Apagão Ibérico 28 Abril 2025

Excerto: "To ignite a completely dead network again, one essential thing is needed: plants that can start in black, that is, without receiving energy from anywhere else. Spain has identified five large hydroelectric jumps capable of doing this. However, and here is one of the great negligences that are coming to light, three of those five groups were stopped in scheduled maintenance, by business decision supervised by the administration. Only two were operational. That made the recovery much slower and weaker than it should be in a normal contingency plan.The result is that, after almost 10 hours, only 35% to 40% of the national supply has been recovered, and there are still large areas in the dark or under scheduled cuts.The situation reveals a very serious underlying problem:Spain is still an energy island: it only has 3% foreign exchange capacity compared to its total demand."...Cont:

Only two were operational.

Bem, se em Portugal surgiram criticas por só haver duas com essa função de black start, imagina então a dimensão de Espanha também só com duas.
Já agora, alguém sabe porque cá não pode haver mais visto que temos tantas barragens ? Implicará uma reserva mínima para esse efeito ou algo assim ?

Bem, se em Portugal surgiram criticas por só haver duas com essa função de black start, imagina então a dimensão de Espanha também só com duas.
Já agora, alguém sabe porque cá não pode haver mais visto que temos tantas barragens ? Implicará uma reserva mínima para esse efeito ou algo assim ?
A Espanha teve a ajuda da França e Marrocos e nós arrancamos com essas duas e autónomos de Espanha. Têm que ter capacidade para isso e em Portugal neste momento só temos essas duas, daí o governo querer alargar ao Alqueva e Alto Sabor, são aquelas com capacidade para tal. O responsável pela REN explicou isso no Telejornal da RTP1.

Tecnicamente, os tugas deviam exigir reparações aos espanhóis.

-> https://cinea.ec.europa.eu/news-eve...nts-biscay-gulf-interconnection-2025-04-15_en

The visit started on the French side, where the delegation visited the converter station site at Cubnezais, where civil works are ongoing and expected to be completed by the end of 2025.

As a cross-border link, the Biscay Gulf interconnection will strengthen energy security and grid stability on both sides. It is also a key enabler of greater renewable energy integration, supporting Europe’s climate and energy goals.

Once operational, the project (being delivered by Inelfe - a joint venture between Red Eléctrica and RTE) will double the electricity exchange capacity between France and Spain to 5,000 MW. That means cleaner, more secure, and more affordable power for millions of citizens, and enough to supply around 2 million households with emissions-free electricity every year, while avoiding 600,000 tonnes of CO₂ each year.

---
Sometimes the politics are difficult for a second reason – because imported electricity can imperil the finances of domestic plants. Until recently, France had been resistant to more interconnectors with Spain, because it would mean opening its market to cheap Spanish solar power. Commentators in Spain – and other countries – have suspected France is trying to protect its state-owned nuclear power industry.

-> https://www.cer.eu/publications/arc...whats-holding-back-european-electricity-trade

Acerca desta última notícia, foi precisamente o que eu mais observei pelas vizinhanças e ruas aqui no bairro mais elevado e populoso da cidade de Póvoa de Santa Iria: falta de comunicações oficiais fidedignas, desinformação nas escassas notícias a que as pessoas tinham acesso em conversas "sociais", incredulidade por não saberem o que se estava a passar.

Última edição:
Em tempos falou-se de uma interligação elétrica entre Portugal e Marrocos que acabou por não sair do papel. Esta parece-me uma boa altura para o assunto voltar para cima da mesa. Um sistema mais conectado é uma sistema mais robusto e resiliente.

Portugal e Marrocos querem "acelerar" cabo elétrico a ligar dois países. "Valoriza a posição geopolítica", diz Costa​

-> https://observador.pt/2023/05/12/po...ses-valoriza-a-posicao-geopolitica-diz-costa/

Hoje e até a esta hora continuamos isolados de Espanha.
<iframe style="width:calc(100% - 40px);height:500px;border: 1px solid #333;padding:20px;" src="https://datahub.ren.pt:443/pt/homep...luWmMytPvV-2_7Why_OCwN5u1v7Me0date=2025-04-30"></iframe>

É a prova de que conseguimos "sobreviver" sozinhos! Mas como muitas vezes é mais barato importar que produzir e outras vezes podemos exportar no nosso excedente é sempre bom estamos integrados num sistema maior! ;)

É a prova de que conseguimos "sobreviver" sozinhos! Mas como muitas vezes é mais barato importar que produzir e outras vezes podemos exportar no nosso excedente é sempre bom estamos integrados num sistema maior! ;)
Conseguimos mas se tivéssemos mais dois sistemas em função Black Start seria o ideal. Ora, se queremos energia mais barata importamos de Espanha que sai mais barato. Mesmo, se fossemos uma ilha não estamos livres dum apagão, este foi geral, mas aonde moro já tive 2 dias sem energia devido a um incêndio num posto de transformação e nesse dia, nem água, luz e só havia telemóvel. :D

Boas tardes,

eu estava em teletrabalho e fiquei sem luz por volta das 11h30. uma colega minha que esta em teletrabalho em coimbra ligou-me a dizer que não tinha luz, achei estranha a coincidência, mas não dei importancia. Quando informo a minha colega que está em sintra de que não tinhamos luz e ela diz que também não ai comecei a ficar preocupa.

Fui buscar a minha filha para almoço já não a levei à escola porque pelo 12h00 a meo por aqui já não dava para fazer chamadas, mas conseguia enviar mensagens.

Mas o que me valeu para estar informada foi o radio que o meu telemovel têm.

Comecei logo a fazer algumas reservas de água porque tinha noção de que a água poderia faltar, o que por aqui não aconteceu, mas reduziram a pressão da mesma, pois não dava para o esquentador e muito provavélmente para as máquinas trabalhar. Nota-se que houve uma gestão da água.

Eu já tinha ideias de arranjar um kit de emêrgência mas este acontecimento, fez-me ver que não posso adiar e o que me faz falta: Radio a pilhas e uma lanterna grande é sem dúvida indespensável.

Também desliguei tudo da tomada excepto o frigorifico.

Outro assunto que tenho visto muito debatido nas redes sociais é a malta que tem painéis solares que ficaram sem luz na mesma. Como é óbvio, o autoconsumo está ligado à rede eléctrica aonde muitos têm contratos para venderem o excedente à rede, como é óbvio que esses ficaram privados de energia porque têm ligação à rede e isso afectou-os também, só um sistema off-grid com inversor off-grid e baterias é que estão isolados da rede e aí não sofrem nenhum efeito. Porque, a maioria pensa por ter painéis têm energia mesmo com falhas e isso não acontece, só os sistemas isolados ficam livres de cortes.

Para além do on-grid e off-grid há sistemas "híbridos" que podem isolar/separar a casa da rede on-grid, são sistemas solares planeados com EPS (emergency power supply), as baterias e inversores tem que ser aptos para modo EPS.
Depois dentro desse conceito há vários caminhos, uns mais simples e menos práticos, outros mais sofisticados, e o investimento ainda pode ser significativo. Não sei como é a nível de certificação.

Do ponto de vista económico para uma família normal parece não fazer sentido a não ser tenham cortes mesmo frequentes, daí serem tão raros em instalações, mesmo com bateria. Já para negócios/empresas/trabalho, pode ser diferente.

Última edição:
O DataHub da REN já está operacional de novo, e têm os dados do apagão:

1746031041116.webp