Agricultura

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Estou a ficar um pouco preocupado com a mudança de tempo que aí vem, não pela chuva claro mas pelo frio... será que o frio vai ser demasiado para as "novidades" ou pode ser bem tolerado pelas plantas jovens e frutos? Obrigado! ;)

Pois é @luismeteo3, já tinha feito essa pergunta a mim próprio, o frio vai ser mal tolerado por plantas jovens, que ainda mais enraizaram, e estão com poucas defesas, mas o que podes fazer para que elas não sofram é colocar manta geotextil, sobre elas, pois assim consegues manter lá debaixo, 3 graus a menos, do que estivessem sem cobertura.
Já vi esta semana, uma plantação de abóboras em Serpa, e são dezenas de hectares, em que o tractor coloca a planta, e cobre logo com a manta, e assim está a plantação assegurada.
 
  • Gosto
Reactions: remember


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Pois é @luismeteo3, já tinha feito essa pergunta a mim próprio, o frio vai ser mal tolerado por plantas jovens, que ainda mais enraizaram, e estão com poucas defesas, mas o que podes fazer para que elas não sofram é colocar manta geotextil, sobre elas, pois assim consegues manter lá debaixo, 3 graus a menos, do que estivessem sem cobertura.
Já vi esta semana, uma plantação de abóboras em Serpa, e são dezenas de hectares, em que o tractor coloca a planta, e cobre logo com a manta, e assim está a plantação assegurada.
Olá Pedro! Pois mas as minhas queridas árvores de fruto... umas em flor e outras já com pequenos frutos não sei não...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Olá Pedro! Pois mas as minhas queridas árvores de fruto... umas em flor e outras já com pequenos frutos não sei não...

Pois é verdade, neste momento muitas árvores de fruto estão em flor e outras já com frutos, e com crescimento, que não tolera geadas, e neste caso não existe muito que se possa fazer, é esperar que a situação não seja muito grave.
Ontem já vi nas notícias um produtor de cerejas do Fundão, preocupado, com a seca, e com o que poderá vir a partir de agora.
 

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
A chuva que se avizinha será muito bem vinda... o que me preocupa é a possibilidade de muito frio/geadas.

46590394485_c390878fee_b.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A chuva que se avizinha será muito bem vinda... o que me preocupa é a possibilidade de muito frio/geadas.

46590394485_c390878fee_b.jpg

Tens aí já um belo batatal, e já amontoadas e tudo, pois a chuva será muito precisa e benéfica, agora o frio, é que nem por isso, mas pronto é esperar para ver o que aí vem.
 

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Ui! Geada para as batatas é complicado... mas sempre as podias cobrir...

Não é perceptível na fotografia, mas o terreno da horta ainda tem um tamanho considerável, semeei quase 40 kg de batata semente! Tenho algum plástico, mas é pouco, e sinceramente agora não estou para gastar dinheiro em mantas térmicas/plástico... pode ser que tenha sorte.
 

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Depois de tanto calor que acelerou o crescimento e desenvolvimento dos hortícolas/árvores de fruto, avizinha-se uma situação preocupante de frio/formação de geada na próxima noite (principalmente nas regiões do interior norte e centro) com potencial para fazer muitos estragos na agricultura. Vamos lá ver como é que a minha horta e árvores de fruto já com flores se aguentam...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Depois de tanto calor que acelerou o crescimento e desenvolvimento dos hortícolas/árvores de fruto, avizinha-se uma situação preocupante de frio/formação de geada na próxima noite (principalmente nas regiões do interior norte e centro) com potencial para fazer muitos estragos na agricultura. Vamos lá ver como é que a minha horta e árvores de fruto já com flores se aguentam...

Pois a situação não se avizinha nada de bom, o calor antes do tempo, antecipou muito trabalho nas hortas, e agora com este vento gelado, a temperatura do solo vai descer de forma brusca, causando sofrimento ás plantas.
Quanto ás árvores de fruto, pois é estão todas no auge da sua floração, e aí não existe muito que se possa fazer.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"Novamente outra vergonha no Municipio de Alvito depios num licenciamento pela uma mordada illegal. Ums brutos estao a cortar muitos azinheiras quais estao protejidos. Por que sempre as pessoas quais nao viven aqui podem fazer o que querem?" ( Norbert Wenzi )"







E é assim aos poucos que vai desaparecendo mais um bocado das nossa árvores autóctones e mediterranicas, neste caso azinheiras, para dar lugar a um amendoal superintensivo.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Estamos na Primavera e muitas árvores de fruto estão no auge da floração... apenas algumas.

