Afinal não existe Inverno no Brasil- especificidades dos climas subtropicais

Estado
Fechado para novas mensagens.

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
«O que eu julgo é que clima subtropical húmido não tem nada a ver com o clima mediterrâneo que se verifica por exemplo na península ibérica e dei exemplos disso mesmo pois as diferenças são brutais logo não concordo que existam pelo menos em Portugal continental volto a referir CONTINENTAL variações de temperatura significativas durante o período do Inverno achando que o conceito de subtropicalismo (mesmo sendo seco) não se adequo-a na totalidade ao nosso território esta é a minha opinião, ai estou de acordo consigo pois prefiro chamar clima temperado mediterrâneo e não subtropical seco.»- Rtinda.

Sim, penso que aqui ninguém confunde o clima mediterrânico com o subtropical húmido.
Ah e o que eu disse foi que prefiro não chamar nem de subtropical seco nem de temperado mediterrâneo ao clima mediterrânico. Apenas mediterrânico para mim chega. Mas gosto de o dividir consoante o calor do verão.
Há o que tem verões pouco quentes e o que tem verões quentes.
Contudo por razões lógicas e científicas, considero o clima mediterrânico como um clima subtropical seco.






«... mas também consigo ver que prefiro o Inverno Londrino ao Inverno da região de Bragança pois o Inverno Trás-montano é bem mais rigoroso quer em duração como em rigor.»- Rtinda.


Depende da zona transmontana que estejamos a falar. Há zonas no Nordeste com invernos bem mais amenos e soalheiros que o de Londres.


«Mais ainda vou mais longe quando se fala em investir em turismo em Portugal junto a costa acho muito bem sim senhor mas digo que pode ser um erro ou um Flop, pois o inglês e o alemão quando fazem turismo pretendem zonas quentes, com praias pouco ventosas com a temperatura da agua alta e praias sem ondulação»- Rtinda.

Eu conheço muitos estrangeiros, eu próprio aliás tenho a minha família com origem inglesa, italiana, grega e portuguesa e sei de muita gente que prefere a Portugal a essas Rivieras apinhadas de gente e de poluição.
Sou sincero e frontal para lhe dizer isso.
Na Grécia há ilhas muito bonitas contudo e quase sem ninguém. Mas ao contrário que o zé povinho pensa faz muito vento nas ilhas gregas, tanto que até os moinhos são lá frequentes.
Se alguém quiser pouco vento vai para praias mais resguardadas. Mas isso acontece um pouco por todo o lado.
Conheço casos de italianos que adoram os invernos de Portugal e há anos que vêm sempre cá.



«clima e praias tipicamente mediterrâneas( Costa da Sardenha, Sul de França ,Zona do Sul de Espanha ,Toscânia em Itália ,Grécia ilhas gregas, Mar Egeu) diga-me Belém com a excepção da zona do Algarve onde é que pode oferecer com quase 100% de garantia estas condições na Costa Portuguesa?????»- Rtinda.

Lá está você com as excepções lol.
Anteriormente a condição era sem as ilhas , agora é sem o Algarve,como li mais ali pra frente, era sem a região mais quente do Alentejo, por esse prisma, já só ficamos com um bocado de Portugal daqui a nada, para fazer as suas comparações mirabolantes.
Os gregos gostam mais de Portugal do que você! Eles conhecem a Madeira e reconhecem-na como muito bonita e subtropical. Em Creta admiram o azeite milenar português, embora tenham também um bom azeite, em França o vinho português é excelentemente cotado como produto mediterrânico por excelência.



«Esssa zonas que referi POR NÃO TER A INFLUENCIA ATLANTICA APRESENTAM VERÕES BEM MAIS AGRAVEIS QUE POR EXEMPLO DA ZONA DE SINTRA PARA CIMA PELO MENOS JUNTO AS PRAIAS BENEFECIAM DE ALGUMA AQUECIMENTO DE MASSAS DE AR QUENTE CONTINENTAIS.»- Rtinda.

