Apagão Ibérico 28 Abril 2025

Outro assunto que tenho visto muito debatido nas redes sociais é a malta que tem painéis solares que ficaram sem luz na mesma. Como é óbvio, o autoconsumo está ligado à rede eléctrica aonde muitos têm contratos para venderem o excedente à rede, como é óbvio que esses ficaram privados de energia porque têm ligação à rede e isso afectou-os também, só um sistema off-grid com inversor off-grid e baterias é que estão isolados da rede e aí não sofrem nenhum efeito. Porque, a maioria pensa por ter painéis têm energia mesmo com falhas e isso não acontece, só os sistemas isolados ficam livres de cortes.
Eu tenho um projecto pessoal de ter paineis e um moinho eólico em autoconsumo mas as baterias são caríssimas! A ver se com a evolução tecnológica e massificação o valor baixa. De qualquer das formas estou a ver se implemento um sistema pequeno que aguente uma bomba para rega, um frigorífico, luzes, TV, ...pelo menos um ciclo diário. Para terrenos e moradias é mais fácil, para apartamentos a coisa complica-se...

• Gosto
Reactions: algarvio1980 e Aine