Análise Modelos e Alertas Oficiais - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Chuva e vento em 11 distritos a partir desta noite

A Protecção Civil alertou que a partir da noite desta segunda-feira o território continental português será fustigado com chuva por vezes forte e vento, verificando-se uma «alteração súbita das condições meteorológicas».

«Segundo informação do Instituto de Meteorologia, a partir do início da noite de hoje Portugal Continental será influenciado por um sistema frontal que irá provocar chuva por vezes forte, no litoral Norte e Centro, vento com rajadas que podem atingir os 80 km/hora e agitação marítima na costa ocidental a Norte do Cabo Carvoeiro, que pode atingir os cinco metros», refere a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) em comunicado.

«Para quarta e quinta-feira espera-se queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela», acrescenta a ANPC.

Assim, a ANPC declarou o alerta azul [o último numa escala de quatro] para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco até às 12:00 horas de terça-feira.

DD
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
gfspiv10m036.png


gfspiprec036.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Amanhã está prevista uma pequena ciclogénese muito rápida entre uma massa de ar quente húmida e outra fria e que se move a grande velocidade de Oeste para Leste que é responsável pelos valores de vento que o GFS tem ditado nas últimas saídas. A temperatura aos 850hpa mostra valores altos até um pouco anómalos associados ao sector quente desta perturbação que à superfície não se reflecte muito autonomamente da depressão a norte mas o suficiente para gerar o vento previsto, parece contudo ser uma perturbação razoável nos níveis médios. Onde o gradiente de pressão mais se comprime deverá à partida ocorrer uma linha de instabilidade associada a ventos fortes. O GFS não mostra precipitação significativa, apenas na Galiza, mas parece difícil crer que ao longo deste provável eixo de instabilidade não possam ocorrer episódios significativos. Amanhã veremos o que se passará, parece uma situação interessante de seguir. Em contrapartida dá-me a ideia que a fulgurante entrada de ar quente vinda de oeste mata prematuramente um pós frontal frio que até há dias atrás me pareceu mais duradouro.

Vento/Pressão

gfs.gif


Precipitação

gfspiprec030.png



Temperatura 850hPa

850.gif
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Comando Naval encerra cinco barras marítimas devido ao mau tempo

As barras marítimas de Póvoa de Varzim, Douro, Caminha, Vila Praia de Âncora e S. Martinho do Porto estão hoje encerradas à navegação devido à forte ondulação do mar, de acordo com informação do Comando Naval.

Segundo a mesma fonte, as barras de Figueira da Foz, Aveiro e Nazaré encontram-se condicionadas.

A barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento inferior a onze metros e a de Aveiro está encerrada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

Também a barra marítima da Nazaré está fechada a embarcações com calado inferior a quatro metros.

As restantes barras do Continente, Madeira e Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionante.

A costa de Portugal Continental está hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de ondulação forte, num dia em que, a partir da tarde, se esperam aguaceiros e vento forte, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Na costa ocidental, a ondulação poderá alcançar os seis metros de altura, enquanto na costa sul pode chegar aos quatro metros.

Quanto às previsões meteorológicas, nas regiões do Norte e Centro aguardam-se aguaceiros por vezes fortes, em especial a partir do meio da tarde.

O vento deverá aumentar de intensidade durante a tarde, soprando com rajadas que podem ir até aos 80 quilómetros por hora no litoral e aos 110 quilómetros por hora nas terras altas.

Na região Sul prevêem-se aguaceiros e vento forte com rajadas de 80 quilómetros por hora nas terras altas.

Em todo o território continental há possibilidade de ocorrência de trovoadas e a temperatura deverá descer.

Para hoje são esperados 17 graus Celsius no Porto, 15 em Lisboa e 20 em Faro. Guarda será a cidade mais fria, com 9 de máxima.

Nas ilhas, o céu deverá apresentar-se encoberto mas com abertas, podendo ocorrer aguaceiros fracos na Madeira, nas encostas viradas a norte.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil mantém accionado o alerta azul, o menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de precipitação, vento forte e agitação marítima.

SIC
 

ruka

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
325
Local
Porto (Boavista)
showforecast.cgi


A level 1 was issued for Portugal and Spain mainly for severe wind gusts and tornadoes.

... Portugal, Spain...

Level 1 is enlarged and shifted over much of the Iberian penninsula. Models now point to the scenario of a marginal instability belt ahead of the rapidly moving cold front and very strong environmental wind shear, with values over 15 m/s in 0-1 km. Strong synoptic-scale forcing will support generation of a strongly forced convective line with threat of severe wind gusts, as windspeeds at 850 hPa level will reach more than 25 m/s. At the same time, SREH values over 400 J/kg, low LCLs and very high LLS point to the risk of tornadoes, in case that embedded circulations develop within the line.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.