Desculpa lá que lhe diga, mas que disparate!
Lá está você a comparar alhos com bugalhos.
Sintra com Rivieras mediterrânicas, vejam só! lol
Sintra é afamada não pelo calor do verão, mas pela frescura do verão e doçura do inverno, é um clima mais húmido e fresco que as regiões em redor , pois está paralela à linha da costa, servindo como barreira de condensação.
Aposto que os sintrenses adoram a sua serra, lindissima e toda fidalga, com uma flora ÚNICA na Europa. Não há muitos locais na Europa, com tantas plantas exóticas a crescerem ao ar livre, sem murcharem com o inverno, numa zona de montanha. E nisso até a comparo com muitos outros locais da Bacia do Mediterrâneo.




«Não me diga vai por os ingleses na praia do Guincho ou na Praia Grande(Para não falar na Nazaré,Peniche,Aveiro,Figueira da Foz,Espinho,Moledo) com Nortadas em Pleno Agosto e ondulação de 3 metros????? E com noites desagradáveis????( MAS NÃO É DIZER MAL DE PORTUGAL OK É DIZER A REALIDADE)»- Rtinda.

Os ingleses são mais espertos do que você pensa.
Esses locais eles gostam de visitar para comer um bom peixe do Atlântico e quando querem bronze e calor é no algarve eles gostam de ficar.
Até conheço uns, que gostam de ir para os vales quentes do interior do Alentejo, que em comparação com os locais que mencionou ( e que curiosamente já os tinha mencionado uns posts antes), têm verões mais quentes e águas fluviais mais quentes.
Nos Açores e Madeira, nem se fala da qualidade dos banhos que oferecem.
Nos Açores até há uma região tropical influenciada pela Corrente do Golfo.
Banhos em tal local, devem ser uma maravilha.




«Mas não me vou alongar muito mais pois vou fazer um tópico aqui sobre este tema.»- Rtinda.

Eu estava a ver o tempo que aguentava sem ir falar de novo no mesmo, e vi que não foi assim muito.




« ...o facto de se viajar é sempre bom mas não entendo o que isso tem a ver com o tópico do Fórum em questão»- Rtinda.

Você tem que ler com mais cuidado. O que quis dizer é que cada local tem as suas coisas boas e más, daí que não vejo o interesse de estar a comparar por exemplo o Guincho com a Cote de Azur.



«... e reconheço perfeitamente com ORGULHO que Portugal tem muito boas coisas e muito atractivas e defendo sempre o meu pais em todo lado , por isso não entendo quando afirma que eu digo mal de Portugal, o quê é dizer bem de Portugal PARA SI???»- Rtinda.

Para mim é dizer nem bem nem mal, é descrever fenómenos como se tem feito por aqui e ir em frente. Ninguém aqui, fez o número de comparações com outros países que você já fez.
Ainda mais, por exemplo, ir comparar a Sintra com a Costa do Sol, diz o quanto estranho e pretensioso tem sido.



«Não podia estar mais de acordo, mas eu alguma vez dei-lhe exemplos de regiões de transição de clima subtropical com clima continental????»- Rtinda

LOL

Onde é que eu disse que você tinha dado exemplos de tal?


«Leia o que escrevi caro Belém, eu falei-lhe da região da Florida e da Região do Sul do Brasil, ninguém aqui referiu regiões com traços continentais certo????
Mas não deixa também de ser um ponto interessante.»- Rtinda.

LOL

De novo?




«Ok está a falar de Moura???? Moura fica em que região????»- Rtinda.

Região de Moura.


«Poderia falar da Amerleija também por exemplo.»- Rtinda.

Você dá erros de português a torto e a direito. Devia saber que aqui as pessoas esforçam-se por escrever correctamente e como tal devia tentar respeitar isso.
A Amareleja, não é tão quente, em termos de média como Moura e nem Moura é sequer um dos locais ( quanto mais o local) mais quentes do Alentejo.



«Mas eu não comparei zonas diferentes que foram pedidas COMPAREI A CIDADE PORTUGUESA CAPITAL DO DISTRITO MAIS QUENTE DO PAIS, como não tenho aqui dados da Amerleija ou de Moura falei-lhe de Beja, agora não entendi mas ok duvido que haja regiões muito mais quentes que a região de Beja pelo menos em Portugal.»- Rtinda.