Maçã Apistar
Maçã Baya marisa
Pistachios
Gingeira

95e27693eb3e62e085b48b74a99906b1.jpg
a7dd7d00e33b1867d526b419b379930f.jpg
3ee72a5a5b74ac8de790dd66abc29b50.jpg
d736406a1e59587ddbfd94967ce76f2b.jpg
ce7221fbebe20bf6464576fcb5642ac9.jpg
2196e13dd8c4b95f5e8f631bb043475e.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Between

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Estamos na Primavera e muitas árvores de fruto estão no auge da floração...

Maçã apistar
Maçã Baya marisa
Pistachios
Gingeira

95e27693eb3e62e085b48b74a99906b1.jpg
a7dd7d00e33b1867d526b419b379930f.jpg
3ee72a5a5b74ac8de790dd66abc29b50.jpg
d736406a1e59587ddbfd94967ce76f2b.jpg
ce7221fbebe20bf6464576fcb5642ac9.jpg
2196e13dd8c4b95f5e8f631bb043475e.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk

Todas as árvores estão muito bonitas em floração, não sabia que também já tinhas aí pistachios, pena é ser uma árvore ainda tão cara, e depiois precisas de várias plantas femea para um macho.
As gingeiras também tenho aqui, e ainda no ano passado estava lá a guardar uma para colher no dia seguinte, mas houve alguma ave que se antecipou, mas em vez de ficar chateado, até fico é contente, pois é sinal, que elas estão a gostar da minhas plantações, e agora tenho é de plantar muitas mais árvores e arbustos para alimentar as aves.
Estava agora esta tarde a correr contra o tempo, para deixar empalhadas as macieras, pois acabei de plantar 65 agora no final da semana passada, e já tenho aqui 2 perdizes, a passear no pomar e a conviver com os meus patos.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Todas as árvores estão muito bonitas em floração, não sabia que também já tinhas aí pistachios, pena é ser uma árvore ainda tão cara, e depiois precisas de várias plantas femea para um macho.
As gingeiras também tenho aqui, e ainda no ano passado estava lá a guardar uma para colher no dia seguinte, mas houve alguma ave que se antecipou, mas em vez de ficar chateado, até fico é contente, pois é sinal, que elas estão a gostar da minhas plantações, e agora tenho é de plantar muitas mais árvores e arbustos para alimentar as aves.
Estava agora esta tarde a correr contra o tempo, para deixar empalhadas as macieras, pois acabei de plantar 65 agora no final da semana passada, e já tenho aqui 2 perdizes, a passear no pomar e a conviver com os meus patos.
Eu tenho um pouco de tudo... :D
Pistachios tenho 4 árvores, um macho e 3 fêmeas... relativamente á gingeira e cerejeiras, até agora foi quase tudo para os passarinhos mas eu não me importo muito, ás vezes nem uma provo!
 
  • Gosto
Reactions: Between e Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu tenho um pouco de tudo... :D
Pistachios tenho 4 árvores, um macho e 3 fêmeas... relativamente á gingeira e cerejeiras, até agora foi quase tudo para os passarinhos mas eu não me importo muito, ás vezes nem uma provo!

Os melros principalmente são os mais espertos, eu também penso igual, as aves que vem comer a fruta, também são grandes aliados no combate a pragas.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

chinezeca

Cirrus
Registo
31 Dez 2018
Mensagens
5
Local
Vila do Conde
Boa tarde, gostaria de saber se alguém conhece uma forma eficaz de combater a traça das crucíferas (plutella xyllostella) em estufa que afeta couves. Já apliquei pesticidas e bacilos e não foi eficaz. Alguem sabe se a utilização de armadilhas luminosas, feromonas, plantas repelentes ou plantas-armadilha são eficazes ?
zQDSHVv
6gWSVWc
IMG-20190416-112222.jpg
IMG-20190416-102350.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: RStorm e remember