Afinal não existe Inverno no Brasil- especificidades dos climas subtropicais

Estado
Fechado para novas mensagens.

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Existe uma situação meteorologica que julgo seja no mínimo interessante que se refere ao clima e aos fenómenos meteorológicos associados na região sul do Brasil, em que existem muitos adeptos da meteorologia em geral principalmente brasileiros que tendem a enunciar os fenómenos meteorológicos frios que surgem nessa região e muitos deles já expostos aqui no site mas através de uma analise detalhada sobre as temperaturas diárias verificadas nessa mesma região, verifico que na cidade de Porto Alegre referente a província de Rio Grande do Sul, existe um fenómeno no mínimo interessante que é na altura do chamado Inverno que compreende-se entre os meses de Junho a Setembro de facto existem dias frios com temperaturas mínimas perto dos Zero graus, mas o engrançado é que existem de facto dias frios mas em períodos de uma semana por exemplo podemos ter dois, três dias frios com temperaturas relativamente baixas mas num espaço de 3,4 dias a temperatura pode subir drasticamente por exemplo perto dos 30 graus, ou seja é comum e recorrente que em toda essa região havendo obviamente oscilações marcadas pela altitude ou proximidade do Mar, é recorrente ter-se noites frias com temperaturas do ar perto dos Zero Graus, mas de repente nesse mesmo mês ou nessa mesma semana existirem dias com temperaturas máxima de 27, 28 e ate 30 graus, fenómeno que seguramente não surge em Portugal continental ou seja em Portugal continental a temperatura no Inverno raramente ultrapassa os 20 graus pelo menos os dados oficiais assim o referem, ou seja, existir um padrão de estação do ano de Inverno onde as temperaturas baixas são constantes o mesmo não se sucede na região considerada mais fria do Brasil, onde de facto pode surgir temperaturas baixas ate negativas em zonas de elevada altitude(Como a cidade de São Joaquim a 1700 metros de altitude) mas de repente a temperatura pode subir repentinamente oas tais 30 graus, este fenómeno é comum a todo o sul do Brasil e verifica-se em cidades como Florinopolis,Porto Alegre,Caxias, São Joaquim, toda a região de Rio Grande e São Paulo.
O que me leva a concluir que numa semana em Julho no sul do Brasil podem surgir as 4 estações típicas que os climas temperados conhecem Verão,Inverno,Primavera,Outono.
O engraçado disto tudo é que este fenómeno é comum a muitas zonas de clima subtropical como por exemplo a zona da Florida nos EUA, onde no Norte da Florida por vezes neva mas de repente podem –se atingir temperaturas de perto de 30 graus ou mesmo acontece na região subtropical do sul o Texas ou do Estado de Alabama ate vou mais longe a região de Havana em Cuba de clima já tropical por vezes nos meses de Dezembro e Janeiro a temperatura mínima em alguns dias pode cair a valores de 6,7 graus positivos o que não deixa também de ser no mínimo interessante.
Julgo quem se interessa por meteorologia deve também olhar para estes fenómenos e não basear so as analises em gráficos de temperatura media do ar, pois por vezes a temperatura media do ar seja mínima, máxima, anual mensal por vezes não deixa transparecer certos fenómenos engraçados.
Com isto tudo quero afirmar que ao contrario de muitos brasileiros que afirmam que o sul do Brasil tem um clima frio com estações do ano definidas julgo que esse argumento não corresponde a realidade, pois numa semana nos meses de Julho num dia pode estar 0 graus a noite logo a seguir estar 30 graus de dia, fenómeno que desconheço que aconteça nos chamados climas temperados como é o caso do clima português, a própria vegetação do sul do Brasil comprova isso são raros qualquer espécie de Pinheiro e muito menos a existência de arvores de folha caduca que tem o seu ciclo processual baseado nas 4 estações do ano.
Por estas e mais razões baseadas em factos posso afirmar que o Inverno tal e qual nós conhecemos não existe em qualquer região do Brasil o que existe no sul do Brasil são dias frios que poderão ate ser muito frios, mas que são logo substituídos por dias quentes que poderão ser muito quentes dias tão quentes que em Portugal so se verificam no fim da Primavera ou inicio de Verão.

