1. O IPMA procura ajuda para calibrar um produto de radar com os relatos dos membros! Mais informações.
    Seguimento Meteorológico: Litoral Norte | Interior Norte e Centro | Litoral Centro | Sul | Açores e Madeira | Livre
    Previsões: Curto prazo: até 3 dias | Médio prazo: até 2 semanas | Longo prazo: mensal e sazonal    (Regras e links úteis nos 1ºs posts)
     Twitter |  Facebook | Avisos IPMA/Alertas ANPC

Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Abril 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por stormy 29 Mar 2011 às 14:29.

  1. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,113
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    Regras deste tópico:

    ->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
    ->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


    Aviso MeteoPT
    As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
    Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
     
  2. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,496
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Alertas de vento para hoje, excepto o Algarve que é de ondulação forte.

    [​IMG]
     
  3. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,763
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

    [​IMG]
    Fonte: Wetter3.de

    O estado do tempo em Portugal Continental está condicionado pela conjugação de um núcleo depressionário em altitude centrado a noroeste de Marrocos, que se manifesta à superfície sobre o norte de África, e um anticiclone localizado sobre os Pirenéus, gerando um forte gradiente de pressão sobre a Península Ibérica.
    Assim, Portugal Continental está sob o efeito de uma corrente moderada a forte de ar muito seco e quente, proveniente de sueste e que na sua trajectória arrasta partículas de poeiras originárias do deserto do Sara e que se encontram em suspensão na atmosfera, responsáveis pela nebulosidade média e alta que se tem feito sentir, particularmente nas regiões do centro e do sul, não sendo previsível a ocorrência de precipitação.
    Atenção especial ao vento, moderado a forte, com rajadas, em especial nas terras altas das regiões do centro e sul; também o mar tenderá a apresentar-se alteroso, com ondulação significativa, especialmente no litoral do Algarve e da costa oeste, a sul do Cabo Espichel.
    A situação tenderá a evoluir durante a segunda metade de Quarta-feira, quando o núcleo depressionário em altitude for embebido por uma depressão em formação entre o Arquipélago dos Açores e a Península Ibérica, o que levará à diminuição da intensidade do vento em Portugal Continental.
     
  4. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,763
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    A PARTIR DE SÁBADO: Tempo fresco !

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    CopyRight @ ECMWF

    O dia de Sexta-feira continuará a ser um dia bastante quente para esta época do ano, com valores de temperatura mínima e máxima a ultrapassarem largamente os valores normais para o mês de Abril, devido aos ventos do quadrante sul.
    A partir de Sábado haverá uma descida de temperatura, com a rotação do vento, primeiro para quadrante oeste e depois para o quadrante norte. Esta descida de temperatura deverá ser bastante acentuada nalguns locais, nomeadamente do litoral oeste das regiões do norte e centro de Portugal Continental.
     
  5. AndréFrade

    AndréFrade
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Jun 2009
    Mensagens:
    4,550
    Local:
    Montijo
    Todo o país está em alerta amarelo de Aguaceiros, por vezes fortes. Condicoes para ocorrencia de trovoada. E o algarve também de agitação maritima.

    [​IMG]

    O alerta entre em vigor a partir das 15h da tarde .
     
    Collapse Signature Expand Signature
  6. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,763
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Previsão de precipitação e campos de pressão atmosférica (Modelo ECMWF)

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    ECMWF
     
  7. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,763
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    ALERTA: Condições Meteorológicas Adversas – Precipitação Intensa

    De acordo com as últimas informações do Instituto de Meteorologia, devido a uma situação de grande instabilidade associada a uma depressão localizada sobre o Atlântico, a próxima semana será caracterizada por grande instabilidade, com ocorrência de aguaceiros que poderão ser pontualmente fortes, havendo a possibilidade de ocorrência de trovoadas na generalidade do território nacional.
    Particularmente a partir do final do dia de hoje, 18ABR e durante o dia de amanhã, 19ABR, podem ocorrer aguaceiros que localmente poderão atingir, ou mesmo superar, os 10 mm/h ou 30 mm/6h.
    A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada de algumas medidas de precaução, relativamente a:
    ·Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
    ·Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
    .Possibilidade de inundação, por transbordo de linhas de água, em zonas historicamente mais vulneráveis;
    ·Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.
    Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos. A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução, tomando especial atenção:
    1.Às informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, mantendo-se atentos à situação;
    2.À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas;
    3.A adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água ou gelo nas vias ou com a redução da visibilidade e
    4.Ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
    A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Instituto de Meteorologia, os Agentes de Protecção Civil e demais entidades relevantes para a situação em apreço, emitindo os Comunicados Técnicos Operacionais que se julguem necessários.

    Alerta Azul

    Existência de condições para ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais. O dispositivo de Protecção Civil e Socorro reforça a monitorização, intensificando as acções preparatórias para as tarefas de redução dos efeitos negativos dos eventos previstos. As pessoas devem manter-se informadas sobre o evoluir da situação.

    Fonte: ANPC
     
  8. Chasing Thunder

    Chasing Thunder
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    13 Mai 2008
    Mensagens:
    4,285
    Local:
    Couço
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página