Mais quente em termos de quê?
Você está a falar por alto.
Há zonas mais quentes em Portugal tanto em valores de verão como em média anual. lol
E se você quisesse mesmo saber a verdade, teria dado algum crédito ao menos ao local que afinal sempre chega aos 25ºc em Janeiro e que chega e sobra para esclarecê-lo sobre algumas comparações algo descabidas que tem feito para aqui.
Se quer mesmo saber, Beja não é nem nunca foi, o local mais quente de Portugal e digo-lhe mais , nem de perto.





«Sim são chuvosos sem duvida alias passar os meses de verão nessa região do Leste europeu é quase a mesma coisa que estar num pais Tropical pois a media de temperaturas é elevada e precipitação também(climas continentais com verões quentes - em que a estação do verão tem características quase tropicais), mas você tinha-me falado de temperaturas certo????
Eu dei-lhe o exemplo mas se quiser dou-lhe mais….»-Rtinda.

Eu não falei em nada, você é começou pra aqui a fazer comparações como já tinha feito anteriormente.
Além daquela confusão que fez entre climas subtropicais húmidos e secos que depois de ir consultar dados e a custo lá começou a entender, porque antes e teimosamente mesmo com muita gente educadamente a tentar esclarecê-lo, não sabia reconhecer...
Você quer dar mais exemplo de quê? Das suas comparações fantásticas de novo?
Porque continua a evitar o ponto que lhe coloquei, que foi singelamente, comparar os locais mais quentes desses países com os de Portugal?
Ou vai continuar a comparar a Figueira da Foz com a Sardenha e Lisboa com Bucareste?


Caríssimo Belém como é que eu posso comparar se eu não sei e se a cidade de Beja a capital de distrito mais quente de Portugal não lhe serve para si.

Estou a ver nas suas palavras algumas insinuações no meu entender descabidas
Mais eu quando falei no turismo caríssimo conhecer gente estrangeira todos nos conhecemos uns de uma maneira outros de outra.
Se você não consegue entender que a Maioria do Turismo de Massas se faz em zonas com determinadas características noites quentes, mar tranquilo, e que essas condições se verificam em maior numero na costa mediterrânea que na costa atlântica portuguesa e que essas condições em Portugal só se verificam no Algarve muito bem isso não é problema meu, claro que isso não significa que Portugal não tenha outros atractivos fantásticos para o turismo, não é para um turismo tipicamente de praia como muita gente pensa.

Zé-Povinho!!!!??? Não entendi(alguém aqui anda a ver muito os Globos de Ouro ou a ler a nova gente)
eu defino as pessoas não pelo que têm! Não pelas pessoas que conhecem! Não pelos meios onde andam mas pelo aquilo que são!
Como não o conheço não lhe posso fazer qualquer tipo de avaliação, mas digo-lhe para mim é Ze-Povinho alguém que venha para um fórum de meteorologia dizer que tem isto ou aquilo, conhece este ou aquele, ou foi aqui ou ali, alem de foleiro é piroso e brejeiro.
Mais já que o Belém conhece esta tão bem informado relativo a questões de educação sabia que a descrição é um sinonimo e excelência e de alta educação. Não sabia????

Penso que o nosso dialogo devia ficar por aqui!!!!
Neste momento julgo que o intuito aqui é falar de questões de meteorologia e partilhar ideias e não entrar em guerrinhas pessoais na net

Achei piada quando falou num terreno no Alentejo ahahahahahah

Eu gosto mais de herdades eheheheheheh

Cumprs
:lol:
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«Caríssimo Belém como é que eu posso comparar se eu não sei e se a cidade de Beja a capital de distrito mais quente de Portugal não lhe serve para si.« Rtinda.

Nem para mim nem para ninguém que queira saber a verdade e fazer comparações mais justas.

«Mais eu quando falei no turismo caríssimo conhecer gente estrangeira todos nos conhecemos uns de uma maneira outros de outra.
Se você não consegue entender que a Maioria do Turismo de Massas se faz em zonas com determinadas características noites quentes, mar tranquilo, e que essas condições se verificam em maior numero na costa mediterrânea que na costa atlântica portuguesa e que essas condições em Portugal só se verificam no Algarve muito bem isso não é problema meu, claro que isso não significa que Portugal não tenha outros atractivos fantásticos para o turismo, não é para um turismo tipicamente de praia como muita gente pensa.»- Rtinda.