Nota: devo referir que todas estas afirmações são baseadas em dados factuais do site que passo a citar:

http://www.tutiempo.net/clima/

Cumprimentos a todos

:)
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
é de facto muito giro observar essas variações que ocorrem na zona subtropical do mundo ( na qual portugal esta incluido).
se formos a ver regioes como o sul da china, sul e sudeste dos estados unidos, sul do brasil, norte da argentina , paraguai , sul da africa do sul, sudeste e sul australiano, sudeste europeu,etc teem consecutivamente variações drasticas de temperatura especialmente na estação fria.
se reparares eu mencionei locais que se encontram na zona leste dos continente, os locais que se encontram na zona oeste devido ao facto de, no inverno, estarem sujeitos a fluxos de oeste teem um clima menos extremado como por exemplo a california, portugal,espanha, sudoeste da africa do sul, zona central do chile,sudoeste australiano, etc
no caso do sudeste europeu ( italia, grecia, turquia) nota-se que o clima tem alguns extremos mas atenuados pelo mar mediterraneo.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Ok Stormmy eu de facto sou so um curioso relativo a metereologia e não tenho conhecimentos científicos suficientes por isso é natural que diga por vezes algumas coisas menos rigorosas, mas para todos os efeitos e basenado-me so nas temperaturas com a execepção das ilhas continuou a não enteder a onde em Portugal continental, temos fenómenos idênticos a que temos por exemplo na Florida ou no sul do Brasil onde do género no espaço de uma semana temos temperaturas perto dos zero graus e depois 2,3 dias a seguir temos temeperaturas perto dos 30 graus. Eu não estou a dizer que em zonas muito escondidas e em recantos isso não posso acontecer em Portugal continental mas pelos dados oficias e arquivos tenho consultado nunca me deparei com tais fenómenos e variações.
Sim eu refiro-me a clima subtropicais como Sul do Brasil ou Golf Norte das Caraíbas(Zona da Florida Texas Alabama) não me refiro a zonas como Califórnia ou Sul da Austrália pois ai considero que o clima já muito mais idêntico ao clima temperado mediterrâneo com um padrão de temperaturas e estações do ano definidas, por isso é normal que no sul da austrália ou na califórnia se produza vinho e a própria vegetão seja do tipo mediterrânea, situação que não se verifica por exemplo no sul do Brasil.
Para todos os efeitos deixo aqui os dados em que me baseie :

1ºCidade do Porto(Portugal) - Janeiro de 2009

http://www.tutiempo.net/clima/Porto_Pedras_Rubras/01-2009/85450.htm

Temperatura mais elevada registada :16 graus

Temperatura mínima registada: -1,6 graus

Amplitude térmica: 17,6 Graus

2ºCidade de Jacksonville(Florida-EUA)-Janeiro 2009

http://www.tutiempo.net/clima/Jacksonville_Cecil_Field_Airport/01-2009/722067.htm

Temperatura mais elevada registada- 27 graus

Temperatura mínima registada: -8 graus

Amplitude térmica: 35 graus

3ªCidade de Porto Alegre(Cidade mais a Sul do Brasil pertencente ao Estado de Rio Grande do Sul) Agosto de 2008

http://www.tutiempo.net/clima/Porto_Alegre_Aero-Porto/08-2008/839710.htm

Temperatura mais elevada registada- 29graus

Temperatura mínima registada: 4 graus

Amplitude térmica: 25 graus


Conclusões:

As temperaturas nas regiões de clima subtropical variam de uma forma mais drástica fennomeno que não se verifica na Região de Portugal continental mesmo no Sul do pais
É por esse motivo que considero que nessas regiões as estações do ano não estão definidas que eu saiba em Portugal seja no Algarve ou em Trás-Montes as estações estão definidas e dão sinais evidentes na natureza disso mesmo.
Por isso Stormmy talvez me tenha expressado mal mas eu pelo que leio tenho dificuldade em entender em Portugal continental estamos na presença de um clima subtropical mas pode ser que esteja errado por exemplo na Zona de Lisboa temos duas serras que vegetação distinta a serra da Arrábida com uma vegetação tipicamente mediterrânea e a serra de Sintra já com uma vegetação Atlântica dada o grande numero de arvores de folha caduca, que eu saiba a existência em ambas as serras de Palmeiras ou de arvores subtropicais é quase nula isso não significa que não existam.

