Afinal não existe Inverno no Brasil- especificidades dos climas subtropicais

Estado
Fechado para novas mensagens.

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«Uma coisa que ja reparei em si Belem os seus argumentos são muito do genero li um artigo, tenho um amigo que me disse, no alentejo em zonas remotas atinge-se, enfim por ai fora....
Mas factos onde estão??????????»- Rtinda.

Caro Rtinda

Você desde o seu primeiro post, foi só para dizer mal de Portugal.
Podia apenas referir a sua opinião de forma mais suave e imparcial, mas desde aí foi sempre a atacar... Podia até estar informado sobre o que diz, mas tem dito coisas muito estranhas. Você insiste muito em comparar países e os seus climas e parece-me uma atitude algo insensata. O Homem é que criou as fronteiras, lembre-se disso. A natureza não as conhece nem reconhece.
Em relação ao Alentejo, não preciso de opiniões de amigos, pois costumo de lá ir fazer trabalho de campo e tenho lá um terreno.
As zonas mais quentes do Alentejo, estão apresentadas num trabalho pela Instituição competente nº1, que é o INM e foi nesse trabalho que me baseei para falar de dados concretos e não de opiniões de outros.




«Diga-me la em que zona de PORTUGAL CONTINENTAL temos mangueiras,Palmeiras,Bananeiras, por ai fora de uma forma enfim natural como temos por exemplo Oliveiras,Pinheiros ou Vinhas..... ?????»- Rtinda.

Ninguém aqui falou nisso. Você disse simplesmente que em Portugal continental, não se viam as frutas tropicais que mencionou à venda na rua como as que retratou e eu disse que o Algarve as produz e até muito mais que as que mencionou. Quer melhor? Quanto a vê-las na rua, pelo menos maracujás já os vi em Sintra e se quiser saber mesmo onde estão os outros contacto os produtores ou vou a uma feira agrícola local.
Perto de Silves, as mangueiras dão mangas tão grandes, que até tem que se por suportes de madeira para que os ramos não se partam com o seu peso.



«Voce já olhou com cuidado para as temperaturas da Romenia no Verão?????
ja comparou por exemplo com cidades genero Porto, Viana do Castelo,Aveiro ou mesmo Lisboa?????»- Rtinda.


Você seleccionou cuidadosamente as cidades portuguesas mais frescas, mas isso não me diz nada. Eu fui muito concreto: diga-me lá que locais nesse país ( que gosto muito até e tenho um amigo de lá) atingem os mesmos valores que as zonas mais quentes de Portugal?



«VEJA BELEM TALVEZ NÃO SEJA MUITO AGRADAVEL TEMPERATURAS EM BUCARESTE AGOSTO DE 2008

«http://www.tutiempo.net/clima/Bucuresti_Imh/08-2008/154200.htm

COMPARE COM AS TEMPERATURAS DO VERÃO DE AGOSTO DE 2008 EM LISBOA VAI TER UMA SUPRESA CONCERTEZA MAS DOU-LHE O LINK TAMBEM

http://www.tutiempo.net/clima/LISBOA_GAGO_COUTINH/08-2008/85790.htm»- Rtinda.



A diferença não é comparável sequer, à que é registada no inverno.
Mas até lhe digo, para ter os valores de verão de Bucareste, basta-me andar uns poucos kms para o interior quase sem sair da mesma região e temos os mesmos verões mas com invernos bem mais quentes...
Até calha bem porque moro quase ao lado do Jardim Ultramarino Tropical de Lisboa, em que numerosas plantas tropicais são cultivadas ao ar livre.
Garanto-lhe que vivo bem e humildemente com o que tenho.



«CONCLUSÕES:
LISBOA TEMPERATURA MEDIA NO MES DE AGOSTO DE 2008- 21 GRAUS
BUCARESTE TEMEPRATURA MEDIA NO MES DE AGOSTO DE 2008-24 GRAUS»- Rtinda.

Lisboa 21 graus, para 1 mês, climaticamente representa o quê? A média dos 2 meses mais quentes, em períodos de 20 ou 30 anos, não será um pouco mais de 22ºc?




«JÁ PARA NÃO FALAR DE CIDADES BEM MAIS FRESCAS COMO O PORTO OU VIANA DO CASTELO
NOTA: COM ISTO NÃO DIGO NEM AFIRMO QUE OS CLIMAS DO LESTE DA EUROPA SÃO MAIS QUENTES QUE OS PROTUGUESES TEM UM VERÃO QUENTE LA ISSO TÊM COM CARACTERISTICAS NO VERÃO SUBTROPICAIS.»- Rtinda.


