Boa tarde
Regressado recentemente do Algarve (zona de Armação de Pêra), posso afirmar com toda a certeza que os valores de temperatura da água se aproximaram dos 16ºC. E digo por experiência das águas do norte...
Segundo um pescador local, os peixes típicos do Algarve andam "mortiços", pouco móveis, "tolhidos" pelo frio das águas..."Menos mal, que a sardinha anda perto da costa".
Foram dias e dias de nortada, principalmente noturna, só virando o vento ao início da tarde para oeste. Com o vento a soprar forte, com rajadas constantes, a zona mais costeira sofreu de processo de "upwelling".
Na costa Oeste o "upwelling" é feito de forma oblíqua à costa mas no Algarve é feito de forma transversa à costa, sendo um processo intenso de afastamento de água superficial e afluência de águas profundas à costa Algarvia.
As águas só não estão mais frias porque a esta latitude as águas profundas são mais quentes do que na costa oeste, nomeadamente no norte. Se assim fosse, rapidamente teríamos todo o Algarve com águas a 14-15ºC.
Ainda há 2 semanas Málaga (já em pleno mediterrâneo) tinha a água da sua costa a uns míseros 16ºC (nos últimos dias tem andado mais alta devido à mudança dos ventos dominante.
No dia 12 estive a banhar-me no Algarve e sentia "gelo" ao entrar na água (os 30ºC pediam refresco...
); no dia seguinte, dia 13, desloquei-me à Praia da Galé em plena costa atlântica no Alentejo e não tive problemas ao entrar na água, bem mais quente. E até a temperatura do ar era semelhante ao Algarve.
São contingências, e se nesta altura tudo treme nas águas do Algarve, lá para Agosto, quem sabe, a água esteja tipo "caldo", perto dos 25ºC. Só nos resta apreciar o que temos...
Deixo esta imagem do vento que sopra de terra; este afasta as águas mais quentes à superfície para longe da costa e permitem assim a subidas das frias e mais profundas águas do aceano para bem perto de terra: