«O que eu julgo é que clima subtropical húmido não tem nada a ver com o clima mediterrâneo que se verifica por exemplo na península ibérica e dei exemplos disso mesmo pois as diferenças são brutais logo não concordo que existam pelo menos em Portugal continental volto a referir CONTINENTAL variações de temperatura significativas durante o período do Inverno achando que o conceito de subtropicalismo (mesmo sendo seco) não se adequo-a na totalidade ao nosso território esta é a minha opinião, ai estou de acordo consigo pois prefiro chamar clima temperado mediterrâneo e não subtropical seco.»- Rtinda.
Sim, penso que aqui ninguém confunde o clima mediterrânico com o subtropical húmido.
Ah e o que eu disse foi que prefiro não chamar nem de subtropical seco nem de temperado mediterrâneo ao clima mediterrânico. Apenas mediterrânico para mim chega. Mas gosto de o dividir consoante o calor do verão.
Há o que tem verões pouco quentes e o que tem verões quentes.
Contudo por razões lógicas e científicas, considero o clima mediterrânico como um clima subtropical seco.
«... mas também consigo ver que prefiro o Inverno Londrino ao Inverno da região de Bragança pois o Inverno Trás-montano é bem mais rigoroso quer em duração como em rigor.»- Rtinda.
Depende da zona transmontana que estejamos a falar. Há zonas no Nordeste com invernos bem mais amenos e soalheiros que o de Londres.
«Mais ainda vou mais longe quando se fala em investir em turismo em Portugal junto a costa acho muito bem sim senhor mas digo que pode ser um erro ou um Flop, pois o inglês e o alemão quando fazem turismo pretendem zonas quentes, com praias pouco ventosas com a temperatura da agua alta e praias sem ondulação»- Rtinda.
Eu conheço muitos estrangeiros, eu próprio aliás tenho a minha família com origem inglesa, italiana, grega e portuguesa e sei de muita gente que prefere a Portugal a essas Rivieras apinhadas de gente e de poluição.
Sou sincero e frontal para lhe dizer isso.
Na Grécia há ilhas muito bonitas contudo e quase sem ninguém. Mas ao contrário que o zé povinho pensa faz muito vento nas ilhas gregas, tanto que até os moinhos são lá frequentes.
Se alguém quiser pouco vento vai para praias mais resguardadas. Mas isso acontece um pouco por todo o lado.
Conheço casos de italianos que adoram os invernos de Portugal e há anos que vêm sempre cá.
«clima e praias tipicamente mediterrâneas( Costa da Sardenha, Sul de França ,Zona do Sul de Espanha ,Toscânia em Itália ,Grécia ilhas gregas, Mar Egeu) diga-me Belém com a excepção da zona do Algarve onde é que pode oferecer com quase 100% de garantia estas condições na Costa Portuguesa?????»- Rtinda.
Lá está você com as excepções lol.
Anteriormente a condição era sem as ilhas , agora é sem o Algarve,como li mais ali pra frente, era sem a região mais quente do Alentejo, por esse prisma, já só ficamos com um bocado de Portugal daqui a nada, para fazer as suas comparações mirabolantes.
Os gregos gostam mais de Portugal do que você! Eles conhecem a Madeira e reconhecem-na como muito bonita e subtropical. Em Creta admiram o azeite milenar português, embora tenham também um bom azeite, em França o vinho português é excelentemente cotado como produto mediterrânico por excelência.
«Esssa zonas que referi POR NÃO TER A INFLUENCIA ATLANTICA APRESENTAM VERÕES BEM MAIS AGRAVEIS QUE POR EXEMPLO DA ZONA DE SINTRA PARA CIMA PELO MENOS JUNTO AS PRAIAS BENEFECIAM DE ALGUMA AQUECIMENTO DE MASSAS DE AR QUENTE CONTINENTAIS.»- Rtinda.
Desculpa lá que lhe diga, mas que disparate!