Você basicamente está-me só a dar razão. Veio aqui comparar alguns dos locais mais frescos de Portugal no verão ( Lisboa, Porto, Viana do Castelo) com uma das capitais mais quentes no verão da Europa.
O que lhe pedi foi para seguir os mesmos conceitos que tem usado com outros países com Portugal. Compare os pontos mais quentes desses países do Leste com os de Portugal.



«Informa-se então carissimo Belem o clima não é aquilo que nos queremos que seja é aquilo que é....»- Rtinda.

O que eu dispensava mesmo era arrogância da sua parte. Após confusões tão grandes que tem dado por aqui, talvez fosse a altura de ler mais antes e depois então postar. Eu andei algum tempo por este forum como visitante, li bastante e só depois é que decidi postar. Aconselho-o a fazer o mesmo que eu, mas da sua vida quem sabe é você.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Portugal tem um clima subtropical com verão seco e inverno chuvoso, o que faz com que Portugal tenha este tipo de classificação climatica, e que só existe em 4% do globo terrestre com a pequena exepção do NO de Portugal e as montanhas, mas que se pode classificar na mesma pois eles têm em média 2 meses secos no verão.
A explicação é a seguinte no verão as altas pressões se deslocam para norte, e ao se deslocarem nesse sentido iram se posicionar a No da PI ou melhor em cima nos açores e que se vai estender pelo mediterraneo e que nesse seu movimento de circulação os ventos de leste irão trazer AR TROPICAL CONTINENTAL SECO DO NORTE DE AFRICA, é dai a explicação do tropical, e é essa razão que se dá a treminologia de subtropical ao clima mediterraneo.


Há aqui muita gente que se está a esquecer quais são as massas de ar que existem e o porquê delas existirem.

No Norte de Portugal existem regiões sem meses secos no verão.
Mesmo nos 2 meses mais quentes do ano.
Exemplos: Serra do Gerês.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Volto a afirmar o meu desafio:

1ºTemperaturas em Portugal superiores a 25 graus durante o Inverno?????Já falo a titulo excepcional não como regra

Já que insiste tanto nesses 25ºc no inverno que pouco ou nada significam para estes debates, aqui tem:

moura643.jpg


E tendo em conta que nem é das regiões mais quentes do Alentejo mencionadas pelo IM, tire as ilacções que quiser.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«Isso é extremamente duvidoso. 14ºC seria uma mínima bastante baixa para São Paulo no verão. Só se for em Campos de Jordão que está a mais de 1600 m, e mesmo aí duvido.»- Fil.

Não disse que era em S. Paulo, disse que era perto.
E sim é uma zona montanhosa.
Quanto ao ser duvidoso é uma questão de você esclarecer com o meu amigo brasileiro que é Engº Agrónomo. Se quiser o contacto dele, envie PM.

«O que não é norma é passar de 20ºC em Janeiro no continente, seja em que local for, chegar aos 25ºC então é algo extremamente raro. É muitíssimo mais frequente ter mínimas abaixo de 10ºC no verão, diria até que é algo habitual e normal. Só Bragança, que não é nem de perto dos locais mais frescos do país durante o verão, teve 28 dias com mínima abaixo de 10ºC no verão passado, incluindo uma mínima de 5,8ºC em Julho. Nos arredores deve ter geado. E em Julho de 2007 Lamas de Mouro teve uma mínima de 1,5ºC no dia 18, com uma média das mínimas para esse mês de 8,6ºC.»-Fil.

Sim de facto, só em zonas restritas do Norte do país e pouco mais, temos valores assim tão baixos de mínima no Verão.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
No Inverno, as regiões subtropicais do lado oriental dos continentes apresentam uma maior variabilidade que as regiões mediterrâneas.
Isso é bem patente nos gráficos da temperatura máxima diária.


 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Acontece que não é apenas em zonas restritas do Norte, mas sim um pouco por todo o norte e centro do país que se verificam temperaturas mínimas inferiores a 10ºC, e dependendo da zona, com maior ou menor frequência. Por exemplo em Viseu foram 14 dias no ano passado.

Não disse que era em S. Paulo, disse que era perto.
E sim é uma zona montanhosa.
Quanto ao ser duvidoso é uma questão de você esclarecer com o meu amigo brasileiro que é Engº Agrónomo. Se quiser o contacto dele, envie PM.