Condições dessas não se verificam só no algarve, verificam-se em algumas regiões do interior, na Madeira e nos Açores.
Como já lhe disse e volto a dizer, até temos por cá zonas tropicais, sem grandes quebras de temperatura e com valores no mar acima de 20ºc mesmo no auge do inverno. Nem me vou pôr a dizer que não consegue isso no Mediterrâneo, porque acho absolutamente inútil.
O turismo tem fases e modas...
A Cote de Azur, a Costa del Sol,etc, são locais afamados e sempre cheios de prédios junto ao mar, poluição, coisa que parte do algarve infelizmente também já se meteu.
Agora tem se visto um incremento de turismo de interior, rural, com menos manias e mais consciente ambientalmente.

«Zé-Povinho!!!!??? Não entendi(alguém aqui anda a ver muito os Globos de Ouro ou a ler a nova gente)
eu defino as pessoas não pelo que têm! Não pelas pessoas que conhecem! Não pelos meios onde andam mas pelo aquilo que são!»- Rtinda.

Deixe-se lá de mais presunções e invenções.
Zé povinho é o leigo em geral, ninguém aqui tá falar em meios ou posses.
Por exemplo, eu serei um Zé Povinho em relação ao tricot.
Adiante, que o resto nem me vou dar ao trabalho de responder.




«Mais já que o Belém conhece esta tão bem informado relativo a questões de educação sabia que a descrição é um sinonimo e excelência e de alta educação. Não sabia????«- Rtinda.

Não me quis passar por bem informado em termos de educação ou seja de que for, apenas gosto de meter as pessoas mais à vontade mas com o mínimo de dignidade e respeito.
A descrição é boa, por isso mesmo, não faço muitas comparações nem sou arrogante.



«Penso que o nosso dialogo devia ficar por aqui!!!!» Rtinda.

Claro. Depois de tanto offtopic improdutivo da sua parte, já era de esperar.



«Neste momento julgo que o intuito aqui é falar de questões de meteorologia e partilhar ideias e não entrar em guerrinhas pessoais na net»- Rtinda.

Ora bem.


«Achei piada quando falou num terreno no Alentejo ahahahahahah

Eu gosto mais de herdades eheheheheheh»- Rtinda.

Não queria falar nisso, porque não diz respeito a ninguém daqui, mas já que quer tanto saber, não pretendo fazer uma Herdade no meio do Alentejo, para depois ter que percorrer 300 kms diariamente. Ou vou lá para lá viver ou não.
Se fosse para fazer uma casa de fim de semana, como estou a equacionar, ainda vá, mas para isso não fazia uma Herdade.
Entretanto, devo é viver para uma quinta, que fica perto de Óbidos.
Sempre é mais perto daqui.:)
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Sinceramente não sei como dão trela ainda a esta personagem, desculpem lá.

Se calhar o ideal era atá-lo a um chaparro durante 6 meses em pleno Alentejo para ele ficar a saber o que é calor. Aposto que mudaria de ideias rapidamente. :thumbsup:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Olá

Só hoje passei por este tópico e tenho que fazer aqui algumas considerações. Em primeiro lugar há que dizer que o Clima Temperado Mediterrânico característico da maior parte do território de Portugal Continental e das regiões autónomas da Madeira e dos Açores (com excepção das regiões do Noroeste e das ilhas do Corvo e Flores, que têm Clima Temperado Marítimo ou Oceânico) difere da génese dos climas subtropicais das fachadas orientais dos continentes. Assim, o clima do sul do Brasil apresenta características distintas do clima predominante em Portugal porque a génese também é muito distinta.
Relativamente às massas de ar que afectam Portugal Continental, são as seguintes:
TC (Tropical Continental), TM (Tropical Marítimo), PM (Polar Marítimo), PC (Polar Continental), AM (Árctica Marítima) e AC (Árctica Continental). As massas de ar tropicais têm a característica de serem as mais quentes e as árcticas têm a característica de serem as mais frias.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Glenn G. Trewartha, um geógrafo americano, apresenta uma classificação climática com algumas modificações relativamente à de Köppen. Desta forma, considera como:

Clima tropical quando todos os meses apresentam um valor de temperatura média superior a 18ºC