Obrigado

cumprs,

:)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
sim...portugal nao costuma ter amplitudes tao grandes ( excepto no interior centro e norte e em algumas areas sujeitas a inversoes violentas)
portugal tem um clima, de um modo geral e discontanto as dezenas de microclimas, que varia entre o CSA no sul e CSB no norte esses climas sao mesotermicos ( igual a subtropicais) diferindo na temperatura media do mes mais quente;)
é de referir que eu nunca encontrei uma divisao microclimatica 100% real de portugal:(
a minha opiniao sobre o clima de portugal está no topico do clima de portugal;)
quanto ao que se passa nessas cidades que referiste é que ao situarem-se nas bordas leste dos continentes e a uma latitude entre os 25 e os 40 norte/sul apanham com as correntes de oeste já "continentalizadas" pela passagem pelo continente dai as grandes amplitudes:) nas zonas oeste dos continentes como portugal apanhamos com as mesmas correntes de oeste mas acabadas de chegar do mar ou seja incrivelmente amenas;)
no verao com a escalada dos anticiclones subtropicais para latidudes de 40-45º o efeito das correntes de oeste desaparece ou atenua-se ( nas nossas latitudes) passando o vento a vir do quadrante norte e leste no hemisferio norte e sul -leste no hemisferio sul
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Eu não diria incrivelmente amenas, mas sim incrivelmente equilibradas como sucede na maioria da região do Norte atlântico(por exemplo existe um padrão em Bordeuax como existe em Londres claro que mais para norte e mais para interior mais frio calor faz mas existe um padrão), onde existe um padrão de temperaturas definido ou seja temperaturas superiores a 27 graus normalmente so no verão temperaturas baixas no Inverno, existe um padrão que define uma estação e esse padrão que continuou a não encontrar no sul do Brasil, ou seja, durante uma semana quando estão sujeitos a ventos e frentes frias que vem do Pólo Sul têm temperaturas baixas mas quando esse fenómeno desaparece a temperatura sobe acima dos 25 gruas nos meses de Inverno fenómeno que continuou a achar que não surge em Portugal mesmo no Interior centro sul norte no Inverno.
Mas julgo que mais que um constatação isso é uma evidencia pois é por essa razão que eu a beira das estradas portugeusas vejo maças,cereijas,peras,uvas a vender e não vejo Cocos,bananas,maracujás,Mangas a venderem pois são frutas que em Portugal não se dão.
Se o Norte de Portugal tem um clima subtropical continuou achar um pouco discutível pois talvez seja eu que não esteja informado o suficiente e não saiba bem a definição de clima subtropical, pois ate no verão são frequentes temperaturas abaixo dos 10 graus na zona norte litoral de Portugal.
Uma coisa sei e acho deveras super interessante as temperaturas mínimas medias ocorridas em todo o Leste europeu durante o verão são altíssimas consideravelmente mais altas que as registadas em Portugal o que também não deixa de ter a sua graça pois quando falamos do Leste europeu associamos sempre a clima frios, mas a realidade é essa o Verão em países como a Roménia, Bulgária,Ucrânia,Moldávia,Rússia é um verão bem subtropical ao contrario do que se passa em Portugal onde as noites por vezes podem ser bem frescas.

Mas se alguém neste fórum conhecer alguma zona em Portugal continental em que nos meses de Dezembro e Janeiro as temperaturas subam alem dos 25 graus apos dias frios e gostaria bastante de saber e já agora se o pudessem provar melhor ainda é um desafio que deixo.