A maneira como o disseste é o mesmo como se eu falasse de temperaturas máximas de 14ºC perto de Lisboa, mas referindo-me à Serra da Estrela. Campos do Jordão está a quase a 1700 m e relativamente perto do mar. Também aqui tive uma máxima de 14ºC em Agosto de 2006, mas que de frequente não tem absolutamente nada.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Dan:
Sim e mesmo tendo em conta as diferenças grandes de latitude, que são apresentadas entre essas 2 estações.
O clima subtropical seco das fachadas ocidentais varia menos.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«Acontece que não é apenas em zonas restritas do Norte, mas sim um pouco por todo o norte e centro do país que se verificam temperaturas mínimas inferiores a 10ºC, e dependendo da zona, com maior ou menor frequência. Por exemplo em Viseu foram 14 dias no ano passado.»- Fil.

Eu referia-me a médias.



«A maneira como o disseste é o mesmo como se eu falasse de temperaturas máximas de 14ºC perto de Lisboa, mas referindo-me à Serra da Estrela. Campos do Jordão está a quase a 1700 m e relativamente perto do mar. Também aqui tive uma máxima de 14ºC em Agosto de 2006, mas que de frequente não tem absolutamente nada.»- Fil.

O que acontece é que a Serra da Estrela está longe de Lisboa, enquanto muitas serranias se encontram perto de S. Paulo.
E há também outra coisa que é o Estado de S. Paulo e não envolve apenas a cidade de S. Paulo.
Sim, não é frequente e o exemplo que dei foi mesmo para exemplificar isso.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
«Uma coisa que ja reparei em si Belem os seus argumentos são muito do genero li um artigo, tenho um amigo que me disse, no alentejo em zonas remotas atinge-se, enfim por ai fora....
Mas factos onde estão??????????»- Rtinda.

Caro Rtinda

Você desde o seu primeiro post, foi só para dizer mal de Portugal.
Podia apenas referir a sua opinião de forma mais suave e imparcial, mas desde aí foi sempre a atacar... Podia até estar informado sobre o que diz, mas tem dito coisas muito estranhas. Você insiste muito em comparar países e os seus climas e parece-me uma atitude algo insensata. O Homem é que criou as fronteiras, lembre-se disso. A natureza não as conhece nem reconhece.
Em relação ao Alentejo, não preciso de opiniões de amigos, pois costumo de lá ir fazer trabalho de campo e tenho lá um terreno.
As zonas mais quentes do Alentejo, estão apresentadas num trabalho pela Instituição competente nº1, que é o INM e foi nesse trabalho que me baseei para falar de dados concretos e não de opiniões de outros.




«Diga-me la em que zona de PORTUGAL CONTINENTAL temos mangueiras,Palmeiras,Bananeiras, por ai fora de uma forma enfim natural como temos por exemplo Oliveiras,Pinheiros ou Vinhas..... ?????»- Rtinda.

Ninguém aqui falou nisso. Você disse simplesmente que em Portugal continental, não se viam as frutas tropicais que mencionou à venda na rua como as que retratou e eu disse que o Algarve as produz e até muito mais que as que mencionou. Quer melhor? Quanto a vê-las na rua, pelo menos maracujás já os vi em Sintra e se quiser saber mesmo onde estão os outros contacto os produtores ou vou a uma feira agrícola local.
Perto de Silves, as mangueiras dão mangas tão grandes, que até tem que se por suportes de madeira para que os ramos não se partam com o seu peso.



«Voce já olhou com cuidado para as temperaturas da Romenia no Verão?????
ja comparou por exemplo com cidades genero Porto, Viana do Castelo,Aveiro ou mesmo Lisboa?????»- Rtinda.


Você seleccionou cuidadosamente as cidades portuguesas mais frescas, mas isso não me diz nada. Eu fui muito concreto: diga-me lá que locais nesse país ( que gosto muito até e tenho um amigo de lá) atingem os mesmos valores que as zonas mais quentes de Portugal?



«VEJA BELEM TALVEZ NÃO SEJA MUITO AGRADAVEL TEMPERATURAS EM BUCARESTE AGOSTO DE 2008

«http://www.tutiempo.net/clima/Bucuresti_Imh/08-2008/154200.htm

COMPARE COM AS TEMPERATURAS DO VERÃO DE AGOSTO DE 2008 EM LISBOA VAI TER UMA SUPRESA CONCERTEZA MAS DOU-LHE O LINK TAMBEM

http://www.tutiempo.net/clima/LISBOA_GAGO_COUTINH/08-2008/85790.htm»- Rtinda.



