Apagão Ibérico 28 Abril 2025

@06/05/2025
1746541262105.webp

@07/05/2025
1746541303269.webp

Caso não se decidam a abrir a 'torneira' de Espanha novamente, quem tiver indexado, é melhor começar a pensar em sair...se isto se prolongar por mais semanas, todos vamos levar 'por tabela'

Posso estar redondamente enganado, mas não afasto da equação um ciberataque, os inversores são facilmente alterados os seus parâmetros, eu já alterei parâmetros do inversor em duas instalações devido que o sistema estava sempre a desligar-se e tive que aumentar a tensão do mesmo, para não mandar a luz abaixo. Entrando na rede e nessas centrais solares esses 5 segundos em que desapareceram 15 GW da rede podem ter sido muito bem alterações dos parâmetros dos inversores, que levaram a isso, mas isso já sou eu a especular... Duma habitação era 15 paineis e ia abaixo sempre perto do pico solar. :unsure:
Concordo que a facilidade em mandar um sistema abaixo quando se tem acesso é imensa, e até acho que para aceder aos nossos não é preciso muito (incluindo Espanha e até mais uns quantos), mas também acho que não se deve atribuir à malícia aquilo que se pode atribuir à incompetência.

Acredito mais que seja o que o @AnDré disse, até porque (supostamente) já tinha havido problemas por causa de alguns grupos de painéis uns dias antes do apagão. Como eu próprio disse também, muita gente tem posto a culpa nos painéis, mais porque lhes é compatível com a agenda política, mas o que é facto é que têm a sua razão. O que não se pode é deixar estragar uma coisa boa, que é o aproveitamento duma das mais potentes fontes de energia a que temos acesso (sol) com incompetência ou falta de fiabilidade (mais do que aquela que o facto da irradiação ser inconsistente já apresenta). Os sistemas devem ser dimensionados e construídos de maneira a que possam funcionar em pleno com o mínimo de energia expectável (a entrar), mas por norma (por causa dos custos) são dimensionados pela média, ou pior, até pela máxima, quando a incompetência reina.