Apostas Temperatura máxima FDS 25/26 Junho

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Por exemplo, no próximo, com a previsão de nortada e temperaturas amenas, seria um exercício diferente. E com outras estações, propostas pelos melhores classificados da aposta deste fim de semana.

Acho que deveremos primeiro tirar conclusões desta primeira experiência para melhorar a arquitectura deste tipo de jogo; além disso não será conveniente repetir apressadamente o jogo porque era cair na rotina e deixava de ter interesse, uma vez que iria diminuir rapidamente o número de participantes.

Quanto a mim, falhei rotundamente (31,52)as previsões para Sábado nas estações do litoral norte... :lmao:
 
alguém me sabe responder ao que perguntei???
os dados do pinhão sendo uma REUMA não são inflacionados?

Ainda nem tinha reparado nisso, mas tens razão. Se bem que a influência do espaço urbanizado seja muito inferior numa aldeia como o Pinhão do que em Lisboa.

A estação da Serra do Pilar também é RUEMA.

Só para que conste, a Estação Meteorológica do Pinhão encontra-se numa quinta privada chamada Santa Bárbara, com o Rio Torto a passar-lhe ao lado.
Não sei porque está inserida numa RUEMA, mas não tem aspecto de RUEMA muito pelo contrário, não se situa dentro de uma localidade, e até sou apologista que essa estação dá menos que a verdadeira temperatura no Pinhão, devido estar esta protegida e a Vila do Pinhão se encontrar mais exposta.
 
Acho que deveremos primeiro tirar conclusões desta primeira experiência para melhorar a arquitectura deste tipo de jogo; além disso não será conveniente repetir apressadamente o jogo porque era cair na rotina e deixava de ter interesse, uma vez que iria diminuir rapidamente o número de participantes.

Quanto a mim, falhei rotundamente (31,52)as previsões para Sábado nas estações do litoral norte... :lmao:

Aposto que se se fizesse outro jogo já para a semana o número de participantes iria aumentar. Claro que haveria uma altura em que começaria a baixar, mas isso é como tudo na vida, há que saber parar. Mas o ponto mais importante é referir que podemos jogar noutro tipo de situações, em que não há qualquer evento extremo em perspectiva. Até porque é uma forma de aprendermos, neste fim de semana muita gente ficou a conhecer melhor as estações da Anadia e de Monção.

Quanto à minha aposta, os disparatados 39 graus de previsão para Lisboa, ontem, deitaram tudo a perder. De qualquer modo, a soma dos dois dias, vai andar pelos 26 e qualquer coisa, e muito provavelmente uma medalha de bronze. Cheguei a pensar que ia dar para o primeiro lugar, quando a meio da tarde as temperaturas começaram a baixar no litoral, mas aquele último assomo de vento leste às 5 da tarde, fez as temperaturas subirem demasiado em Lisboa, Anadia e Porto.
 
sabadoz.gif
domingoz.gif




finalr.gif



Parabéns João :winner:

Obrigado e parabéns a todos os que participaram, estes são os top30, não incluí os 11 últimos, não vale a pena o destaque pois o que interessa é participar.
 
Os erros do conjunto de apostadores (41) e por estação. No Domingo melhorou a perfomance quando em teoria deveria piorar (mais horas).

bal.gif



A média de previsões foi infinitivamente melhor que previsões de modelos globais como GFS ou ECMWF, o que é normal dada a falta de resolução e as limitações destes na T2m, e o grupo em termos médios também teve melhor perfomance que o IM, cerca de 0,4ºC melhor em média por estação. Em geral o IM também errou nos mesmos locais que o grupo, no caso de Monçao e Porto errou ainda mais que a média do grupo, e em Anadia errou um pouco menos. Refira-se que das previsões do IM, algumas eram automáticas e nao humanas.
 
Já agora uma palavra ao Portin, fiquei curioso ou mesmo intrigado como é que não vinha ao fórum desde Janeiro 2009 e veio cá assim meter uma previsão bastante certeira, mas que não usufruiu de qualquer bonificação pois foi na tarde de sexta. Vê lá se apareces mais vezes por cá :D
O Heat, membro relativamente recente, fez jus ao nome e também esteve muito bem.
 
Parabéns aos vencedores e ao MeteoPt pela brilhante iniciativa! :thumbsup:

Outra conclusão que podemos afirmar é que de todas as estações em jogo, Castelo Branco foi a mais previsível e Monção a que menos conhecemos.

Com Anadia erramos também por algum desconhecimento. No Porto ficamos a saber que existe uma diferença significativa entre a estação do Pilar e a das Pedras Rubras, sendo que ambas podem variar muito durante o dia.

Com Faro, apesar de tudo, tivemos alguma sorte por não ter variado mais a orientação do vento.