Cumprimentos
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
portugal nao atinge temps de 25Cº, normalmente, no inverno ( embora a maxima absoluta em jan tenha sido de 26.6Cº em vila real de sto antonio) quanto ao verao a zona sul é muito quente e as medias mensais vao desde os 22 nos cabos a 28 no interior sendo que lisboa tem uma media de 24 no mes mais quente.
temos 3-4 meses no sul com tmed maior que 20 que sao jun jul ago e spt todos esses meses tem media das maximas maior que 25 e medias das minimas maior que 15 sendo que o algarve chega a ter media de minimas em agosto de 20.
em termos de frutas tropicais tenho aqui no meu bairro pessoas com bananeiras, abacateiros, goiabeiras, anoneiras que frutificam e bem, na expo existem tb umas 3 mangueiras bem viçosas.
como ves há estes e muitos outros factores que permitem considerar o clima portugues como subtropical sendo que a zona onde isso se nota melhor é o algarve e o litoral oestea sul da serra de sintra:thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu não diria incrivelmente amenas, mas sim incrivelmente equilibradas como sucede na maioria da região do Norte atlântico(por exemplo existe um padrão em Bordeuax como existe em Londres claro que mais para norte e mais para interior mais frio calor faz mas existe um padrão), onde existe um padrão de temperaturas definido ou seja temperaturas superiores a 27 graus normalmente so no verão temperaturas baixas no Inverno, existe um padrão que define uma estação e esse padrão que continuou a não encontrar no sul do Brasil, ou seja, durante uma semana quando estão sujeitos a ventos e frentes frias que vem do Pólo Sul têm temperaturas baixas mas quando esse fenómeno desaparece a temperatura sobe acima dos 25 gruas nos meses de Inverno fenómeno que continuou a achar que não surge em Portugal mesmo no Interior centro sul norte no Inverno.
Mas julgo que mais que um constatação isso é uma evidencia pois é por essa razão que eu a beira das estradas portugeusas vejo maças,cereijas,peras,uvas a vender e não vejo Cocos,bananas,maracujás,Mangas a venderem pois são frutas que em Portugal não se dão.
Se o Norte de Portugal tem um clima subtropical continuou achar um pouco discutível pois talvez seja eu que não esteja informado o suficiente e não saiba bem a definição de clima subtropical, pois ate no verão são frequentes temperaturas abaixo dos 10 graus na zona norte litoral de Portugal.
Uma coisa sei e acho deveras super interessante as temperaturas mínimas medias ocorridas em todo o Leste europeu durante o verão são altíssimas consideravelmente mais altas que as registadas em Portugal o que também não deixa de ter a sua graça pois quando falamos do Leste europeu associamos sempre a clima frios, mas a realidade é essa o Verão em países como a Roménia, Bulgária,Ucrânia,Moldávia,Rússia é um verão bem subtropical ao contrario do que se passa em Portugal onde as noites por vezes podem ser bem frescas.

Mas se alguém neste fórum conhecer alguma zona em Portugal continental em que nos meses de Dezembro e Janeiro as temperaturas subam alem dos 25 graus apos dias frios e gostaria bastante de saber e já agora se o pudessem provar melhor ainda é um desafio que deixo.

Cumprimentos

Boas

Antes demais gostaria de saber onde é que existe o conceito de que um clima subtropical tem de ter grandes amplitudes térmicas no inverno?
É que por muito que tenha lido, estudado e viajado, nunca encontrei tal definição...
Mas até lhe posso adiantar que existem locais em Portugal continental que já chegaram aos 25 em Janeiro e até mais ( Alentejo). Sim porque na Madeira claro que isso já aconteceu...


«Mas julgo que mais que um constatação isso é uma evidencia pois é por essa razão que eu a beira das estradas portugeusas vejo maças,cereijas,peras,uvas a vender e não vejo Cocos,bananas,maracujás,Mangas a venderem pois são frutas que em Portugal não se dão.»- Rtinda.

Todas essas frutas tropicais pode encontrar em Portugal continental, com a excepção do coqueiro, que é uma planta recente cá e apenas a vemos na Madeira.
O Algarve produz activamente essas frutas e outras tantas mais. Li um artigo que falava em torno de 100 espécies referente apenas a tropicais!
Quanto às frutas que mais vejo à beira das estradas, depende da época do ano e da região.
No verão, aqui perto vejo é muita melancia, melão, figo, pêssego,etc...
Em Sintra numa feira até via era muitos e bons maracujás.


«Se o Norte de Portugal tem um clima subtropical continuou achar um pouco discutível pois talvez seja eu que não esteja informado o suficiente e não saiba bem a definição de clima subtropical, pois ate no verão são frequentes temperaturas abaixo dos 10 graus na zona norte litoral de Portugal.»- Rtinda.