A diferença não é comparável sequer, à que é registada no inverno.
Mas até lhe digo, para ter os valores de verão de Bucareste, basta-me andar uns poucos kms para o interior quase sem sair da mesma região e temos os mesmos verões mas com invernos bem mais quentes...
Até calha bem porque moro quase ao lado do Jardim Ultramarino Tropical de Lisboa, em que numerosas plantas tropicais são cultivadas ao ar livre.
Garanto-lhe que vivo bem e humildemente com o que tenho.



«CONCLUSÕES:
LISBOA TEMPERATURA MEDIA NO MES DE AGOSTO DE 2008- 21 GRAUS
BUCARESTE TEMEPRATURA MEDIA NO MES DE AGOSTO DE 2008-24 GRAUS»- Rtinda.

Lisboa 21 graus, para 1 mês, climaticamente representa o quê? A média dos 2 meses mais quentes, em períodos de 20 ou 30 anos, não será um um pouco mais de 22ºc?




«JÁ PARA NÃO FALAR DE CIDADES BEM MAIS FRESCAS COMO O PORTO OU VIANA DO CASTELO
NOTA: COM ISTO NÃO DIGO NEM AFIRMO QUE OS CLIMAS DO LESTE DA EUROPA SÃO MAIS QUENTES QUE OS PROTUGUESES TEM UM VERÃO QUENTE LA ISSO TÊM COM CARACTERISTICAS NO VERÃO SUBTROPICAIS.»- Rtinda.


Você basicamente está-me só a dar razão. Veio aqui comparar alguns dos locais mais frescos de Portugal no verão ( Lisboa, Porto, Viana do Castelo) com uma das capitais mais quentes no verão da Europa.
O que lhe pedi foi para seguir os mesmos conceitos que tem usado com outros países com Portugal. Compare os pontos mais quentes desses países do Leste com os de Portugal.



«Informa-se então carissimo Belem o clima não é aquilo que nos queremos que seja é aquilo que é....»- Rtinda.

O que eu dispensava mesmo era arrogância da sua parte. Após confusões tão grandes que tem dado por aqui, talvez fosse a altura de ler mais antes e depois então postar. Eu andei algum tempo por este forum como visitante, li bastante e só depois é que decidi postar. Aconselho-o a fazer o mesmo que eu, mas da sua vida quem sabe é você.



