Análise Modelos e Alertas Oficiais - Outubro 2009

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Chuva e vento em 11 distritos a partir desta noite

A Protecção Civil alertou que a partir da noite desta segunda-feira o território continental português será fustigado com chuva por vezes forte e vento, verificando-se uma «alteração súbita das condições meteorológicas».

«Segundo informação do Instituto de Meteorologia, a partir do início da noite de hoje Portugal Continental será influenciado por um sistema frontal que irá provocar chuva por vezes forte, no litoral Norte e Centro, vento com rajadas que podem atingir os 80 km/hora e agitação marítima na costa ocidental a Norte do Cabo Carvoeiro, que pode atingir os cinco metros», refere a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) em comunicado.

«Para quarta e quinta-feira espera-se queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela», acrescenta a ANPC.

Assim, a ANPC declarou o alerta azul [o último numa escala de quatro] para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco até às 12:00 horas de terça-feira.

DD
 
gfspiv10m036.png


gfspiprec036.png
 
Amanhã está prevista uma pequena ciclogénese muito rápida entre uma massa de ar quente húmida e outra fria e que se move a grande velocidade de Oeste para Leste que é responsável pelos valores de vento que o GFS tem ditado nas últimas saídas. A temperatura aos 850hpa mostra valores altos até um pouco anómalos associados ao sector quente desta perturbação que à superfície não se reflecte muito autonomamente da depressão a norte mas o suficiente para gerar o vento previsto, parece contudo ser uma perturbação razoável nos níveis médios. Onde o gradiente de pressão mais se comprime deverá à partida ocorrer uma linha de instabilidade associada a ventos fortes. O GFS não mostra precipitação significativa, apenas na Galiza, mas parece difícil crer que ao longo deste provável eixo de instabilidade não possam ocorrer episódios significativos. Amanhã veremos o que se passará, parece uma situação interessante de seguir. Em contrapartida dá-me a ideia que a fulgurante entrada de ar quente vinda de oeste mata prematuramente um pós frontal frio que até há dias atrás me pareceu mais duradouro.

Vento/Pressão

gfs.gif


Precipitação

gfspiprec030.png



Temperatura 850hPa

850.gif
 
Comando Naval encerra cinco barras marítimas devido ao mau tempo

As barras marítimas de Póvoa de Varzim, Douro, Caminha, Vila Praia de Âncora e S. Martinho do Porto estão hoje encerradas à navegação devido à forte ondulação do mar, de acordo com informação do Comando Naval.

Segundo a mesma fonte, as barras de Figueira da Foz, Aveiro e Nazaré encontram-se condicionadas.

A barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento inferior a onze metros e a de Aveiro está encerrada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

Também a barra marítima da Nazaré está fechada a embarcações com calado inferior a quatro metros.

As restantes barras do Continente, Madeira e Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionante.

A costa de Portugal Continental está hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de ondulação forte, num dia em que, a partir da tarde, se esperam aguaceiros e vento forte, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Na costa ocidental, a ondulação poderá alcançar os seis metros de altura, enquanto na costa sul pode chegar aos quatro metros.

Quanto às previsões meteorológicas, nas regiões do Norte e Centro aguardam-se aguaceiros por vezes fortes, em especial a partir do meio da tarde.

O vento deverá aumentar de intensidade durante a tarde, soprando com rajadas que podem ir até aos 80 quilómetros por hora no litoral e aos 110 quilómetros por hora nas terras altas.

Na região Sul prevêem-se aguaceiros e vento forte com rajadas de 80 quilómetros por hora nas terras altas.

Em todo o território continental há possibilidade de ocorrência de trovoadas e a temperatura deverá descer.

Para hoje são esperados 17 graus Celsius no Porto, 15 em Lisboa e 20 em Faro. Guarda será a cidade mais fria, com 9 de máxima.

Nas ilhas, o céu deverá apresentar-se encoberto mas com abertas, podendo ocorrer aguaceiros fracos na Madeira, nas encostas viradas a norte.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil mantém accionado o alerta azul, o menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de precipitação, vento forte e agitação marítima.

SIC
 
showforecast.cgi


A level 1 was issued for Portugal and Spain mainly for severe wind gusts and tornadoes.

... Portugal, Spain...

Level 1 is enlarged and shifted over much of the Iberian penninsula. Models now point to the scenario of a marginal instability belt ahead of the rapidly moving cold front and very strong environmental wind shear, with values over 15 m/s in 0-1 km. Strong synoptic-scale forcing will support generation of a strongly forced convective line with threat of severe wind gusts, as windspeeds at 850 hPa level will reach more than 25 m/s. At the same time, SREH values over 400 J/kg, low LCLs and very high LLS point to the risk of tornadoes, in case that embedded circulations develop within the line.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.