Vamos lá sistematizar um pouco. Segundo Koppen, Portugal tem vários climas no Norte de Portugal.
Desde temperados marítimos com verões curtos, temperados marítimos normais, climas subtropicas secos com verões pouco quentes, climas subtropicais secos com verões quentes e até climas subáridos!
A definição subtropical, pode-se dividir em Seco e em Húmido.
O Subtropical Húmido, o tal que se encontra também em Curitiba, Atlanta, Xangai, também se encontra na zona ocidental dos Açores ( Corvo e Flores).
Não existe no Norte de Portugal, tanto quanto sei.
Quanto aos locais do Norte de Portugal com mínimas inferiores a 10ºc no verão, decerto existem, mas não serão assim muitos, portanto, isso nem sequer é a norma. Tenho aqui um amigo meu que vive perto de S. Paulo e ele lá já apanhou 14ºc de máxima no verão.
Evidente que não acho isto normal e por isso não vou me basear a partir daí.



«Uma coisa sei e acho deveras super interessante as temperaturas mínimas medias ocorridas em todo o Leste europeu durante o verão são altíssimas consideravelmente mais altas que as registadas em Portugal o que também não deixa de ter a sua graça pois quando falamos do Leste europeu associamos sempre a clima frios, mas a realidade é essa o Verão em países como a Roménia, Bulgária,Ucrânia,Moldávia,Rússia é um verão bem subtropical ao contrario do que se passa em Portugal onde as noites por vezes podem ser bem frescas.»- Rtinda.

Isso são climas continentais. No inverno têm valores muito mais baixos do que cá, plante uma bananeira em Sofia ou em Bucareste e veja no que vai dar.
Eu não estou a dizer que é um clima pior ou melhor do que cá, o que quero dizer, é que tem coisas melhores e outras piores.
Para o conforto térmico humano, a zona mediterrânica, como a de Portugal, tem vantagens. Para um pinheiro nórdico, talvez não seja assim.
Os verões nessas regiões são bem chuvosos e incertos comparados com os de cá. Conheço gente daí e sei do que falo.
Ah e diga-me desses países todos ( excepto a Rússia que é enorme e inclue até zonas quase senão mesmo desérticas), qual é que atinge valores idênticos no verão, comparados com as zonas mais quentes de Portugal?
Nem me vou estender ao resto do ano, porque seria até injusto comparar.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Rtrinda Os climas sub-tropicais tem varias definições o de Portugal não é igual ao que se encontra no Brasil na zona SE e são 2 climas subtropicais distintos.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Bem ok continuou a não ver nenhuma prova de que em Portugal existem temperaturas superiores a 25 graus durante os meses de Inverno nomeadamente os mais frios Dezembro e Janeiro, se voces quiserem eu demonstro de forma comprovada dias com temperaturas mínimas inferiores a 10 graus positivos em Portugal durante os meses de Verão e secalhar tinham uma triste surpresa pois não é assim tão raro como se pensa, principalmente em Agosto.
A única coisa que eu vejo é argumentos do género, ouvi dizer que fazia, existem zonas remotas do Alentejo e do Algarve que faz mas dados factos e argumentos nada…..
Mas ok fico convencido que afinal Portugal tem um clima Subtropical eu agora na minha região da Penisula de Setúbal vou passear os meus cães não a um Pinhal mas a uma Floresta Subtropical de Palmeiras e já agora em vez de tirar umas maças e umas peras dos Pomares vou subir um conqueiro ou uma mangueira para comer coucos e mangas.
Por amor da santa… devemos escrever um Novo Tópico Portugal um pais Subtropical a Força…..
Nota:
sempre falei de Portugal continental e não das ilhas e quando referia aos climas subtropicais referia a ausência de estação do ano nomeadamente do Inverno na região sul do Brasil .
Mas como eu não percebo nada disto e depois de ler alguns depoimentos deste site fiquei confuso pois a certa altura julguei que afinal Portugal tem um clima subtropical e que o sul do Brasil tem um clima temperado nesse seguimento fui-me informar e deparei com factos e não com opiniões.
Sintra subtropical(lol) peço desculpa Stormmy mas não deveremos estar a falar da mesma região, pois Sintra tem já um clima muito próximo do clima Atlântico volto a frisar a vegetação assim o comprova .