Belém não queria aqui ofender susceptibilidades existe uma destrinça entre senso comum e ciência e eu como lhe disse não sou um catedrático em meteorologia nem tenho pretensões a isso, sou apenas um mero curioso interessado que adoro a natureza e mais adoro Portugal pois é o meu pais e julgo que tem uma diversidade climática uma flora uma fauna únicas tendo em conta o pequeno território que tem, comparando com o Brasil Portugal a nível de território é mais pequeno que o mais pequeno estado do Brasil uma viagem de Recife a São Paulo são 5 horas vou mais que de Lisboa a Moscovo Portugal tem 10 milhões de habitantes o Brasil tem 170 milhões, logo é natural que o Brasil tenha mais de tudo.
Apenas quero deixar bem claro que por ser um mero interessado género treinador de bancada da meteorologia não concordo por vezes com algumas teses ou teorias cientificas metrológicas por exemplo tenho duvidas que o aquecimento global seja provocado pela mão do homem e que não seja também ciclos climáticos que sempre existirem em todas as eras e séculos, já que poderemos falar de depoimentos a minha Bisavó era Ribatejana de gema residia na zona de Alcanena e ela refere-se que quando era nova nevava com frequência nessa região claro que é normal e a ciência os dados comprovam isso pois na 1ª metade do século XX entre 1930-150 nevou por 5 vezes na região de Lisboa e os Invernos eram bem mais longos e rigorosos.
Da mesma forma que não discordo da relação directa entre homem e aquecimento global por intuição também discordo com algumas Teses de definição climática que se fazem em Portugal .
Relativo ao clima Subtropcial de facto passo a explicar tenho conhecimento que o clima mediterrâneo é um clima subtropical classificado como tal pois tem mais de 8 meses com temperaturas medias superiores a 10 graus e tem verões secos quentes e Invernos húmidos.
Para ser mais correcto a diferença e julgo ai ter sido mal interpretado ou então ter explicado mal, é entre clima temperado mediterrâneo e o clima subtropical húmido da região do sul do Brasil e o facto de no clima temperado mediterrâneo apesar de em tese ser um clima subtropical não deixo de discordar num ponto pois considero que em Portugal existem as 4 estações do ano bem definidas ao contrario do que acontece com o clima subtropical húmido do Golf da Florida ou do Sul do Brasil e ai discordo bastante da definição de clima subtropical para clima mediterrâneo pois considero que em Portugal continental excepto talvez a zona este do Algarve zona de Vila Real de S.Antonio as estações do ano estão definidas e bem definidas e não existem as alterações climáticas bruscas que surgem nos climas subtropicais húmidos.
Com isto não digo que não haja frio e muito frio por exemplo na Florida ou no Sul do Brasil pois existe não existe é um Inverno regular e equilibrado como existe na minha opinião no território português continental, claro que o Inverno português na globalidade é mais ameno e mais suave que por exemplo no Norte de França, mas não deixe de existir 3 meses em que as temperaturas tendem a ser mais baixas e julgo e comprovo isso o mesmo não se sucede no sul do Brasil onde como já constatei temos uma semana de frio com temperaturas perto dos zero graus e na semana logo a seguir temos temperaturas perto dos 30 graus.
Quanto as frutas caríssimo Belém julgo que ai o debate e no mínimo pouco elevado, pois todos nos sabemos que Portugal é conhecido pelo seu belo vinho e pelo seu excelente azeite e não por maracujás ou mangas e que temos muitas boas explorações de cereja(região do Fundão) pomares de maças (Zona Oeste) e que o próprio Algarve é mais famoso pelos Laranjais que propriamente pelas Tâmaras com isto não quero dizer que não hajam espécies florestais tropicais em território português o que não é predominantemente suficientes para ser uma característica nacional.
E Belém eu adoro Portugal essa parte tocou pois nunca falo mal de Portugal isso não significa que não veja a realidade e os defeitos de o meu pais.
Relativo as fronteiras pois bem elas na natureza não existem também não me esta a dar grande novidade prova disso mesmo é a zona norte do Geres e do rio Minho são fronteiras feitas pelos Homens que ate contrariam a própria natureza.

Nota:Se reparem o titulo do meu Post é afinal não existe Inverno no Brasil, e isso que eu quero dizer o sul do Brasil tem um clima subtropical húmido, em que a estação do Inverno tal e qual conhecemos, não existe nessa zona do globo pois numa semana temos temperaturas perto dos zero graus e noutra temos temperaturas perto dos 30 graus, julgo no meu entender que não estamos na presença de uma estação do ano propriamente definida e era essa distinção que procurei partilhar aqui pois acho no mínimo interessante.


Cumprs,

:)
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Você seleccionou cuidadosamente as cidades portuguesas mais frescas, mas isso não me diz nada. Eu fui muito concreto: diga-me lá que locais nesse país ( que gosto muito até e tenho um amigo de lá) atingem os mesmos valores que as zonas mais quentes de Portugal?



Bem Belém com todo o respeito você não deveria ter-se metido comigo ehehehehehe brincadeira, mas já tenho uma resposta que de facto julgo que lhe vai surpreender.
Belém como você me indicou fui ver os dados referentes as temepraturas ocorridas na capital de destrito mais quente de Portugal continental refiro-me a Beja no mês de Agosto do ultimo ano e comparei com a cidade de Bucareste e deixo aqui os links para poder verificar também estamos a falar de uma cidade do Leste europeu certo??? E estamso a falar da cidade de Beja das cidades mais quentes da penisula ibérica certo’????
Ate aqui tudo bem eu deixo-lhe os dados para você comprovar por os seus próprios olhos.

1ºCidade de Beja- Agosto de 2008

http://www.tutiempo.net/clima/Beja/08-2008/85620.htm

Temperatura Media do Ar: 22,9 graus

2ºCidade de Bucareste Agosto de 2008

http://www.tutiempo.net/clima/Bucuresti_Otopeni/08-2008/154210.htm

Temperatura media do ar: 24,9 graus

Conclusão:

Caríssimo Belém devo-lhe informar que mesmo assim a temepratura media do ar ocorrida no mês mais quente do Hemisfério Norte é mais alta na cidade de Bucareste comparativamente com a cidade de Beja das cidades mais quentes da Penisula Ibérica.

