Regras deste tópico: Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões Aviso MeteoPT As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia ou outras entidades com essa função. Previsão do Estofex para sábado Previsão IM Análise CEAMET
E enquanto a "Gertrudes" , já moribunda e em últimos estertores até amanhã acaba por ter desiludido pelas razões já sobejamente analisadas aqui no Forum, eis-nos agora em vésperas de entrarmos em pausa anticiclónica,em calmaria saomartinhesca e em tédio meteorológico. Os principais modelos apontam para isso mesmo. Quer o ECMWF, [/URL] [/IMG] quer o GFS [/URL] [/IMG] para 200 horas indicam quase o mesmo e quando assim é, as previsões, ainda que para tão largo horizonte, ganham sustentabilidade. Neste contexto, vai este tópico passar por dificuldades já que pouco haverá a acrescentar tal a normalidade e a estabilidade meteorológica que se avizinha já a partir de quinta-feira. O GFS ainda prevê os resquícios de uma frente em dissipação na sexta-feira que poderá provocar chuva fraca no noroeste [/URL] [/IMG] Mas depois, o Anticiclone dos Açores impedirá até essas pequenas veleidades. Resta-nos aguardar e fazer votos para que o Anticiclone não venha para muito tempo , que isto assim "estávelzinho da silva" não tem graça nenhuma.
Nos próximos dias iremos assistir a um acalmar da situação a nivel de instabilidade, tudo isto devido ao anticiclone dos Açores, que irá posicionar-se por cima de Portugal, com prolongamento até aos Açores e um pouco mais, isto vai levar a que deixei de haver possibilidade de haver precipitação, mas sim, corrente de Oeste e a possibilidade de aparecimentos de nevoeiros. As temperaturas poderão começar a subir já a partir de de amanhã, essencialmente as máximas. Quanto ao vento irá manter-se de norte/noroeste, consoante o posicionamento do anticiclone dos Açores, mais para norte (intenseficando) ou sul (diminuindo).
Resta-nos portanto 48h para possíveis surpresas meteorológicas. E para esse período, o GFS aponta para a seguinte quantidade de precipitação: O wetteronline: O IM, aponta na previsão descritiva para o Continente, cotas de neve aos 1100m. Quarta-feira, chega então a monotonia:
Esta é daquelas situações que a longo prazo, em que os modelos divergem muito(natural). Vou pôr os modelos mais vistos GFS e ecmwf, onde a diferença que se vê é na colocação das Altas pressões, muito importante, pois poderá definir a entrada de uma depressão sobre a peninsula ibérica. GFS das 180 horas ECMWF das 180 horas Diga-se que a colocação das isobaras no gfs não são muito logicas e mesmo a posição em latitude das altas pressões.
Nesta ultima run(12) temos modelos pr apontar uma situação de bloqueio anticiclonico mas com o respectivoi anticiclone posicionado numa situação que favorece a fromação de nevoeiros, irei pôr uma dessas situações com altas pressões na peninsula ibérica. Pode-se ver que nenhuma isobara é traçada, e nesta altura do ano com as noites maiores que os dias, isso irá favorecer a fromação de nevoeiros de radiação.
Previsões para PORTUGAL CONTINENTAL Aguaceiros em geral fracos para esta noite, e amanhã de manhã. Depois só voltamos a ter chuva na 5ª e 6ª Feira, em forma de períodos de chuva ou aguaceiros mas que não serão nada de especial. Após isto entraremos no "VERÃO DE S. MARTINHO" durante o qual vamos ter tempo seco e uma subida das temperaturas.
Após os resquícios frontais apontados para 5ª e 6ª, o padrão será de estabilização. A análise dos 3 principais modelos a 120 horas (run's do GFS e NOGAPS das 6z e ECM das 0z), são harmoniosas entre si quanto ao cenário a médio prazo: NOGAPS: GFS: ECM: Ou seja, dias estáveis definitivamente a caminho, quanto à sua duração isso veremos...
Se exceptuarmos o NOGAPS , os modelos vão confirmando aquilo que já se temia: Tempo anticiclónico para toda a semana que vem , primeiramente com o A centrado no Mediterrâneo central que provocará aqui temperaturas relativamente amenas e até a eventual precipitação fraca outra vez no sítio do costume,(Litoral Noroeste),alternando com dias de céus quase limpos e depois a partir de quarta/quinta com o A agora centrado a Noroeste da Ibéria, a descida das temperaturas será o factor a ter mais em conta. [/URL] [/IMG] Assim escreve O ECMWF europeu. Não se distancia muito o GFS: [/URL] [/IMG] A sintonia é evidente e assim sendo,parece não quedarem dúvidas quanto ao que nos espera proximamente. Claro que se avançarmos mais um pouco as divergências surgem e também é verdade que, mesmo esta sintonia poder-se-á desfazer já amanhã. Mas dando crédito às últimas actualizações concluir-se-á que aqueles que gostam de tempo revolto, irão ter que esperar,pelo menos uma semana (ou mais). Aguardemos. Que remédio!
Impressionante bloqueio anticiclonico, que nos apresentam os modelos é no ecmwf que se poderá ver melhor, e como é esse bloqueio, é representado na alta atmosfera. Irei apresentar o mapa dos 500 hp, para verificar o alto valor de geopotencial sobre a area circundante da peninsula ibérica.
No Olho da vastidão calmarenta... É assim que nos encontraremos a partir de quarta/quinta. No olho da vasta calmaria ao nosso redor: [/URL][/IMG] [/URL][/IMG] Depois de alguma precipitação ainda prevista para o dia de S.Martinho, por terras do Noroeste,(onde haveria de ser?), vereis a reacção desmesurada do santo ameaçado: Ah é assim? Quem se mete comigo , leva: -Instalar-me-ei pelos vossos condados com armas e bagagens e pra que saibem, sem data de saída. O que vale, é que nós sabemos quão efémeras são por vezes estas eloquências na previsão meteorológica. Sabemos que vamos estar no centro da "calmaria". Ainda bem que não sabemos por quanto tempo. Mas que tem contornos de durabilidade, ai isso tem.
Apesar de no Continente e na Madeira reinar a pasmaceira meteorológica, nos Açores, a situação é completamente inversa. É esperada bastante precipitação para as próximas horas. Pelo menos até ao final do dia de hoje, o grupo ocidental e central dos Açores, encontram-se em Alerta amarelo, devido à possibilidade de precipitação forte. Para o Continente, espera-se a passagem de uma superfície frontal, para terça-feira, que deverá afectar essencialmente o Noroeste do território.
A semana começa então com a chuva nos Açores, que poderão ser localmente fortes devido a núcleos convectivos que vão rondar o grupo central e oriental. A localização da chuva mais forte terá que ser seguida pelo satélite como é habitual nestas situações. Amanhã, dia de S.Martinho, a partir da madrugada chegará ao continente uma pequena frente associada à depressão nas ilhas britânicas. No pós frontal entrará também algum frio que poderá trazer alguma neve a cotas altas se houver precipitação. Precipitação GFS próximas 48 horas Precipitação ECMWF/IM próximas 48 horas Segue-se com bastante probabilidade então vários dias de estabilidade, talvez até ao dia 19, no que será então o nosso Verão de S.Martinho deste ano embora as temperaturas máximas sejam modestas e dificilmente o qualifiquem como Verão, mesmo de S.Martinho.