Clima subtropical quando se verifica pelo menos 1 mês com temperatura média inferior a 18ºC e pelo menos 8 meses com temperatura média superior a 10ºC

Clima temperado quando apresentam entre 4 a 7 meses com temperatura média superior a 10ºC

Clima subpolar quando apresentam entre 1 a 3 meses com temperatura média superior a 10ºC

Clima polar quando todos os meses apresentam um valor de temperatura média inferior a 10ºC


Depois cada um destes grupos apresenta várias divisões em função de outros critérios.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá

Só hoje passei por este tópico e tenho que fazer aqui algumas considerações. Em primeiro lugar há que dizer que o Clima Temperado Mediterrânico característico da maior parte do território de Portugal Continental e das regiões autónomas da Madeira e dos Açores (com excepção das regiões do Noroeste e das ilhas do Corvo e Flores, que têm Clima Temperado Marítimo ou Oceânico) difere da génese dos climas subtropicais das fachadas orientais dos continentes. Assim, o clima do sul do Brasil apresenta características distintas do clima predominante em Portugal porque a génese também é muito distinta.
Relativamente às massas de ar que afectam Portugal Continental, são as seguintes:
TC (Tropical Continental), TM (Tropical Marítimo), PM (Polar Marítimo), PC (Polar Continental), AM (Árctica Marítima) e AC (Árctica Continental). As massas de ar tropicais têm a característica de serem as mais quentes e as árcticas têm a característica de serem as mais frias.

Olá

Permite-me só discordar no seguinte.
A ilha do Corvo já apresenta um clima subtropical húmido segundo Koppen, porque não tem meses secos, as temperaturas de inverno são bem superiores a -3 e nos meses mais quentes a temperatura atinge valores superiores a 22ºc.
Outros climas existem em Portugal ( como o subárido por exemplo entre outros), mas de facto não têm a extensão do clima mediterrânico.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Sinceramente não sei como dão trela ainda a esta personagem, desculpem lá.

Se calhar o ideal era atá-lo a um chaparro durante 6 meses em pleno Alentejo para ele ficar a saber o que é calor. Aposto que mudaria de ideias rapidamente. :thumbsup:


devo lhe dizer que conheço bem o Baixo Alentejo tenho la bastantes amigos adoro as suas paisagens, a sua diversidade climática mas também a sua gastronomia ou mesmo a sua arquitectura por exemplo tem belíssimas praças de touros, belas igrejas é uma região do pais no qual tenho uma simpatia extrema alias como resido perto de Sesimbra ate estou bem próximo do Alentejo por isso quando quero dar um pulinho para ver a maravilhosa arquitectura das cidades, vilas alentejanas com as suas praças de touros ou quando pretendo comer um belo borrego assado ou comer uma carne de porco alentejana dou sempre um saltinho ao Alentejo para desfrutar desses prazeres.
Relativo ao estar 6 meses amarrado a um Chaparro para sentir o calor alentejano bem não é preciso tanto ,basta 6 minutos, ou então no caminho observar os bois os touros nos campos a sombra dos chaparros.


Saudações :)
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Sinceramente ainda não entendi onde o Rtrinda quer chegar!? É que até agora falou, falou, falou e não disse nada de concreto.

Cá para mim no sul do brasil existem as 4 estações. Primavera, Verão, Outono e Inverno.


MiguelMinhoto mas julgo que existiram Users que entenderam o que eu quis dizer.
Mas volto a repetir não tem problema:
o tema deste tópico que eu fiz é referente ao facto de o clima do Sul Brasil apresentar especificidades interessantes e fomentei todas as minhas afirmações com factos nada que afirmei aqui pode ser desmentido pois baseei-me em factos concretos e comprovados que poderei voltar a comprovar novamente.
E onde eu quis chegar se ler com atenção os meus comentários é que na minha opinião o Sul do Brasil não apresenta um padrão de temperaturas normalmente baixas e constates para se considerar que existe Inverno tal e qual como conhecemos aqui em Portugal pois no Sul do Brasil tendo em conta que estamos na presença de um clima Subtropical Húmido sujeito a Massas de Ar Tropicais e Polares, temos variações bruscas de temperatura, ou seja, num dia podemos ter temperaturas perto dos zero graus e passado 2,3 dias termos temperaturas a rondar os 30 graus.
Foi so isto que inicialmente quis transmitir e continuou a achar que no Sul do Brasil não existe as 4 estações do ano definidas como existem no meu entender em Portugal e apresentei uma série de argumentos que considero validos para fomentar essa minha opinião.
Foi isto que quis transmitir foi aqui que quis chegar, por achar uma tema interessante decidi postar neste fórum e acho que ate é no mínimo interessante pois já aprendi algumas coisas aqui transmitidas por Users que ate entenderam onde queria chegar tudo de uma forma construtiva nada demais .