Poderia comparar mais cidades portuguesas com cidades do leste da Europa em diferentes anos mas digo-lhe que a nível geral as diferenças não iriam ser nada acentuadas o que também não deixa de ser no mínimo interessante julgo que lhe respondi a sua questão, também lhe informo Belém que eu sei que 80% do território Russo encontra-se na Ásia, quando me referia a Rússia referia-me a Europa de Leste ok.

Cumprimentos
:lol:
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
pelos vistos estamos a ter uma conversa de surdos:mad:
eu digo uma coisa e tu, retrinda , dizes outra:angry:
claro que sintra tem um clima com alguma influencia maritima tal como a vertente oeste e sudoeste da serra de monchique e eu disse que algumas zonas do algarve teem medias de minimas de 20 ou mais no verao e nao sintra!
lisboa e setubal teem uma media da tmin em agosto de 18...
quanto a valores minimos de 10 no verao isso é praticamente impossivel no litoral sendo que pode acontecer em areas com inversoes termicas grandes e zonas montanhosas
outra coisa tu por acaso sabes que em sintra tens condiçoes extraordinarias para inumeras especies de palmeiras tropicais...


Sim tens razão Stormy nãoo li com atenção devida os teus posts e de facto concordo totalmente com eles e ajudam-me a entender melhor estas especificidades climaticas, julgo que sim a Serra de Sintra tem boas condições para existencia de plantas tropicais tem indices de humidade elevados, muitas sombras, temperaturas não muito extremadas, claro que se plantarem uma arvore tropical em Sintra ela ate encontre as condições necessarias de subrevivencia e consiga se aguentar.
O que eu quis dizer Stormy é que a vegetação do tipico tropical não é recorrente ou comum em Sintra pelo menos em quantidade o que não sgnifica que não exista, e o que quis dizer foi basicamente isto são mais os pontos que aproximam Sintra a um clima temperado Maritimo, Verões não excessivamente quentes, alguma percipatação durante o Verão, Percipitação anual igual ou superior a 900 mm ano, Invernos, Outunos, Primaveras por norma chuvosas com temperaturas frescas do que com um clima subtropical humido como acontece já na região da Madeira, ou mesmo Mediterraneo pelas razões atras mencionadas.
Mas la está a diversidade climatica em Portugal se deslocarmos 50kms a Sul de Sintra encontramos uma serra com a mesma altitude de Sintra 500 metros, a Serra da Arrabida já com uma vegetação e na minha opinião com um clima já marcadamente subtropical seco do tipo Mediterraneo com temperaturas entre Maio e Outubro elevadas com pouca percipitação e com valroes de pericipatação anual baixos inferiores a 700 mm anuais e so viajamos 50 kms.
Cumprimentos ;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«Belém não queria aqui ofender susceptibilidades existe uma destrinça entre senso comum e ciência e eu como lhe disse não sou um catedrático em meteorologia nem tenho pretensões a isso, sou apenas um mero curioso interessado que adoro a natureza e mais adoro Portugal pois é o meu pais e julgo que tem uma diversidade climática uma flora uma fauna únicas tendo em conta o pequeno território que tem.»-Rtinda.

Penso que não falta gente aqui que goste do seu país no forum, independentemente de seja quem for. Eu decerto não serei excepção também.




«Para ser mais correcto a diferença e julgo ai ter sido mal interpretado ou então ter explicado mal, é entre clima temperado mediterrâneo e o clima subtropical húmido da região do sul do Brasil e o facto de no clima temperado mediterrâneo apesar de em tese ser um clima subtropical não deixo de discordar num ponto pois considero que em Portugal existem as 4 estações do ano bem definidas ao contrario do que acontece com o clima subtropical húmido do Golf da Florida ou do Sul do Brasil e ai discordo bastante da definição de clima subtropical para clima mediterrâneo pois considero que em Portugal continental excepto talvez a zona este do Algarve zona de Vila Real de S.Antonio as estações do ano estão definidas e bem definidas e não existem as alterações climáticas bruscas que surgem nos climas subtropicais húmidos.»- Rtinda.

Ter as 4 estações bem definidas não é sinónimo de não ser subtropical.
E novamente, não entendo porque compara climas subtropicais secos com húmidos.
Como já foi explicado até apresentado com gráficos, nos secos, típicos das fachadas ocidentais dos continentes, as variações são menores do que nos subtropicais húmidos das fachadas opostas dos continentes ( orientais).
Não é preciso ser um académico para saber isto.



