Apostas Temperatura máxima FDS 25/26 Junho



Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Por exemplo, no próximo, com a previsão de nortada e temperaturas amenas, seria um exercício diferente. E com outras estações, propostas pelos melhores classificados da aposta deste fim de semana.

Acho que deveremos primeiro tirar conclusões desta primeira experiência para melhorar a arquitectura deste tipo de jogo; além disso não será conveniente repetir apressadamente o jogo porque era cair na rotina e deixava de ter interesse, uma vez que iria diminuir rapidamente o número de participantes.

Quanto a mim, falhei rotundamente (31,52)as previsões para Sábado nas estações do litoral norte... :lmao:
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
alguém me sabe responder ao que perguntei???
os dados do pinhão sendo uma REUMA não são inflacionados?

Ainda nem tinha reparado nisso, mas tens razão. Se bem que a influência do espaço urbanizado seja muito inferior numa aldeia como o Pinhão do que em Lisboa.

A estação da Serra do Pilar também é RUEMA.

Só para que conste, a Estação Meteorológica do Pinhão encontra-se numa quinta privada chamada Santa Bárbara, com o Rio Torto a passar-lhe ao lado.
Não sei porque está inserida numa RUEMA, mas não tem aspecto de RUEMA muito pelo contrário, não se situa dentro de uma localidade, e até sou apologista que essa estação dá menos que a verdadeira temperatura no Pinhão, devido estar esta protegida e a Vila do Pinhão se encontrar mais exposta.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Acho que deveremos primeiro tirar conclusões desta primeira experiência para melhorar a arquitectura deste tipo de jogo; além disso não será conveniente repetir apressadamente o jogo porque era cair na rotina e deixava de ter interesse, uma vez que iria diminuir rapidamente o número de participantes.

Quanto a mim, falhei rotundamente (31,52)as previsões para Sábado nas estações do litoral norte... :lmao:

Aposto que se se fizesse outro jogo já para a semana o número de participantes iria aumentar. Claro que haveria uma altura em que começaria a baixar, mas isso é como tudo na vida, há que saber parar. Mas o ponto mais importante é referir que podemos jogar noutro tipo de situações, em que não há qualquer evento extremo em perspectiva. Até porque é uma forma de aprendermos, neste fim de semana muita gente ficou a conhecer melhor as estações da Anadia e de Monção.

Quanto à minha aposta, os disparatados 39 graus de previsão para Lisboa, ontem, deitaram tudo a perder. De qualquer modo, a soma dos dois dias, vai andar pelos 26 e qualquer coisa, e muito provavelmente uma medalha de bronze. Cheguei a pensar que ia dar para o primeiro lugar, quando a meio da tarde as temperaturas começaram a baixar no litoral, mas aquele último assomo de vento leste às 5 da tarde, fez as temperaturas subirem demasiado em Lisboa, Anadia e Porto.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
sabadoz.gif
domingoz.gif




finalr.gif



Parabéns João :winner:

Obrigado e parabéns a todos os que participaram, estes são os top30, não incluí os 11 últimos, não vale a pena o destaque pois o que interessa é participar.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,678
Local
Aveiras de Cima
Foi um jogo interessante, embora eu tenha sido um dos 11 que não percebe nada disto ou que teve muito azar:lmao::lmao:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os erros do conjunto de apostadores (41) e por estação. No Domingo melhorou a perfomance quando em teoria deveria piorar (mais horas).

bal.gif



A média de previsões foi infinitivamente melhor que previsões de modelos globais como GFS ou ECMWF, o que é normal dada a falta de resolução e as limitações destes na T2m, e o grupo em termos médios também teve melhor perfomance que o IM, cerca de 0,4ºC melhor em média por estação. Em geral o IM também errou nos mesmos locais que o grupo, no caso de Monçao e Porto errou ainda mais que a média do grupo, e em Anadia errou um pouco menos. Refira-se que das previsões do IM, algumas eram automáticas e nao humanas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já agora uma palavra ao Portin, fiquei curioso ou mesmo intrigado como é que não vinha ao fórum desde Janeiro 2009 e veio cá assim meter uma previsão bastante certeira, mas que não usufruiu de qualquer bonificação pois foi na tarde de sexta. Vê lá se apareces mais vezes por cá :D
O Heat, membro relativamente recente, fez jus ao nome e também esteve muito bem.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Parabéns aos vencedores e ao MeteoPt pela brilhante iniciativa! :thumbsup:

Outra conclusão que podemos afirmar é que de todas as estações em jogo, Castelo Branco foi a mais previsível e Monção a que menos conhecemos.

Com Anadia erramos também por algum desconhecimento. No Porto ficamos a saber que existe uma diferença significativa entre a estação do Pilar e a das Pedras Rubras, sendo que ambas podem variar muito durante o dia.

Com Faro, apesar de tudo, tivemos alguma sorte por não ter variado mais a orientação do vento.