já é suficientemente concreto ate links ja postei aqui que comprovam tudo o que disse mais claro não posso ser :)
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Não queria falar nisso, porque não diz respeito a ninguém daqui, mas já que quer tanto saber, não pretendo fazer uma Herdade no meio do Alentejo, para depois ter que percorrer 300 kms diariamente. Ou vou lá para lá viver ou não.
Se fosse para fazer uma casa de fim de semana, como estou a equacionar, ainda vá, mas para isso não fazia uma Herdade.
Entretanto, devo é viver para uma quinta, que fica perto de Óbidos.
Sempre é mais perto daqui.:)[/QUOTE]

Belém eu continuou a preferir ter uma herdade no Alentejo assim fazia um produção intensiva de Coqueiros, Mangueiras e enriquecia a vender Cocos e Mangas para toda a Europa. Eheheheh atenção não me leve a sério estou a brincar ok….Não vai fazer disto uma polémica e um debate, certo????
Mas acho que faz muito bem alias a zona de Óbitos e excepcional como todo o Oeste principalmente para a pratica de Surf e de alguns desportos náuticos ai está uma área turística que poderia ser mais bem aproveitada em Portugal, o problema de Portugal sabe qual é ????
Falta de originalidade e tentar copiar modelos estrangeiros as tais Cotes de Azur Toscânia Ilhas Gregas, por ai fora quando nem sequer no meu entender temos condições climáticas para isso(alias existem muitas pessoas ligadas a ciencias empresariais que tem a mesma opinião que eu não estou aqui a descobrir nada ok), temos vários exemplos disso mesmo em outros sectores.
So em Portugal é que se fazem estádios com 30 mil lugares em cidades com menos de 30 mil habitantes, ou só em Portugal é que se fazem centros comerciais ao ar livre em Alcochete quando só existem 3 meses secos nessa região, por isso também não me admira que para se combater a crise não venha ai um projecto megalómano qualquer de se fazer estancias turísticas balenares na costa ocidental portuguesa de grande influencia atlantica como existem por exemplo no sul de Espanha
Mas isto não é dizer mal é constatar factos.
:)
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
“Já que insiste tanto nesses 25ºc no Inverno que pouco ou nada significam para estes debates, aqui tem:”-Belém

Estação de Moura entre 1951 e 1963 ok Temperatura mais alta atingida em Janeiro nesse período 25º graus ok isso a mim não me diz nada pois não é norma como é nos climas subtropicais (Madeira, sul do Brasil por exemplo) da mesma maneira que tiveram 25 gruas em Janeiro de acordo com este relatório também se atingiram 11 graus em Agosto e 9 em Julho e então???? Isso é norma não é.

“Penso que não falta gente aqui que goste do seu país no forum, independentemente de seja quem for. Eu decerto não serei excepção também”-Belém

Mas eu nunca afirmei que ninguém neste fórum gostava ou deixava de gostar de Portugal

“Como já foi explicado até apresentado com gráficos, nos secos, típicos das fachadas ocidentais dos continentes, as variações são menores do que nos subtropicais húmidos das fachadas opostas dos continentes ( orientais).
Não é preciso ser um académico para saber isto.”-Belém


Exemplos que lhe dei Jacksonville e Porto Alegre (devidamente comprovados) tudo cidades de fachadas ocidentais do(s) respectivo(s) continente(s) onde se verificam as tais amplitudes térmicas radicais que não se verificam em Portugal, certo o que tem a dizer a isto?????