Volto a afirmar o meu desafio:

1ºTemperaturas em Portugal superiores a 25 graus durante o Inverno?????Já falo a titulo excepcional não como regra

2ºMedias das temperaturas mínimas na região de Sintra durante o Verão superiores a 20 graus??????
~
Bem vou apanhar umas mangas, e umas bananas ao pomar subtropical típico de Setúbal inté…..

Cumprimentos a todos
:):D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
pelos vistos estamos a ter uma conversa de surdos:mad:
eu digo uma coisa e tu, retrinda , dizes outra:angry:
claro que sintra tem um clima com alguma influencia maritima tal como a vertente oeste e sudoeste da serra de monchique e eu disse que algumas zonas do algarve teem medias de minimas de 20 ou mais no verao e nao sintra!
lisboa e setubal teem uma media da tmin em agosto de 18...
quanto a valores minimos de 10 no verao isso é praticamente impossivel no litoral sendo que pode acontecer em areas com inversoes termicas grandes e zonas montanhosas
outra coisa tu por acaso sabes que em sintra tens condiçoes extraordinarias para inumeras especies de palmeiras tropicais...
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Boas

Antes demais gostaria de saber onde é que existe o conceito de que um clima subtropical tem de ter grandes amplitudes térmicas no inverno?
É que por muito que tenha lido, estudado e viajado, nunca encontrei tal definição...
Mas até lhe posso adiantar que existem locais em Portugal continental que já chegaram aos 25 em Janeiro e até mais ( Alentejo). Sim porque na Madeira claro que isso já aconteceu...


«Mas julgo que mais que um constatação isso é uma evidencia pois é por essa razão que eu a beira das estradas portugeusas vejo maças,cereijas,peras,uvas a vender e não vejo Cocos,bananas,maracujás,Mangas a venderem pois são frutas que em Portugal não se dão.»- Rtinda.

Todas essas frutas tropicais pode encontrar em Portugal continental, com a excepção do coqueiro, que é uma planta recente cá e apenas a vemos na Madeira.
O Algarve produz activamente essas frutas e outras tantas mais. Li um artigo que falava em torno de 100 espécies referente apenas a tropicais!
Quanto às frutas que mais vejo à beira das estradas, depende da época do ano e da região.
No verão, aqui perto vejo é muita melancia, melão, figo, pêssego,etc...
Em Sintra numa feira até via era muitos e bons maracujás.


«Se o Norte de Portugal tem um clima subtropical continuou achar um pouco discutível pois talvez seja eu que não esteja informado o suficiente e não saiba bem a definição de clima subtropical, pois ate no verão são frequentes temperaturas abaixo dos 10 graus na zona norte litoral de Portugal.»- Rtinda.


Vamos lá sistematizar um pouco. Segundo Koppen, Portugal tem vários climas no Norte de Portugal.
Desde temperados marítimos com verões curtos, temperados marítimos normais, climas subtropicas secos com verões pouco quentes, climas subtropicais secos com verões quentes e até climas subáridos!
A definição subtropical, pode-se dividir em Seco e em Húmido.
O Subtropical Húmido, o tal que se encontra também em Curitiba, Atlanta, Xangai, também se encontra na zona ocidental dos Açores ( Corvo e Flores).
Não existe no Norte de Portugal, tanto quanto sei.
Quanto aos locais do Norte de Portugal com mínimas inferiores a 10ºc no verão, decerto existem, mas não serão assim muitos, portanto, isso nem sequer é a norma. Tenho aqui um amigo meu que vive perto de S. Paulo e ele lá já apanhou 14ºc de máxima no verão.
Evidente que não acho isto normal e por isso não vou me basear a partir daí.



«Uma coisa sei e acho deveras super interessante as temperaturas mínimas medias ocorridas em todo o Leste europeu durante o verão são altíssimas consideravelmente mais altas que as registadas em Portugal o que também não deixa de ter a sua graça pois quando falamos do Leste europeu associamos sempre a clima frios, mas a realidade é essa o Verão em países como a Roménia, Bulgária,Ucrânia,Moldávia,Rússia é um verão bem subtropical ao contrario do que se passa em Portugal onde as noites por vezes podem ser bem frescas.»- Rtinda.

