Altitude do google earth

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
Boas,antes de mais peço desculpa se esta pergunta nao se enquadra neste forum mas precisava de ajuda.
Precisava calibrar um altimetro e disseram me ke o google earth tem a altitude correcta,bastando por o rato no sitio onde queremos e embaixo aparece a altitude.O problema é que a altitude nao corresponde a altitude dada pelo gps...é que o google earth da 118 metros na minha casa e o gps da 135..e o erro do gps é de 4 metros.ja experimentei na serra da estrela e no ponto maximo so da 1989 metros...obrigado desde já.
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Boas,antes de mais peço desculpa se esta pergunta nao se enquadra neste forum mas precisava de ajuda.
Precisava calibrar um altimetro e disseram me ke o google earth tem a altitude correcta,bastando por o rato no sitio onde queremos e embaixo aparece a altitude.O problema é que a altitude nao corresponde a altitude dada pelo gps...é que o google earth da 118 metros na minha casa e o gps da 135..e o erro do gps é de 4 metros.ja experimentei na serra da estrela e no ponto maximo so da 1989 metros...obrigado desde já.

Os dispositivos de GPS fazem o cálculo de altitude com base numa triangulação dos satelites que cobrem a área onde está, estando sujeito a uma margem de erro assinalável. Já o Google Earth dá-te a altitude baseada em levantamentos topográficos ou nas leituras efectuadas com satelites.
 

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
Os dispositivos de GPS fazem o cálculo de altitude com base numa triangulação dos satelites que cobrem a área onde está, estando sujeito a uma margem de erro assinalável. Já o Google Earth dá-te a altitude baseada em levantamentos topográficos ou nas leituras efectuadas com satelites.

Entao posso calibrar o altimetro pelo google earth nao é?encontrei num site o seguinte excerto:
"He went on to say that the best way to calibrate an altimeter watch is to adjust your reference altitude on a regular basis–daily if you want it as accurate as possible. The best way to know your exact altitude anywhere in the world is by using Google Earth. Google Earth provides the most accurate altitude readings by searching and clicking in your exact location..."
Sendo assim vou calibra-lo.
Obrigado pela ajuda.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Google Earth também não é muito certo, vejo pela minha casa, onde tem uns bons 20/30 metros de erro. Uma solução costuma ser recorrer a cartas do Instituto Geográfico do Exército.
 

Breitling

Cirrus
Registo
13 Abr 2008
Mensagens
44
Local
Espanha
Google Earth toma como banco de dados de alturas o projeto SRTM da NASA, que mede elevações por meio de radar. Isto quer dizer que em zonas planas a exatidão será boa, mas em cidades o valor que tomada é o dos telhados dos edifícios, com o erro que vocês podem imaginar.

E o GPS oferece altitudes muito díspares dependendo das geometrias dos satélites no céu, uns dias dará uma altitude, outros outra. Para que o GPS de dados confiáveis é preciso fazer várias medições em dias diferentes e calcular o valor meio de todas elas. Certamente com uma boa visão do céu.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O Google Earth não é totalmente fiável em relação às altitudes. Na minha casa, que fica numa rua a subir pronunciadamente na direcção a este, o Google Earth, mete-a a descer nesse sentido. Não sei se ainda está assim, mas há uns tempos estive a ver Gibraltar, e havia zonas de mar que tinham cotas perto dos 40 m.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
entao nao sei como fazer... vou a praia e calibro-o a zero metros :(

Ou por exemplo num marco geodésico, qualquer local onde saibas a altitude exacta serve. Procura na Net por calibrar altímetro GPS que encontras alguns fóruns de BTT, etc, com dicas e ficheiros com informação útil para isso.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Na posição da minha casa a Google Earth mede a altitude com bastante exactidão.

A margem de erro será mínima, visto que indica 30m e deverá tratar-se dessa mesma altitude, pois a distância de minha casa ao Tejo é relativamente baixa.

Em comparação com outros sistemas a diferença até é bastante pequena, mesmo tratando-se de uma zona de algum declive devido à proximidade com o rio.

Alguns sistemas GPS são pouco sensíveis às diferenças de altitude e bastante generalistas e erram bastante nalgumas zonas.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Na posição da minha casa a Google Earth mede a altitude com bastante exactidão.

A margem de erro será mínima, visto que indica 30m e deverá tratar-se dessa mesma altitude, pois a distância de minha casa ao Tejo é relativamente baixa.

Em comparação com outros sistemas a diferença até é bastante pequena, mesmo tratando-se de uma zona de algum declive devido à proximidade com o rio.

Alguns sistemas GPS são pouco sensíveis às diferenças de altitude e bastante generalistas e erram bastante nalgumas zonas.


A altitude de minha casa anda à ronda de 490m, que é a altitude que o Google Earth dá...

Em comparação a muitos sistemas de GPS, o Google Earth é o melhor!:p
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O Google Earth na minha opinião não é fiável. Vejamos o meu exemplo: segundo o programa, o meu prédio fica numa zona com uma elevação de 24-25 metros.

Se subir mais um pouco até Santa Marta do Pinhal, o google earth acusa também uma elevação de 24-25 metros. :confused:

Melhor do que ninguém, o Mr Phillip sabe que Santa Marta fica sem dúvida alguma numa zona mais alta que a zona onde habito.

Logo, e se estou certo, existe uma margem de erro.

Para terem uma melhor ideia coloquei aqui esta foto (pode não ser bem perceptível mas foi a única que encontrei).

santamarta.jpg


A zona de Corroios é a parte baixa, constituída na sua maior parte por pequenas casas e vivendas. Santa Marta do Pinhal vê-se ao fundo, constituída por grandes filas de prédios (rosa, amarelos, etc).
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
O Google Earth na minha opinião não é fiável. Vejamos o meu exemplo: segundo o programa, o meu prédio fica numa zona com uma elevação de 24-25 metros.

Se subir mais um pouco até Santa Marta do Pinhal, o google earth acusa também uma elevação de 24-25 metros. :confused:

Melhor do que ninguém, o Mr Phillip sabe que Santa Marta fica sem dúvida alguma numa zona mais alta que a zona onde habito.

Logo, e se estou certo, existe uma margem de erro.

Para terem uma melhor ideia coloquei aqui esta foto (pode não ser bem perceptível mas foi a única que encontrei).

santamarta.jpg


A zona de Corroios é a parte baixa, constituída na sua maior parte por pequenas casas e vivendas. Santa Marta do Pinhal vê-se ao fundo, constituída por grandes filas de prédios (rosa, amarelos, etc).

Exacto!
O Google Earth terá que ser visto, no que respeita à altitude, como meramente indicativo, embora muito próximo da realidade.
O meu prédio, pelo Google Earth, fica a 24-25m de altitude...
Corroios, a zona baixa pelo menos, fica numa cota de 0 ou até menos, em alguns pontos, pelo que a altitude de ambas as zonas não é idêntica, de facto, ao contrário do que sugere o programa.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Em algumas montanhas e Serras no Google Earth o valor da altitude indicado é mais baixo do que a realidade, Isto acontece na Serra da Estrela;)
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)