“Mas aqui alguém disse que as frutas tropicais têm a mesma expressão que as mediterrânicas, em Portugal continental?” Belém

Não disse pois se dissesse estaria a dizer um tremendo disparate

[
“O Rtinda, também deveria achar interessante, os debates que já vi, em que se discutem sobre certos zonas incluídas nesse clima, que já têm características bem próximas de um clima temperado continental. A meu ver abaixo de zero em média no mês mais frio do ano, nunca deveria ser considerado subtropical húmido mas antes temperado continental.
Este foi e tem sido o único assunto, discutido sobre esse clima, que tenha visto.
Não estou a falar do Sul do Brasil ,mas de alguns locais da Europa, USA e China.”Belém


Volto a repetir está difícil de entender eu referi como exemplo Jacksonville(Norte da Florida junto a costa atlântica) e Porto Alegre(Sul do Brasil junto a costa sul atlântica) nenhuma destas cidades é influenciada por climas continentais

“Eu continuo à espera que me dê exemplos de zonas mais quentes nesses países que tanto fala do que os locais mais quentes de Portugal “ Belém


só posso comparar cidades pois o meu arquivo e a minha fonte não abrange regiões sub-aridas do vale do Guadiana, mas vamos lá então, o mesmo critério ano de 2008 mês de Agosto tradicionalmente mais quente em no Hemisfério Norte.

1ºComcemos mais a Sul

a)Sofia(Bulgária)-mês de Agosto de 2008

Fonte:

http://www.tutiempo.net/clima/Sofia_Observ/08-2008/156140.htm


Temp.Media: 23,7


b)Évora (Portugal -Alentejo)-mês de Agosto de 2008

Fonte:

http://www.tutiempo.net/clima/EVORA_C_COORD/08-2008/85580.htm

Temp.Media:23,0


2ºVamos subindo

a)Kisinev(Moldávia) mês de Agosto de 2008

Fonte:

http://www.tutiempo.net/clima/Kisinev/08-2008/338150.htm

Temp.Media:23,8

b)Portalegre( Portugal - Alentejo)-mês de Agosto

Fonte:

http://www.tutiempo.net/clima/PORTALEGRE/08-2008/85710.htm

Temp.Media: 22,4


3º Vamos mais para Norte

a)Kiev(Ucrânia) Agosto de 2008

Fonte:

http://www.tutiempo.net/clima/Kyiv/08-2008/333450.htm

Temp.Media:21,4

b)Bragança(Norte de Portugal) Agosto de 2008

Fonte:

http://www.tutiempo.net/clima/Braganca/08-2008/85750.htm

Temp.Media: 20,4


Conclusão:

Bem julgo que contra factos começa a ser mais difícil arranjar argumentos escolhi aleatoriamente as cidades e dei-lhe três exemplos de 3 cidades portuguesas do interior onde faz calor e em todas as temperaturas medias são mais baixas nas cidades portuguesas,
Ok vai-me falar daquela zona escondida do Vale do Guadiana bastante quente onde se atingem 50 graus de temperatura ok isso é muito giro mas eu não encontro registos desses fenómenos logo tenho de me seguir por aquilo que existe ;
Mas Belém para mim foi giro fazer esta pesquisa porque também me surpreendeu pois por norma quando se fala do clima do Leste europeu associamos sempre a Frio grandes Nevões Invernos Gelados
mas pelos vistos também faz calor por aquelas zonas.

“Os climas são bem diferentes e essa semelhança é muito residual.
Até porque os verões no Leste, são por norma muito mais chuvosos do que em Portugal” Belém


Sim mas estávamos a falar de calor,temperatura foi o que me pediu certo, não me pediu valores de Humidade do ar ou precipitação, pois ai era bem estúpido da minha parte estar argumentar coisas impossíveis de se compararem.
“Depende da zona transmontana que estejamos a falar. Há zonas no Nordeste com Invernos bem mais amenos e soalheiros que o de Londres.”Belém

Soalheiros não é difícil, agora amenos tenho as minhas duvidas, mas vá Belém prove-me o contrario dados, dê-me provas dados, registos qualquer coisa????

