Análise Modelos, Previsão e Alertas - Outubro 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Muito parecidas as saídas 00z do GFS e do ECMFW até dia 31 Out/1 Novembro (uma semana) e já sem alguns exageros e coisas estranhas de ontem.

Comecemos pela entrada do frio com a descida do Jet ilustrada nesta animação do GFS, onde se pode observar primeiro a entrada, depois a curvatura que fará uma pequena depressão algures no sul da península e finalmente mais para a frente a formação de uma depressão algures a norte da pensínsula/ilhas britânicas.

jet-2.gif



Ora vejamos o comparativo dia a dia onde se notam boas semelhanças.
Primeiro a entrada fria com a descida do Jet

a-28.gif




A formação de uma depressão em altura com a curva em forte intensidade do Jet no sul da península reflectida na superficie com uns 1005/1010hmpa, com localização exacta ainda incerta a esta distância.

b-22.gif


Finlamente já muito para frente, a formação de uma depressão a norte da península ou ilhas britânicas, e aqui como é natural a tantos dias, as divergências já se começam a notar com o GFS a preferir a França como destino e o ECMWF a preferir uma coisa mais fraca no norte de Portugal.

c-7.gif



Quanto a neve, parece mais difícil agora, os globais continuam a mostrar essa possibilidade no pico do frio no nordeste (e serra obviamente) mas já sabemos que nesta situação sinóptica é complicado e nesta saída, falando do GFS, a ISO zero a sul de Lisboa por exemplo é um bocado enganadora pois a Iso -5 está bem lá em cima no sul das ilhas britâncias.

O que há de frustrante nesta situação se ela se confirmasse é que teríamos a tal depressão no sul que tantas vezes falta no Inverno a provocar precipitação pelo sul, mas nesta altura do ano o frio não deve chegar para surpresas.

Temp 850hPa/ Precipitação / Cota e Neve (GFS)

a-29.gif
b-23.gif
x-1.gif


A fase da depressão a norte já no final da análise que fiz, além de ser já muito longínquo, tudo indica que já não envolveria muito frio.

A situação continua a manter-se interessante para seguir e ainda há margem para muitos posts e cenários nos próximos dias.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Para o dia 31 de Outubro, o GFS, na run das 6h, prevê bastante precipitação espalhada de norte a sul do país, e ao longo de todo o dia.
Quanto a cotas de neve, é melhor ainda não se arriscarem números.

r4.gif


Certo, certinho, é o vendaval de norte que está para vir!
E com ele a agitação marítima.

Previsão para a praia do Guincho:

Vento.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Nesta carta para terça feira a circulação de Norte é bastante intensa, concerteza trará descida acentuada da temperatura, vento forte e aguaceiros de neve nos pontos mais altos das serras.Já ninguém nos livrará do frio resta saber que intensidade, frequência e localização terão as precipitações e isso só mais " em cima" do acontecimento.


brack3nt7.gif
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Quanto ao nosso INM coloca a fasquia alta

Previsão para 3ª Feira, 28 de Outubro de 2008

Períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir do
final da manhã.
Vento moderado a forte (30 a 40 km/h) de norte, soprando forte a
muito forte (40 a 60 km/h) no litoral oeste e nas terras altas, com
rajadas da ordem dos 90 km/h.
Possibilidade de ocorrência de aguaceiros até ao final da manhã, que
poderão ser de neve acima dos 1600 metros.
Descida de temperatura.

METEOROLOGISTAS: Cristina Simões/ Elvira Palma

Fonte:INM
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Noto o pessoal desanimado pela ultima run do GFS mas não se deixem enganar com uma saída porque o ECM continua muito bom e carrega muito na instabilidade principalmente chuvas fortes a partir do fim da semana alem da descida brusca das temperaturas a partir de terça, penso que o GFS na run das 18 vai voltar a mostrar esta depressão para o fim da semana... veremos...

ECMWF



O UKMO está bom também:

 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Cá está o que tinha dito o GFS mostra a tal depressão para o final da semana...Isto sim poderá nos dar animação quinta e sexta porque terça e quarta será apenas a queda de temperaturas e vento fortes de norte especialmente terça...