Isso são climas continentais. No inverno têm valores muito mais baixos do que cá, plante uma bananeira em Sofia ou em Bucareste e veja no que vai dar.
Eu não estou a dizer que é um clima pior ou melhor do que cá, o que quero dizer, é que tem coisas melhores e outras piores.
Para o conforto térmico humano, a zona mediterrânica, como a de Portugal, tem vantagens. Para um pinheiro nórdico, talvez não seja assim.
Os verões nessas regiões são bem chuvosos e incertos comparados com os de cá. Conheço gente daí e sei do que falo.
Ah e diga-me desses países todos ( excepto a Rússia que é enorme e inclue até zonas quase senão mesmo desérticas), qual é que atinge valores idênticos no verão, comparados com as zonas mais quentes de Portugal?
Nem me vou estender ao resto do ano, porque seria até injusto comparar.


Uma coisa que ja reparei em si Belem os seus argumentos são muito do genero li um artigo, tenho um amigo que me disse, no alentejo em zonas remotas atinge-se, enfim por ai fora....
Mas factos onde estão??????????
Diga-me la em que zona de PORTUGAL CONTINENTAL temos mangueiras,Palmeiras,Bananeiras, por ai fora de uma forma enfim natural como temos por exemplo Oliveiras,Pinheiros ou Vinhas..... ?????

Voce já olhou com cuidado para as temperaturas da Romenia no Verão?????
ja comparou por exemplo com cidades genero Porto, Viana do Castelo,Aveiro ou mesmo Lisboa?????

VEJA BELEM TALVEZ NÃO SEJA MUITO AGRADAVEL TEMPERATURAS EM BUCARESTE AGOSTO DE 2008

http://www.tutiempo.net/clima/Bucuresti_Imh/08-2008/154200.htm

COMPARE COM AS TEMPERATURAS DO VERÃO DE AGOSTO DE 2008 EM LISBOA VAI TER UMA SUPRESA CONCERTEZA MAS DOU-LHE O LINK TAMBEM

http://www.tutiempo.net/clima/LISBOA_GAGO_COUTINH/08-2008/85790.htm

CONCLUSÕES:
LISBOA TEMPERATURA MEDIA NO MES DE AGOSTO DE 2008- 21 GRAUS
BUCARESTE TEMEPRATURA MEDIA NO MES DE AGOSTO DE 2008-24 GRAUS

JÁ PARA NÃO FALAR DE CIDADES BEM MAIS FRESCAS COMO O PORTO OU VIANA DO CASTELO

NOTA: COM ISTO NÃO DIGO NEM AFIRMO QUE OS CLIMAS DO LESTE DA EUROPA SÃO MAIS QUENTES QUE OS PROTUGUESES TEM UM VERÃO QUENTE LA ISSO TÊM COM CARACTERISTICAS NO VERÃO SUBTROPICAIS.

Informa-se então carissimo Belem o clima não é aquilo que nos queremos que seja é aquilo que é....

Cumprimentos, :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Uma coisa que ja reparei em si Belem os seus argumentos são muito do genero li um artigo, tenho um amigo que me disse, no alentejo em zonas remotas atinge-se, enfim por ai fora....
Mas factos onde estão??????????
Diga-me la em que zona de PORTUGAL CONTINENTAL temos mangueiras,Palmeiras,Bananeiras, por ai fora de uma forma enfim natural como temos por exemplo Oliveiras,Pinheiros ou Vinhas..... ?????

Voce já olhou com cuidado para as temperaturas da Romenia no Verão?????
ja comparou por exemplo com cidades genero Porto, Viana do Castelo,Aveiro ou mesmo Lisboa?????

