Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Abril 2011

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

06_04_2011_00h00.JPG

Fonte: Wetter3.de

O estado do tempo em Portugal Continental está condicionado pela conjugação de um núcleo depressionário em altitude centrado a noroeste de Marrocos, que se manifesta à superfície sobre o norte de África, e um anticiclone localizado sobre os Pirenéus, gerando um forte gradiente de pressão sobre a Península Ibérica.
Assim, Portugal Continental está sob o efeito de uma corrente moderada a forte de ar muito seco e quente, proveniente de sueste e que na sua trajectória arrasta partículas de poeiras originárias do deserto do Sara e que se encontram em suspensão na atmosfera, responsáveis pela nebulosidade média e alta que se tem feito sentir, particularmente nas regiões do centro e do sul, não sendo previsível a ocorrência de precipitação.
Atenção especial ao vento, moderado a forte, com rajadas, em especial nas terras altas das regiões do centro e sul; também o mar tenderá a apresentar-se alteroso, com ondulação significativa, especialmente no litoral do Algarve e da costa oeste, a sul do Cabo Espichel.
A situação tenderá a evoluir durante a segunda metade de Quarta-feira, quando o núcleo depressionário em altitude for embebido por uma depressão em formação entre o Arquipélago dos Açores e a Península Ibérica, o que levará à diminuição da intensidade do vento em Portugal Continental.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
A PARTIR DE SÁBADO: Tempo fresco !

Carta1.JPG


Carta2.JPG


Carta3.JPG


CopyRight @ ECMWF

O dia de Sexta-feira continuará a ser um dia bastante quente para esta época do ano, com valores de temperatura mínima e máxima a ultrapassarem largamente os valores normais para o mês de Abril, devido aos ventos do quadrante sul.
A partir de Sábado haverá uma descida de temperatura, com a rotação do vento, primeiro para quadrante oeste e depois para o quadrante norte. Esta descida de temperatura deverá ser bastante acentuada nalguns locais, nomeadamente do litoral oeste das regiões do norte e centro de Portugal Continental.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
ALERTA: Condições Meteorológicas Adversas – Precipitação Intensa

De acordo com as últimas informações do Instituto de Meteorologia, devido a uma situação de grande instabilidade associada a uma depressão localizada sobre o Atlântico, a próxima semana será caracterizada por grande instabilidade, com ocorrência de aguaceiros que poderão ser pontualmente fortes, havendo a possibilidade de ocorrência de trovoadas na generalidade do território nacional.
Particularmente a partir do final do dia de hoje, 18ABR e durante o dia de amanhã, 19ABR, podem ocorrer aguaceiros que localmente poderão atingir, ou mesmo superar, os 10 mm/h ou 30 mm/6h.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada de algumas medidas de precaução, relativamente a:
·Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
·Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
.Possibilidade de inundação, por transbordo de linhas de água, em zonas historicamente mais vulneráveis;
·Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.
Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos. A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução, tomando especial atenção:
1.Às informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, mantendo-se atentos à situação;
2.À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas;
3.A adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água ou gelo nas vias ou com a redução da visibilidade e
4.Ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Instituto de Meteorologia, os Agentes de Protecção Civil e demais entidades relevantes para a situação em apreço, emitindo os Comunicados Técnicos Operacionais que se julguem necessários.

Alerta Azul

Existência de condições para ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais. O dispositivo de Protecção Civil e Socorro reforça a monitorização, intensificando as acções preparatórias para as tarefas de redução dos efeitos negativos dos eventos previstos. As pessoas devem manter-se informadas sobre o evoluir da situação.

Fonte: ANPC