«Com isto não digo que não haja frio e muito frio por exemplo na Florida ou no Sul do Brasil pois existe não existe é um Inverno regular e equilibrado como existe na minha opinião no território português continental, claro que o Inverno português na globalidade é mais ameno e mais suave que por exemplo no Norte de França, mas não deixe de existir 3 meses em que as temperaturas tendem a ser mais baixas e julgo e comprovo isso o mesmo não se sucede no sul do Brasil onde como já constatei temos uma semana de frio com temperaturas perto dos zero graus e na semana logo a seguir temos temperaturas perto dos 30 graus.»- Rtinda.

Novamente e como já disse, tal não invalida, que apesar dos diferentes níveis de variações, hajam climas subtropicais secos na Bacia do Mediterrâneo e nas fachadas ocidentais dos continentes.
Eu pessoalmente prefiro chamar de clima mediterrânico ao clima subtropical seco. Nem uso a palavra temperado nem subtropical, apenas mediterrânico.
Mas acima da minha opinião, respeito a de quem dedica a sua vida a isso e até reconheço alguma razão a Koppen neste aspecto.


«Quanto as frutas caríssimo Belém julgo que ai o debate e no mínimo pouco elevado, pois todos nos sabemos que Portugal é conhecido pelo seu belo vinho e pelo seu excelente azeite e não por maracujás ou mangas e que temos muitas boas explorações de cereja(região do Fundão) pomares de maças (Zona Oeste) e que o próprio Algarve é mais famoso pelos Laranjais que propriamente pelas Tâmaras com isto não quero dizer que não hajam espécies florestais tropicais em território português o que não é predominantemente suficientes para ser uma característica nacional.»- Rtinda.

Mas aqui alguém disse que as frutas tropicais têm a mesma expressão que as mediterrânicas, em Portugal continental?
Você basicamente disse que não via frutas tropicais à venda na rua e eu dei-lhe exemplos concretos do contrário.
Inclusivamente eu mesmo já comi abacates, bananas e maracujás do meu jardim. A cana de açucar fica enorme. Sou um pouco indiferente a estereótipos. As coisas a meu ver, ou vingam ou não.
E no Algarve, têm sabido encontrar excelentes alternativas económicas, à alfarroba, à laranja e à azeitona. A laranja por exemplo é a desgraça que todos sabemos: é deitada ao lixo ou oferecida na rua pelo agricultores, embora seja de excelente qualidade.
Felizmente alguma lá é escoada. Já os frutos tropicais são consumidos rapidamente.


«E Belém eu adoro Portugal essa parte tocou pois nunca falo mal de Portugal isso não significa que não veja a realidade e os defeitos de o meu pais.
Relativo as fronteiras pois bem elas na natureza não existem também não me esta a dar grande novidade prova disso mesmo é a zona norte do Geres e do rio Minho são fronteiras feitas pelos Homens que ate contrariam a própria natureza.»- Rtinda.

Você continuamente ignora exemplos pedidos, não usa os mesmos critérios de avaliação para diferentes países, esquece-se de exemplos concretos que já foram dados e parece que tudo lá fora é que é bom.
Eu sou uma pessoa relativamente viajada e há coisas melhores e piores em Portugal, que em outros países. Mas criteriosamente, não sou exclusivista.
Quando me dão exemplos concretos e abundantes, tenho-os em conta.



«Nota:Se reparem o titulo do meu Post é afinal não existe Inverno no Brasil, e isso que eu quero dizer o sul do Brasil tem um clima subtropical húmido, em que a estação do Inverno tal e qual conhecemos, não existe nessa zona do globo pois numa semana temos temperaturas perto dos zero graus e noutra temos temperaturas perto dos 30 graus, julgo no meu entender que não estamos na presença de uma estação do ano propriamente definida e era essa distinção que procurei partilhar aqui pois acho no mínimo interessante.»- Rtinda.

É uma característica de zonas continentais da fachada oriental de clima subtropical húmido.
O Rtinda, também deveria achar interessante, os debates que já vi, em que se discutem sobre certos zonas incluídas nesse clima, que já têm características bem próximas de um clima temperado continental. A meu ver abaixo de zero em média no mês mais frio do ano, nunca deveria ser considerado subtropical húmido mas antes temperado continental.
Este foi e tem sido o único assunto, discutido sobre esse clima, que tenha visto.
Não estou a falar do Sul do Brasil ,mas de alguns locais da Europa, USA e China.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«Bem Belém com todo o respeito você não deveria ter-se metido comigo ehehehehehe brincadeira, mas já tenho uma resposta que de facto julgo que lhe vai surpreender.»- Rtinda.

