte, clica-se na barra e aparece os valores, é uma coisa que o nosso IM devia colocar e fazer um resumo em tabela com os extremos de cada estação e dividi-los por regiões, seria muito bom se o nosso IM seguisse o exemplo espanhol. Mas duvido com as verbas que o governo português fornece ao IM dificilmente teremos isso livre. :thumbsup::shocking:

7. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Toda a gente a bater no IM; ninguém se lembra do Ministério que tutela o IM … :(

Enfim, está tudo dito; por mim, acho que estão a bater na porta do lado. :lmao:

8. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal
    Aqui ficam alguns dados referentes a Zamora que se podem consultar.
    Fiz um pequeno excel para uma análise rápida de alguns valores históricos.

Segundo me pareceu não existem valores históricos de alcanices nem da Puebla de Sanabria!!?:huh:, ou pelo menos eu não os encontrei:angry:

Mais dados:

Já viram a mínima absoluta de salamanca...

9. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
  10. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    É óbvio que isto é uma questão política, financeira e científica, todos sabemos que parte significativa do orçamento do IM depende da venda de dados e serviços. Se os dados passarem a ser oferecidos o governo tem que aumentar a dotação orçamental para substituir essas receitas. Sendo o IM tutelado pelo ministro da Ciência, é numa coisa tão simples como esta que se percebe que não há uma política séria de ciência em Portugal apesar dos sound bites. Tudo se resume a isto, nada mais. E não esperem mudanças neste campo, e logo agora com esta grave crise que vamos atravessar.

Enquanto continuarmos semanalmente a ver miúdos a registarem-se aqui no fórum para pedir dados para simples trabalhos escolares que não conseguem arranjar é sinal de que algo não está bem, nada bem, continuamos sem uma política de ciência apesar dos sound bites dos 15 últimos anos. Se nem os miúdos nas escolas em fase de aprendizagem tem acesso a dados, nem os académicos para fazer estudos e investigação muito mais sérios tem acesso aos mesmos, é porque não existe qualquer política de ciência em Portugal.

Em Espanha parece que finalmente perceberam que vazar a informação (suportada pelos contribuintes) para a sociedade vai gerar nova ciência, investigação, novas empresas, empregos e sobretudo inovação.

11. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Sim mas há estações que não estão lá, por exemplo, Portalegre nem existe na base de dados deles.

12. Knyght

Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Mai 2009
    Local:
    Madeira - Funchal
    E Eu ainda sou do tempo de largas discussões do radares da Aemet a defender que a larga parte do território nacional estava coberto mas era por radares espanhóis e outras pessoas a me dizerem que era mentira...

Versus:
    ...

13. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

O radar de Coruche está inoperacional, acontece, os de Espanha muitas vezes também estão.

Mas essas duas imagens que puseste explicam muito bem aquilo que uma vez te foi dito, que não sabes do que falas, e quando alguém se dá ao trabalho de te explicar em vez de agradeceres e aprenderes, continuas a achar que tens razão e a fazeres choradinhos. Bastava olhar para essas duas imagens que tu próprio puseste e olhares para o sul do país para perceberes que serras como São Mamede, Marvão em Portugal, ou serras do sul de Espanha (Tudia, Aracena, etc,etc) impedem uma cobertura eficiente do sul do país. O mesmo sucede no norte do país em muitas zonas.

Eu posso esforçar-me a tentar explicar coisas, mas se mesmo assim não resulta, lamento, o problema não é meu, é mesmo limitação do teu lado.

14. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Os radares da AEMET não cobrem nem de perto nem de longe o território Nacional, os radares não conseguem "ver" através das Serras.

Partilhar esta Página