Análise Modelos, Previsão e Alertas - Novembro 2008

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Estive agora a ver a saida das 12h da AEMET-HIRLAM e quase que posso dar cota 0 na costa Galega até ao Porto (mais ou menos não é exacto, incluindo a zona do Minho, claro). Para mim existem mais de 80% de probabilidades de tal suceder. Temperaturas no intervalo de -34 a -38 (intervalo... deverão rondar os -35 a -36), geopotencial á volta dos 532 em 500hpa e temperaturas de -2 a -7 (intervalo... deverão rondar os -3 a -4) com um geopotencial por volta dos 132 em 850hpa. Acompanhado disto existe forte probabilidade de precipitação.
Olhando a diferentes meteogramas também podemos tirar estas conclusões, mas geralmente gosto de olhar para o HIRLAM, é mais formatado para a penisula ibérica.

É possível que tal venha a ocorrer em outras localidades, tudo depende da dinámica da atmosfera, mas as probabilidades aí serão bem mais baixas.

Atenção: Estes são calculos muito gerais, existem muitas outras variáveis que deveriam ter entrado na análise, como por exemplo a humidade relativa, que não inclui.

P.S: Para consulta dos dados podem ver aqui http://www2.aemet.es/web/infmet/modnum/hirlam.html Não os coloquei aqui por serem muito exaustivos.
 


Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Prevê-se uma Terça bem fresca

meteo1.jpg