 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Esta é uma saída de sonho para todos nós.
É difícil que as peças se venham a movimentar como o GFS indica:



Ainda assim acredito mais no ECMWF que estará mais consistente e menos flutuante nestas ultimas actualizações .





A euforia continua ,pois então.
É que, já não falámos para cenários de 200 horas.
Já são só para metade.Isto parece que promete.
Bem sei que ainda há espaço para a desilusão, mas ,
como já disse o Vince, só há desilusão se a expectativa for alta.
Se olharmos só para esta última louca saida do GFS aí sim ,aí poderá haver grandes desilusões.
Mas olhando para o somatório dos modelos ,tudo indica que sim senhor,
que virá algo substancial de vento, frio e chuva.
Cotas de neve ainda é cedo para falar em tal , mas o IM na sua previsão para 9 dias coloca a fasquia nos 1600m 1º ,para depois baixar para os 1300mm a partir de quarta-feira até ao fim de semana.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ora bem, eu para manter a minha sanidade mental tinha decidido nem olhar para outras saídas sem ser a do meio dia e da meia noite, mas de qualquer forma não compro essa saída do GFS das 6z, com a depressão a noroeste a progredir para o interior da península. Se tivesse que apostar dinheiro na coisa, não apostava.

Inclino-me cada vez mais para o que ambos os grandes tinham na saída das 00z, que era isto. Depois de termos "perdido" aquela primeira depressão no sul da península e que dava cotas médias para sul e onde fez delirar um pouco o freemeteo, agora começo a pensar que se calhar até a outra depressão a norte/noroeste será mais fraca que algumas saídas ou ficará mais para o sul de França ou nordeste de Espanha e não no nosso noroeste.




Provavelmente para alguns será o tal cenário pessimista, para mim é um cenário interessante para o mês em que estamos. Algum frio e umas quantas frentes, que não fazem coincidir frio com chuva, mas não deixam de ser interessantes, afinal estamos a falar do final do mês de Outubro.

ECMWF/IM saída 00z
Precipitação e Temperatura 2 metros

ecm-18.gif


Mas é possível que o ECMWF regresse a uma depressão mais respeitável a noroeste, tem-na tido ate ontem, pode ser que regresse na saída das 12z.


Relativamente a esse cenário das 6z do GFS com a depressão a evoluir para o interior da península,

gfs-28.gif


situação mais interessante, mas noto que o frio também não é assim muito, com o nosso eterno dilema de termos precipitação sem frio e frio sem precipitação. Mas a situação seria interessante.

Temperatura aos 850hPa e Precipitação GFS saída 6z

anim-66.gif
prec-22.gif



Para finalizar chamo a atenção de todos que comecem também a olhar mais para o ECMWF, até aqui todos nos concentramos mais no GFS porque do outro não temos muitos dados, mas o nosso IM na secção das cartas tem dados como precipitação, temperatura 2m, geopotencial e ventos em diferentes níveis, tudo a partir do ECMWF saída das 00z e até às 114 horas. Não sei como o IM conseguiu isto, julgo que é caso único na Europa, mas há que aproveitar, os nossos vizinhos em Espanha também já descobriram esta "borla" do ECM via IM. Afinal não é tudo mau em Portugal ;)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Os modelos continuam a mostrar cenários bastante interessantes, resta-nos esperar que se mantenha assim...

gfs-7-84.png


O freemeteo, nesta sua última actualização, já não prevê uma descida tão grande das temperaturas. Noite de terça para quarta, mínima de 2,1ºC, sexta-feira máxima de 7,0ºC

Olhando para o meteoblue.

Mínimas de quarta-feira:
00SMINT_094.jpg
legende_temp.gif
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Todo norte e centro do país, encontra-se em alerta amarelo devido ao vento forte, que se irá sentir nos próximos dias vindo de norte.

O aviso entra em vigor a partir das 18h/20h do dia 27 de Outubro.

 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E já agora o enorme dilúvio que esta fantástica depressão do faz que chove e faz que neva prevê para os próximos dias ...


