Apostas Temperatura máxima FDS 25/26 Junho

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Vince 23 Jun 2011 às 11:08.

1. jorge1990

jorge1990
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    26 Nov 2010
    Local:
    Corroios - Seixal
    Parabéns ao vencedor João Soares:thumbsup:
    E também quero dar os parabéns ao Meteopt por esta iniciativa que foi interessante e divertida.;)

2. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Parabéns ao meu vizinho João, a todos os que participaram e, claro, ao MeteoPT:thumbsup:.

Estas iniciativas são sempre interessantes, faz-nos reflectir para além do óbvio:).

3. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Parabéns ao João Soares. :thumbsup: Nada mau, fiquei em 4º lugar, deve dar uma medalha de lata. :D:lmao::lmao:

Fiz a aposta sem lançar os búzios, para a próxima lanço os búzios antes. :lol:

Mas é uma excelente iniciativa, ao menos dá para aprendermos algo mais. :thumbsup:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. manchester

manchester
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Ago 2007
    Local:
    Ermesinde
    Boas tardes,

Deixem-me dizer antes demais que adorei esta iniciativa, e fala alguem que não conseguiu lugar sequer nos 30 primeiros (muito mal, sobretudo porque desprezei o norte do país) ainda se tivesse beneficiado do bonus :p
    Concluindo, vou começar a passar mais vezes e a estar mais atento ao forum :)
    Estou receptivo a novas iniciativas que possam vir a fazer... :thumbsup:

5. manchester

manchester
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Ago 2007
    Local:
    Ermesinde
    Ah!! E parabens ao João pela vitória e a todos os participantes :)

6. |Ciclone|

|Ciclone|
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    13 Mai 2009
    Local:
    Lisboa
    Parabéns aos vencedores! E parabéns também pela iniciativa :thumbsup:

7. FRibeiro

FRibeiro
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    26 Nov 2009
    Local:
    Paris/Romainville
    Parabéns ao João Soares!!
    Realmente desconhecia que as estações de Monção e Anadia podessem ter temperaturas tão elevadas...No entanto já a de C.Branco posso dizer que conheço bem, pois só falhei por 0.1ºC no sabádo e acertei no domingo! Pura sorte talvez XD

Boa iniciativa, ao menos fez com que um evento menos interessente (sol e calor), podesse ser vivido de uma maneira diferente e com entusiasmo!

8. Portin

Portin
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    24 Ago 2007
    Local:
    Oeiras
    Parabéns ao João Soares pela pontaria e ao MeteoPT pela iniciativa :)

Pois é, Vince, de facto não fazia login desde 2009, mas continuo a vir cá espreitar as vossas interessantes análises muito regularmente. Só vi esta iniciativa mesmo na sexta e, como achei interessante, resolvi participar... O resto foi sorte, julgo eu :)

9. Heat

Heat
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    6 Jul 2010
    Local:
    S.João do Estoril, Cascais
    Adorei esta iniciativa! Espero que venham muitas mais semelhantes a esta, nas quais terei todo o gosto em participar. Parabéns a todos os participantes! :thumbsup:

10. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Os meus parabéns ao vencedor João Soares e aos restantes participantes.

Sugiro que na próxima edição deste tipo de jogo não tenha bonificações.

11. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Parabéns ao João, não foi uma questão de sorte, mas sim de conhecimento e atenção. O que decidiu isto não foram as décimas da Amareleja ou de outras estações mais previsíveis, mas sim Monção, Anadia, Porto e Lisboa, e foi aí que os primeiros se destacaram. Eu falhei principalmente em Lisboa.

Seria interessante comparar as 5 capitais de distrito, onde as previsões do IM são feitas por meteorologistas, e ver em que lugar ficava.

Quanto aos desvios, globalmente não foram muito grandes. Monção é um caso à parte, apesar de ser normal atingirem-se valores mais altos que o normal, os 40,7 de ontem são surrealistas, e quase impossíveis de prever.

Que venham mais apostas.

12. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
    Parabéns ao João Soares!!
    Adorei jogar e deu para ficar a conhecer melhor as nossas regiões, continuem com estas iniciativas :thumbsup:

13. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    No sábado, previsões humanas o IM esteve melhor em Faro, Bragança e Lisboa. Esteve pior no Porto, Évora e Castelo Branco. Nas automáticas, esteve melhor em Anadia e pior em Monção e Tomar.

No Domingo, previsões humanas o IM esteve melhor em Faro, Bragança, esteve pior em Lisboa, Castelo Branco, Évora e Porto. Nas automáticas esteve melhor em Tomar e Anadia e pior em Monção.

As previsões do IM referem-se ao sábado de madrugada/manhã, ou seja, a 12h (Sáb) e a 36h (Dom), enquanto as apostas foram a 24-48h (Sáb) e 48-72h (Dom), o que reforça a vantagem das apostas. Na comparação das apostas refiro-me ás médias do grupo, e não aos vencedores.

Fica satisfeita a curiosidade, mas de qualquer forma o objectivo desta e futuras experiências não é competir com o IM até porque não se podem tirar grandes conclusões apenas com um evento, e afinal também estamos a falar de um leque muito reduzido de estações, sendo que algumas delas foram propositadamente escolhidas devido às dificuldades que comportam. E também acredito que num evento que fique médio ou aquém das expectativas o IM melhore comparativamente a performance devido a algum conservadorismo/cautela oficial, pois numa comunidade destas há sempre menor aversão ao risco e alguma tendência para os extremos, seja calor ou frio ou outros.

Relativamente ao futuro, na minha opinião deviam ser apenas em dias especiais pois ainda dá algum trabalho, embora fosse interessante experimentar em dias "normais". Sugiro que para já façamos apenas em eventos especiais, e se intervalos de algumas semanas não se passar nada, que façamos então com normais. Para não banalizar, no máximo de 1 a 2 vezes por mês.

Quanto aos bónus, a ideia foi introduzir alguma estratégia nas apostas, reparem que quem prescindiu de metade do bónus já podia aceder ao Aladin para sábado pelo menos, o que já fornecia algumas pistas. E quem prescindiu do bónus completo já podia aceder às observações de sexta à tarde que deram também indicadores importantes.

A minha ideia futuramente era inverter a coisa, não serem bónus aos que se antecipam mais, mas penalizar os que submetem mais tarde, vai dar ao mesmo mas fica mais fácil de compreender a ideia. Mas é assunto que se pode debater melhor.

14. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Faz todo o sentido beneficiar as apostas a larga distância. Certamente que a maioria das pessoas que apostou na Quinta e levou um bónus de 20% teria mudado apostado de modo diferente se o fizesse na Sexta à tarde. Principalmente após ver os valores obtidos no litoral norte, num dia em que nem estavam previstas máximas muito elevadas.

Partilhar esta Página