Lá está você a comparar alhos com bugalhos.
Sintra com Rivieras mediterrânicas, vejam só! lol
Sintra é afamada não pelo calor do verão, mas pela frescura do verão e doçura do inverno, é um clima mais húmido e fresco que as regiões em redor , pois está paralela à linha da costa, servindo como barreira de condensação.
Aposto que os sintrenses adoram a sua serra, lindissima e toda fidalga, com uma flora ÚNICA na Europa. Não há muitos locais na Europa, com tantas plantas exóticas a crescerem ao ar livre, sem murcharem com o inverno, numa zona de montanha. E nisso até a comparo com muitos outros locais da Bacia do Mediterrâneo.
«Não me diga vai por os ingleses na praia do Guincho ou na Praia Grande(Para não falar na Nazaré,Peniche,Aveiro,Figueira da Foz,Espinho,Moledo) com Nortadas em Pleno Agosto e ondulação de 3 metros????? E com noites desagradáveis????( MAS NÃO É DIZER MAL DE PORTUGAL OK É DIZER A REALIDADE)»- Rtinda.
Os ingleses são mais espertos do que você pensa.
Esses locais eles gostam de visitar para comer um bom peixe do Atlântico e quando querem bronze e calor é no algarve eles gostam de ficar.
Até conheço uns, que gostam de ir para os vales quentes do interior do Alentejo, que em comparação com os locais que mencionou ( e que curiosamente já os tinha mencionado uns posts antes), têm verões mais quentes e águas fluviais mais quentes.
Nos Açores e Madeira, nem se fala da qualidade dos banhos que oferecem.
Nos Açores até há uma região tropical influenciada pela Corrente do Golfo.
Banhos em tal local, devem ser uma maravilha.
«Mas não me vou alongar muito mais pois vou fazer um tópico aqui sobre este tema.»- Rtinda.
Eu estava a ver o tempo que aguentava sem ir falar de novo no mesmo, e vi que não foi assim muito.
« ...o facto de se viajar é sempre bom mas não entendo o que isso tem a ver com o tópico do Fórum em questão»- Rtinda.
Você tem que ler com mais cuidado. O que quis dizer é que cada local tem as suas coisas boas e más, daí que não vejo o interesse de estar a comparar por exemplo o Guincho com a Cote de Azur.
«... e reconheço perfeitamente com ORGULHO que Portugal tem muito boas coisas e muito atractivas e defendo sempre o meu pais em todo lado , por isso não entendo quando afirma que eu digo mal de Portugal, o quê é dizer bem de Portugal PARA SI???»- Rtinda.
Para mim é dizer nem bem nem mal, é descrever fenómenos como se tem feito por aqui e ir em frente. Ninguém aqui, fez o número de comparações com outros países que você já fez.
Ainda mais, por exemplo, ir comparar a Sintra com a Costa do Sol, diz o quanto estranho e pretensioso tem sido.
«Não podia estar mais de acordo, mas eu alguma vez dei-lhe exemplos de regiões de transição de clima subtropical com clima continental????»- Rtinda
LOL
Onde é que eu disse que você tinha dado exemplos de tal?
«Leia o que escrevi caro Belém, eu falei-lhe da região da Florida e da Região do Sul do Brasil, ninguém aqui referiu regiões com traços continentais certo????
Mas não deixa também de ser um ponto interessante.»- Rtinda.
LOL
De novo?
«Ok está a falar de Moura???? Moura fica em que região????»- Rtinda.
Região de Moura.
«Poderia falar da Amerleija também por exemplo.»- Rtinda.
Você dá erros de português a torto e a direito. Devia saber que aqui as pessoas esforçam-se por escrever correctamente e como tal devia tentar respeitar isso.
A Amareleja, não é tão quente, em termos de média como Moura e nem Moura é sequer um dos locais ( quanto mais o local) mais quentes do Alentejo.