 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A análise do CEAMET, que são sempre interessantes de ler:

Nos encontramos a las puertas de importantes cambios para el conjunto de la Península, que sobrevienen fundamentalmente por la formación de la primera irrupción fría importante hasta la Península Ibérica, y que además se verá acompañada de bajas presiones y tiempo inestable, pudiéndose además registrar nevadas de consideración en todos los sistemas montañosos principales de la península, en ocasiones por encima de sólo 800 ó 1000mts. Esta situación se forma al subir de latitud en mitad del Atlántico el anticiclón de Azores, hacia el Norte, hasta conectarse con otro núcleo de altas presiones sobre Groenlandia, y formando un fuerte contraste de presión con una profunda borrasca que se encuentra en las costas de Escandinavia. Este gradiente de presión crea un fuerte flujo de vientos de Norte a Sur, que se origina en las Islas Spitzberg, en prácticamente el Océano Glacial Ártico, y que irá viajando de Norte a Sur hasta las Islas Británicas. Un primer frente frío, que va expandiendo esta masa fría hacia el Sur, también irá moviéndose más al Sur de las Islas británicas, hasta las propias latitudes peninsulares, mientras que las propias altas presiones que afectaban a la Península, se irán retirando hacia el Atlántico, conforme el anticiclón de Azores abandone su disposición Oeste-Este, hacia una disposición Norte-Sur. Esto abrirá las puerta a que mañana vaya entrando la masa fría sobre la Península de Norte a Sur, pero teniendo esta un mayor reflejo y repercusión en las capas medias y altas de la troposfera, donde mañana entrará por el Norte peninsular un potente embolsamiento de aire frío de hasta -30ºC a 5500mts. Esto creará también una acusada inestabilidad, y acabará formándose una borrasca en las inmediaciones de la Península que traerá precipitaciones a la mayor parte de esta, y que se mantendrá basculando de un lado a otro de la Península a lo largo de toda esta semana. Estos basculamientos harán que en la Comunidad Valenciana se vayan alternando a lo largo de la semana momentos con predominio de terrales y momentos con entradas marítimas y precipitaciones, de forma intermitente. Por tanto, la llegada de frío está asegurada, pero también es una situación que puede dar lugar a precipitaciones significativas sobre la Comunidad Valenciana en algunos días concretos, e incluso no se descarta alguna nevada en puntos montañosos altos del interior. De momento hoy aún es un día tranquilo en el conjunto de la península Ibérica, todavía con algunas nubes bajas, restos de la inestabilidad de días anteriores, en el litoral del Sureste, en tendencia a desaparecer. Sin embargo ya comenzará a irrumpir el frente frío por el tercio Norte-Noroeste peninsular, comenzando las primeras precipitaciones por aquí, y notándose ya aquí un descenso térmico importante a partir de la tarde o últimas horas. Sin embargo el resto de la Península todavía estará hoy al margen. Será ya mañana Martes, cuando el descenso térmico se vaya generalizando de Noroeste a Sureste, al tiempo que profundizándose, así como los chubascos se irán extendiendo al centro de la Península, e incluso a partir de la tarde ó últimas horas a la fachada mediterránea y la Comunidad Valenciana, al formarse una borrasca en las inmediaciones la Comunidad Valenciana, que puede también involucrar cierta participación marítima a la entrada de la irrupción fría, tras de entrar algo de Poniente mañana por la mañana.

http://www.gva.es/ceamet/previsiones/previsiones.html
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Devido às previsões de forte ondulação marítima
Capitania da Madeira recomenda regresso de embarcações aos portos

A Capitania do Porto do Funchal recomendou o regresso das embarcações aos portos de abrigo devido a um aviso de agitação marítima forte, emitido hoje pelo Instituto de Meteorologia.

A Capitania informa que as previsões até às 18h00 horas de terça-feira indicam "ondulação Norte de 3,5 metros, aumentando gradualmente para 4 e 5 e de 1 a 1,5 metros na costa Sul".

"Recomenda-se a todas as embarcações que tomem as devidas precauções e na costa Norte e costa Sul, a Oeste do Funchal, permaneçam nos portos de abrigo", conclui a nota da Capitania do Funchal.