VEJA BELEM TALVEZ NÃO SEJA MUITO AGRADAVEL TEMPERATURAS EM BUCARESTE AGOSTO DE 2008

http://www.tutiempo.net/clima/Bucuresti_Imh/08-2008/154200.htm

COMPARE COM AS TEMPERATURAS DO VERÃO DE AGOSTO DE 2008 EM LISBOA VAI TER UMA SUPRESA CONCERTEZA MAS DOU-LHE O LINK TAMBEM

http://www.tutiempo.net/clima/LISBOA_GAGO_COUTINH/08-2008/85790.htm

CONCLUSÕES:
LISBOA TEMPERATURA MEDIA NO MES DE AGOSTO DE 2008- 21 GRAUS
BUCARESTE TEMEPRATURA MEDIA NO MES DE AGOSTO DE 2008-24 GRAUS

JÁ PARA NÃO FALAR DE CIDADES BEM MAIS FRESCAS COMO O PORTO OU VIANA DO CASTELO

NOTA: COM ISTO NÃO DIGO NEM AFIRMO QUE OS CLIMAS DO LESTE DA EUROPA SÃO MAIS QUENTES QUE OS PROTUGUESES TEM UM VERÃO QUENTE LA ISSO TÊM COM CARACTERISTICAS NO VERÃO SUBTROPICAIS.

Informa-se então carissimo Belem o clima não é aquilo que nos queremos que seja é aquilo que é....

Cumprimentos, :)

Olha os graficos das medias de 30 anos para a tmax e tmnin mensal para as duas cidades e atinje as tuas conclusoes:)



quanto ás frutas tropicais elas nao crescem espontaneamente mas crescem sem qualquer intrevençao humana ( a nao ser a rega) e isso é que interessa.
as palmeiras como a tamareira, a palmeira das vassouras e a palmeira das canarias entre outras dao-se bem e sao sub espontaneas em muitas zonas do pais tal como os agaves :thumbsup:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Portugal tem um clima subtropical com verão seco e inverno chuvoso, o que faz com que Portugal tenha este tipo de classificação climatica, e que só existe em 4% do globo terrestre com a pequena exepção do NO de Portugal e as montanhas, mas que se pode classificar na mesma pois eles têm em média 2 meses secos no verão.
A explicação é a seguinte no verão as altas pressões se deslocam para norte, e ao se deslocarem nesse sentido iram se posicionar a No da PI ou melhor em cima nos açores e que se vai estender pelo mediterraneo e que nesse seu movimento de circulação os ventos de leste irão trazer AR TROPICAL CONTINENTAL SECO DO NORTE DE AFRICA, é dai a explicação do tropical, e é essa razão que se dá a treminologia de subtropical ao clima mediterraneo.


Há aqui muita gente que se está a esquecer quais são as massas de ar que existem e o porquê delas existirem.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Rtrinda, não estou de acordo contigo de que o sul e mesmo outras regiões do Brasil não tenham inverno. Mesmo não havendo uma constância de baixas temperaturas, o certo é que as médias de inverno são consideravelmente inferiores às de verão, o suficiente para haver uma clara distinção. Porto Alegre varia entre 14ºC no mês mais frio e os 25ºC no mês mais quente, uma amplitude térmica semelhante à de Lisboa e Porto. Atinge temperaturas superiores a 30ºC no inverno com alguma frequência, mas também tem uma temperatura mínima extrema inferior à de Lisboa por exemplo. As amplitudes que eles têm durante o inverno são normais para a latitude em que se encontram, estão sob acção de massas de ar de origem tropical e polar. Não podemos definir o inverno deles apenas com base no nosso senão que diriam os finlandeses ou os russos do nosso inverno.

Quanto aos locais do Norte de Portugal com mínimas inferiores a 10ºc no verão, decerto existem, mas não serão assim muitos, portanto, isso nem sequer é a norma. Tenho aqui um amigo meu que vive perto de S. Paulo e ele lá já apanhou 14ºc de máxima no verão.

Isso é extremamente duvidoso. 14ºC seria uma mínima bastante baixa para São Paulo no verão. Só se for em Campos de Jordão que está a mais de 1600 m, e mesmo aí duvido.

O que não é norma é passar de 20ºC em Janeiro no continente, seja em que local for, chegar aos 25ºC então é algo extremamente raro. É muitíssimo mais frequente ter mínimas abaixo de 10ºC no verão, diria até que é algo habitual e normal. Só Bragança, que não é nem de perto dos locais mais frescos do país durante o verão, teve 28 dias com mínima abaixo de 10ºC no verão passado, incluindo uma mínima de 5,8ºC em Julho. Nos arredores deve ter geado. E em Julho de 2007 Lamas de Mouro teve uma mínima de 1,5ºC no dia 18, com uma média das mínimas para esse mês de 8,6ºC.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.