«Mas eu não comparei zonas diferentes que foram pedidas COMPAREI A CIDADE PORTUGUESA CAPITAL DO DISTRITO MAIS QUENTE DO PAIS, como não tenho aqui dados da Amerleija ou de Moura falei-lhe de Beja, agora não entendi mas ok duvido que haja regiões muito mais quentes que a região de Beja pelo menos em Portugal.»- Rtinda.
Mais quente em termos de quê?
Você está a falar por alto.
Há zonas mais quentes em Portugal tanto em valores de verão como em média anual. lol
E se você quisesse mesmo saber a verdade, teria dado algum crédito ao menos ao local que afinal sempre chega aos 25ºc em Janeiro e que chega e sobra para esclarecê-lo sobre algumas comparações algo descabidas que tem feito para aqui.
Se quer mesmo saber, Beja não é nem nunca foi, o local mais quente de Portugal e digo-lhe mais , nem de perto.
«Sim são chuvosos sem duvida alias passar os meses de verão nessa região do Leste europeu é quase a mesma coisa que estar num pais Tropical pois a media de temperaturas é elevada e precipitação também(climas continentais com verões quentes - em que a estação do verão tem características quase tropicais), mas você tinha-me falado de temperaturas certo????
Eu dei-lhe o exemplo mas se quiser dou-lhe mais….»-Rtinda.
Eu não falei em nada, você é começou pra aqui a fazer comparações como já tinha feito anteriormente.
Além daquela confusão que fez entre climas subtropicais húmidos e secos que depois de ir consultar dados e a custo lá começou a entender, porque antes e teimosamente mesmo com muita gente educadamente a tentar esclarecê-lo, não sabia reconhecer...
Você quer dar mais exemplo de quê? Das suas comparações fantásticas de novo?
Porque continua a evitar o ponto que lhe coloquei, que foi singelamente, comparar os locais mais quentes desses países com os de Portugal?
Ou vai continuar a comparar a Figueira da Foz com a Sardenha e Lisboa com Bucareste?
Caríssimo Belém como é que eu posso comparar se eu não sei e se a cidade de Beja a capital de distrito mais quente de Portugal não lhe serve para si.
Estou a ver nas suas palavras algumas insinuações no meu entender descabidas
Mais eu quando falei no turismo caríssimo conhecer gente estrangeira todos nos conhecemos uns de uma maneira outros de outra.
Se você não consegue entender que a Maioria do Turismo de Massas se faz em zonas com determinadas características noites quentes, mar tranquilo, e que essas condições se verificam em maior numero na costa mediterrânea que na costa atlântica portuguesa e que essas condições em Portugal só se verificam no Algarve muito bem isso não é problema meu, claro que isso não significa que Portugal não tenha outros atractivos fantásticos para o turismo, não é para um turismo tipicamente de praia como muita gente pensa.
Zé-Povinho!!!!??? Não entendi(alguém aqui anda a ver muito os Globos de Ouro ou a ler a nova gente)
eu defino as pessoas não pelo que têm! Não pelas pessoas que conhecem! Não pelos meios onde andam mas pelo aquilo que são!
Como não o conheço não lhe posso fazer qualquer tipo de avaliação, mas digo-lhe para mim é Ze-Povinho alguém que venha para um fórum de meteorologia dizer que tem isto ou aquilo, conhece este ou aquele, ou foi aqui ou ali, alem de foleiro é piroso e brejeiro.
Mais já que o Belém conhece esta tão bem informado relativo a questões de educação sabia que a descrição é um sinonimo e excelência e de alta educação. Não sabia????
Penso que o nosso dialogo devia ficar por aqui!!!!
Neste momento julgo que o intuito aqui é falar de questões de meteorologia e partilhar ideias e não entrar em guerrinhas pessoais na net
Achei piada quando falou num terreno no Alentejo ahahahahahah
Eu gosto mais de herdades eheheheheheh
Cumprs
