Água do Mar Fria no Algarve, Verão de 2012

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tenho reparado que este ano a água do mar na costa algarvia está muito fria. A bóia de Faro tem registado sistematicamente temperaturas de 17ºC ou 18ºC, quando os valores médios para esta altura do ano rondam os 22ºC no Cabo de Santa Maria, os 20ºC em São Vicente e os 24ºC na Foz do Guadiana. Não me recordo de uma situação assim na região!
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,485
Local
Alcochete/Lisboa
Muitas semanas com Nortada na costa Ocidental e na parte Oeste do Algarve, e muita "Oestada" no resto do Algarve, portanto muito upwelling sucessivo junto à costa, só podia dar em água gelada por todo o lado.

Mesmo em meses de muita Nortada, pelo menos alguns dias de Levante sempre ajudam a trazer alguma água mais quente pelo menos à zona Este do Algarve, e "amenizar" um pouco a coisa, mas até isso tem andado escasso, portanto o cenário é o esperado, infelizmente péssimo para banhos...
:(

Pois é este ano está difícil, isto deve ser do vento que temos tido de N/NW e tem trazido correntes de latitudes mais a norte, e é junto a costa que ela está mais fria.

A Nortada não trás água fria de latitudes a Norte de Portugal (aliás a Nortada só está nesta faixa...), a água fria é agua mais profunda que vem à superfície exactamente nessa faixa costeira Ocidental devido à Nortada.

http://en.wikipedia.org/wiki/Upwelling

Isso do arrastar água fria pode ser válido em parte para a zona Oeste do Algarve, onde a água fria ao longo da costa ocidental é algo arrastada para a zona Oeste do Algarve pelo vento de NW.
Mas o movimento de uma massa de água é bastante lento, até o facto de o vento virar para Levante e a água aquecer, não quer necessáriamente dizer que está a trazer assim tão depressa água quente de longe, mas antes de tudo, que o fenómento de upwelling está a ser quebrado, e assim também a "fonte" de água fria profunda.

Vendo a carta que foi colocada, e vendo que não há água acima dos 25º nada perto, bem para lá de Gibraltar só, acho que mesmo com Levante, não vamos ver tão depressa água muito morna pelo Algarve, apenas água menos fria, a não ser que o Levante se mantenha muitos dias (o que parece improvável).

O pior disto é que há um certo feedback:

Muita Nortada arrefece mais a água costeira, que aumenta o contraste térmico terra-mar, que gera mais brisa, ou seja mais Nortada, que arrefece mais a água costeira, e repete e repete e repete. Portanto só com um evento mais prolongado de Levante isto se quebra...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Não é assim tão raro e já aconteceu no passado até mesmo em pleno mês de Agosto, existe um tópico no fórum e tudo http://www.meteopt.com/forum/media/agua-no-algarve-mais-fria-3-graus-1284.html esta situação foi em Agosto de 2007.

Porque isso é raro ver-se a água fria mas já aconteceu no passado, logo não vejo nada de anormalidade.

Para a malta do norte, a água deve estar quente, habituados a terem água a 15ºC/16ºC, a água a 18ºC é um verdadeiro caldinho. Assim dizem os amigos do norte que estão esta semana de férias cá.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A água conduz mais facilmente o calor que o ar, ora o nosso corpo perde mais facilmente energia sob a forma de calor quando estamos dentro de água a 25ºC do que quando estamos sem roupa à mesma temperatura ao ar livre e à sombra sem vento. Isto significa que para o nosso corpo uma diferença de um ou dois graus na temperatura dá água é significativa. 18ºC é sem dúvida uma temperatura fria, desconfortável para banhos, ora a bóia de Faro até tem tido muitos dias a 17ºC, nos últimos dias. Acima de 20ºC é que me parece aceitável para ir ao mar.
 

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Estou de férias no sotavento, e nas praias raramente alguém vai à água...:cold:
Enquanto escrevo (21:00 horas) estão cerca de 30 graus e vento norte moderado.
Esta nortada dá lugar a vento de oeste (sw?) cerca das 13:00, uma mudança brusca que traz ar frio e húmido - o cheiro desta brisa marítima é fantástico!
 

Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
Até nas Canárias e costa de Marrocos parece estar gelada por esse mapa. Nas Baleares :thumbsup:

Nunca vi mar tão frio no Algarve como este Verão, uns primos meus já estiveram lá e dizem o mesmo. Como estará na 2ª quinzena de Julho alguém sabe?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Até nas Canárias e costa de Marrocos parece estar gelada por esse mapa. Nas Baleares :thumbsup:

Nunca vi mar tão frio no Algarve como este Verão, uns primos meus já estiveram lá e dizem o mesmo. Como estará na 2ª quinzena de Julho alguém sabe?

Neste momento estão 17.4ºC na bóia de Faro :cold:

Com água tão fria à entrada da segunda quinzena do mês não me parece que haja água quente tão cedo, lamento. Será necessária pelo menos uma quinzena de levante (ondulação de sueste ou sul) para vir água a temperaturas dentro da média.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Ainda sou do tempo em que havia água a 26ºC em JUNHO na Manta Rota. Este ano isto está uma desgraça, nem a água do mar está decente. Irra, está tudo contra os portugueses, parece carma.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Neste momento estão 17.4ºC na bóia de Faro :cold:

Com água tão fria à entrada da segunda quinzena do mês não me parece que haja água quente tão cedo, lamento. Será necessária pelo menos uma quinzena de levante (ondulação de sueste ou sul) para vir água a temperaturas dentro da média.

Frederico, neste momento está uma valente nortada, para gelar mais um pouco a água. :cold: Eu só vejo 2ªfeira e 3ªfeira com sueste e 4ª feira já temos novamente norte/noroeste, logo nem sei se a ondulação vira mesmo para sueste ou nem sequer muda.

O meu blog é que gosta disto faz disparar as visitas então a verem a ondulação e temperatura da água do mar, só nestes 13 dias vai já em 2000 Pageviews. O ano passado, na mesma altura tinha cerca de 700 pageviews.