Já estou todo cheio de medo :lmao: (jk).


«Belém como você me indicou fui ver os dados referentes as temepraturas ocorridas na capital de destrito mais quente de Portugal continental refiro-me a Beja no mês de Agosto do ultimo ano e comparei com a cidade de Bucareste e deixo aqui os links para poder verificar também estamos a falar de uma cidade do Leste europeu certo??? E estamso a falar da cidade de Beja das cidades mais quentes da penisula ibérica certo’????»- Rtinda.

Você basicamente tentou fitar-me para ver se não o topava.:lmao:
Eu continuo à espera que me dê exemplos de zonas mais quentes nesses países que tanto fala do que os locais mais quentes de Portugal ( se quiser dou-lhe algumas referências).


«Ate aqui tudo bem eu deixo-lhe os dados para você comprovar por os seus próprios olhos.

1ºCidade de Beja- Agosto de 2008

http://www.tutiempo.net/clima/Beja/08-2008/85620.htm

Temperatura Media do Ar: 22,9 graus

2ºCidade de Bucareste Agosto de 2008

http://www.tutiempo.net/clima/Bucuresti_Otopeni/08-2008/154210.htm

Temperatura media do ar: 24,9 graus

Conclusão:»- Rtinda.

A conclusão é que você continua a querer comparar zonas diferentes das que lhe foram pedidas e ainda por cima baseando-se em apenas um mês de um determinado ano.
Beja tem uma norma climatológica de 24 para o mês mais quente, sensivelmente o mesmo que Bucareste. Lá porque em 2008 tenha estado menos, não quer dizer nada. Eu estou a referir-me a dados com muitos anos de base.
E já lhe dei um exemplo com um gráfico sobre um local, que embora não seja das regiões mais quentes referidas pelo IM, ultrapassa facilmente o de Beja e o de Bucareste, em Portugal.


«Caríssimo Belém devo-lhe informar que mesmo assim a temepratura media do ar ocorrida no mês mais quente do Hemisfério Norte é mais alta na cidade de Bucareste comparativamente com a cidade de Beja das cidades mais quentes da Penisula Ibérica.»- Rtinda.

Beja ao contrário que pensa, não é das mais quentes da P. Ibérica.
Aliás até relativamente perto de Beja, há locais bem mais quentes.



«Poderia comparar mais cidades portuguesas com cidades do leste da Europa em diferentes anos mas digo-lhe que a nível geral as diferenças não iriam ser nada acentuadas o que também não deixa de ser no mínimo interessante»- Rtinda.

Interessante sobre que aspecto?
Os climas são bem diferentes e essa semelhança é muito residual.
Até porque os verões no Leste, são por norma muito mais chuvosos do que em Portugal.

«julgo que lhe respondi a sua questão, também lhe informo Belém que eu sei que 80% do território Russo encontra-se na Ásia, quando me referia a Rússia referia-me a Europa de Leste ok.»- Rtinda.

Não, ainda tenho muitas dúvidas.
A Russia europeia, vai até ao Cáspio e aí é praticamente desértica e muito extremada.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Boa tarde,

no Algarve é tradição há muitas décadas a cultura da bananeira e da nespereira, embora estas culturas não sejam feitas de forma intensiva como acontece no sul de Espanha. É também tradição há vários séculos a cultura da palmeira junto das casas das quintas agrícolas como símbolo de riqueza. Quanto à cultura da manga ou da anona é mais recente. E a vinha, a oliveira ou o pinheir-bravo não são endémicos do sul do país mas foram introduzidos, tais como as espécies tropicais.

Resta referir que tal como o Norte do país o Algarve possui uma grande diversidade climática: o nordeste algarvio e o vale do Guadiana partilham semelhanças como o interior alentejano, a serra de Mochique e o litoral oeste têm pluvisidades mais elevadas, sagres é mais árido e com reduzidas amplitudes térmicas, e o litoral e barrocal do sotavento apresentam invernos mais quentes que qualquer outra região do país, uma estação seca comprida e outonos ocasionalmente muito chuvosos.


PS: Beja até nem é das regiões mais quentes do país, fruto da sua altitude moderada. Orlando Ribeiro descreve bem esta situação. O vale do Guadiana é muito mais quente e seco. Por exemplo, a precipitação média anual em Serpa é cerca de 100 mm inferior à de Beja. Tal como sucede em Espanha, em Itália ou na Grécia o nosso quadro climático é muito complexo e variado.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.