“Anteriormente a condição era sem as ilhas , agora é sem o Algarve,como li mais ali pra(para???) frente, era sem a região mais quente do Alentejo, por esse prisma, já só ficamos com um bocado de Portugal daqui a nada, para fazer as suas comparações mirabolantes.”Belém

Mas tem duvidas que mesmo exceptuando o Algarve Madeira, e litoral alentejano ainda assim não preenchemos um 1/3 do território Nacional, não entendi este seu comentário no mínimo mirabolante

“Aposto que os sintrenses adoram a sua serra, lindissima e toda fidalga, com uma flora ÚNICA na Europa. Não há muitos locais na Europa, com tantas plantas exóticas a crescerem ao ar livre, sem murcharem com o inverno, numa zona de montanha”Belem

Sim e???? eu adoro Sintra duvido que haja quem não goste.

“Você tem que ler com mais cuidado. O que quis dizer é que cada local tem as suas coisas boas e más, daí que não vejo o interesse de estar a comparar por exemplo o Guincho com a Cote de Azur.”Belém

O que lhe quis dizer foi tão simples como isto com a excepção do Algarve nenhuma zona da Costa portuguesa continental oferece as mesmas condições balneares que por norma o turista do Norte e centro da Europa procura. Pensei que tivesse entendido e dei como exemplo Sintra, nada mais.

“Se quer mesmo saber, Beja não é nem nunca foi, o local mais quente de Portugal e digo-lhe mais , nem de perto.”Belém


Ok aquele recanto do Vale do Guadiana é mais quente, ou então o km 15 entre Amareleja e Barrancos.
Não venha agora tentar convencer-me que Beja não é a cidade de distrito mais quente de Portugal porque é.

“Ou vai continuar a comparar a Figueira da Foz com a Sardenha e Lisboa com Bucareste?”Belém


eu comparei Bucareste com Beja mas isso não foi suficiente já lhe dei mais exemplos;
Figueira da Foz com a sardenha sim comparo, a Figueira da Foz(como qualquer outra zona da costa portuguesa) é bem menos atractiva para o turista balnear eurpeu que a Sardenha por alguma razão o turismo balnear de excepção encontra-se na Sardenha e todas as rotas dos cruzeiros mediterrâneos passam por lá. Onde está a duvida.
Não me vai dizer agora que eu estou a ver mal o filme pois conhece uma praia escondida super especial não sei a onde que eu desconheço.

Acho que já respondi a todas as suas abordagens que considero merecerem a minha resposta, pois não gosto de deixar ninguém sem resposta :):lol:
 
Editado por um moderador:

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Só uma pergunta?

Não acham que estão a falar coisas que não tem nada haver com o topico em questão, e com picardias pessoais?
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Já foram avisados para não entrarem em discussões de carácter pessoal. Se insistirem nesse tipo de confronto as mensagens serão eliminadas.

Numa análise climática não faz grande sentido utilizar dados de um ano específico. Deve-se recorrer, sempre que possível, aos dados das normais para as comparações que aqui têm sido feitas entre as diferentes localidades.

Coloco aqui as normais de Beja e Bucareste.




São duas localidades com clima bastante distinto. Beja (clima mediterrâneo) é mais quente que Bucareste (clima temperado continental) em todos os meses do ano.

Segundo Glenn G. Trewartha, Beja já apresenta características de clima subtropical pois tem mais de 8 meses com temperatura média superior a 10ºC.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Já foram avisados para não entrarem em discussões de carácter pessoal. Se insistirem nesse tipo de confronto as mensagens serão eliminadas.

Numa análise climática não faz grande sentido utilizar dados de um ano específico. Deve-se recorrer, sempre que possível, aos dados das normais para as comparações que aqui têm sido feitas entre as diferentes localidades.

Coloco aqui as normais de Beja e Bucareste.




São duas localidades com clima bastante distinto. Beja (clima mediterrâneo) é mais quente que Bucareste (clima temperado continental) em todos os meses do ano.

Segundo Glenn G. Trewartha, Beja já apresenta características de clima subtropical pois tem mais de 8 meses com temperatura média superior a 10ºC.


Ok pelos vistos o ano de 2008 foi uma execepção não apenas na cidade de Bucareste como em outras cidades do Leste europeu, mas para todos os efeitos os verões no Leste Europeu acabam por ter temperaturas bem proximas e pelos vistos ate superiores em alguns anos de acordo com a minha fonte.Não deixa de ter a sua graça.
Relativo as picardias pessoais eu apenas limitei-me a responder, mas ok vou tentar evitar entrar por esses campos da minha parte.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.