Análise Modelos, Previsão e Alertas - Outubro 2008



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Além da descida da temperatura prevista o vento de nordeste parece que poderá soprar com certa intensidade acentuando mais a sensação de frio


airpressure.png
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Possivelmente os 1ºs flocos de neve da temporada nas terras altas do norte e centro. O aspecto dos modelos (quase todos) é bastante bom... :)

gfs3312ga7.png
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

...
mas a 200 horas, ... cá estaremos para validar ou não tal desenlace.
Para já alguma chuva avulsa no centro/sul.
Depois na terça, alguma a norte e descida das temperaturas.
Depois ? Verão de S.Martinho?
Há uns senhores do tempo que por ora vão dizendo que sim.

Parabéns aos modelos de previsão..
Isto, foi aqui dito há 4 dias atrás,com base nesses modelos de quem às vezes, tanto nos lamentámos.
Houve efectivamente chuva avulsa no centro sul, até com pontualidades extremas,depois na terça que é hoje, vai chover (choveu) ,(ainda não , mas vai),com descida das temperaturas, sobretudo a norte,e a partir de quinta, recuperação acentuada das mesmas com circulação fraca de Leste e dias de sol.
Nenhuma surpresa até ao 6º,7º dia (mesmo as excepções estavam previstas)...
Parabéns à perfomance de tal alcance.
Verão de S.Martinho? questionava-se na altura.
Não podiam ver mais .
Parece que a 28, agora, até onde a nossa vista alcança, ( e os vários modelos continuam convergentes,mesmo a médio prazo) acabará este mini-Verão de S.Martinho que aí vem, depois da lufada de ar fresco/frio/humido que já está à porta.
Depois de 28,uma eternidade!!!
mas uma tendência forte:
Olá agreste Outono.
Despede-te lá do teu vizinho Verão...
Daqui a nada é Novembro e tu ainda andas de braço dado com ele...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Análise simples da possibilidade de neve pela run das 0z do GFS, para as 0h de amanhã:

Temp- 850 hpa (ap. 5ºC)


Temp - 500hPa (ap. -15ºC)


Para estes valores e segundo a tabela que utilizo a cota de neve estaria nos 1835m, o que (se se verificar precipitação) indica queda de neve apenas na zona da Torre na Estrela. Ás 6h parece haver uma ligeiríssima descida do valor a 500hPa, mas que não se deve traduzir numa grande redução da cota de neve.

Obviamente que isto é apenas uma projecção ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Bom continuando a análise enfadonho dos modelos que parecem que convergem todos para o mesmo ... ou seja para esta seca de Outono, e tal como eu referia depois desta amostra de sistema frontal virá o D. Martinho I e II, e antes que a minha mensagem seja movida ou apagada sei lá pra onde .. e pensem que estou falando em castanhas segue-se um exemplo do que vai ser os próximos dias e muito provavelmente este Outono !!



rtavn1321tr0.png


Edit: Se não verem a imagem então está aqui o link:
http://www.westwind.ch/?link=gfsm,http://www.wetterzentrale.de/pics/Rtavn,.png,1321,1381,1441,1501,1561,1621,1681,1741,1801
Linda não acham ... até parece que estamos no Verão !!

Virá o frio ... não me parece que até ao fim do mes este esteja presente ...
parece-me antes que virá mas é o Verão de S. Martinho que este ano será antes ... !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

A previsão das mínimas e máximas do Meteoblue/NNM de amanhã até Domingo, escala 0-30ºC.

mb-1.jpg