Análise Modelos, Previsão e Alertas - Outubro 2008

Os modelos que geralmente se faz referencia ecmwf, gfs, nogaps estão todos sintonizados ao nivel das previsões mas só começam a divergir a partir das 156 h para o gfs ponho os mapas dos 500 para reparar nas diferenças.
A cunha do geopotencial elevado que se encontra nos Açores não é tão pronunciada como é mostrado mais abaixo no ecmwf , o que faz com o jet stream passe a latitude mais baixa, e nos possa trazer chuva.


ggggggggggggggggggj.png



Quanto ao ecmwf, a cunha acima referida vê-se o geopotencial elevado(acima referido)sobre os Açores(e é aqui que está a diferença) estendido na vertical até ao sul da Islandia, ora isso é um "porta" de bloqueio na posição onde está.



16255.gif



Quanto ao nogaps ponho a hora 168 pois e o mapa dos 300 hp para melhor entender, aqui vê-se o jet a latitude mais baixa mas que é "prejudicado" pelo emblosamento que se encontra mais a sul dos Açores(pois os sentidos de vorticidade interna são opostos)



ngp10500168ffffffffffffff.gif
 
Vou deixar a ondulação prevista para esta noite.


ps: devo salientar que no modelo em questão tem medidas em pés ,assim para transformar os valores no sistema métrico à que multiplicar por 0.3048





ngp10wav006ggg.gif
 
Ao verificar esta run(00) os modelos estão muito sintonizados nas suas previsões, algo que a acontecer, e com uma situação destas não é muito comum.

Ponho aqui o mapa dos 300hp do nogaps, e os dos 200 hp do gfs das 144 h


GFS


hemi5ff.png





NOGAPS


ngp10w30144ff.gif
 
A situação de ondulação na Madeira deverá ser interessante, e ser monotorizada.




mar_00_00_12_054ee.gif





mar_00_01_12_054ff.gif





ngp10wav054fff.gif
 
Previsão sexta-feira

Esta sexta-feira. Localizado em um mínimo baixo (Bas geopotential) perfil é altamente instável (CAPE + ou - 500 J / kg, um índice de corrente negativa vertical). Além disso, a situação é muito dinâmico, em altitude e com uma velocidade de cisalhamento vertical de presentes e uma muito rápida jacto sul do depressões. As regiões situadas em Lisboa, se sair Jet tem também controlá-lo.

É por isso que a região Alentejo será especialmente preocupada com um elevado risco de instabilidade associada a uma dinâmica marcada altitude. A formação de uma forte tempestade célula é possível. A formação de vórtice fenômeno não seja de excluir quer devido a esta dinâmica muito forte, pelo menos, tinham baixo sul da península.

portugal5za6.gif
 
As previsões para as proximas 144 horas nesta run(12), são muito semelhantes entre os 3 modelos numericos.
Vou colocar o mapa para os 500hp para verem as semelhanças, e donde está o emblosamento da depressão "Getrudes"



GFS

hemi1jjj.png



ECMWF

www.gif



nogaps

ngp10500144dd.gif


Verifica-se que a tendencia é a seguinte, o jet stream irá começar a ter uma componente para latitudes mais baixas, e assim sendo verificar-se-á o passar à "corrente de oeste", e que não é mais do que ventos de oeste a sudoeste e de temperaturas amenas, com periodos de precipitação à passagem de frentes.

Vou pôr o mapa dos 200 hp do gfs e do nogaps para as 180 horas que são ligeiramente semelhantes.



semttulod.jpg



ngp10w30180d.gif
 
Alertas do IM para as próximas horas:

Lisboa, Setubal, Beja e Faro - Alerta Amarelo devido à precipitação forte e agitação marítima.

Évora - Alerta Amarelo devido à precipitação forte.

Madeira - Alerta LARANJA devido ao vento muito forte nas terras altas.
Alerta amarelo devido à agitação marítima.


3-1.jpg


1.jpg


2-2.jpg
 
Bom dia :)

Fica aqui um mail que a porteçao civil me enviou

De acordo com a previsão do Instituto de Meteorologia, o território de Portugal Continental irá sofrer os efeitos de ventos intensos nos próximos dias, acompanhados pela diminuição das temperaturas, em especial das mínimas, e a queda de precipitação, que poderá ser em forma de neve em cotas acima dos 1300 metros

Assim, prevê-se na 6.ª feira (dia 31): Aguaceiros que serão de neve acima dos 1300 metros. Vento moderado de noroeste no litoral, até 35 km/h, soprando forte nas terras altas, até 40 km/h.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e autoprotecção e especial atenção:

*
Aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se atento à situação;
*
Ao fecho de portas e janelas assim como à arrumação de equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos;
*
À adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
*
À circulação em áreas arborizadas tendo especial cuidado com a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil continuará a acompanhar a situação em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia.

Com os nossos melhores cumprimentos / 73
ARVM-PCIVIL