Apostas Temperaturas 11-13 Julho 2022

Boa tarde!

Felizmente as temperaturas máximas não estão a atingir valores tão altos quanto era expectável. À última da hora o ECMWF cortou no calor previsto, em cerca de 3 graus. Mesmo assim, esperemos pelos máximos desta tarde, que poderão ascender a praticamente 45 graus em alguns locais.

Se já com esta temperatura tanto incêndio varre o País, e provavelmente muito idoso morre, não quero imaginar com 47 graus ou até 48 graus como previa o GFS. Espero que haja algum bom senso quando se demonstrar felicidade ou algo parecido com situações extremas que acarretam morte e devastação. Coisa esta bem diferente do natural entusiasmo no acompanhamento destes eventos, que move muita da comunidade amadora.

Cumprimentos,
Pontualmente ainda poderemos ter 47 ou 48°C num ou noutro sítio, mas não será algo generalizado. O evento ainda não acabou. :calor:

• Gosto
Reactions: N_Fig e Aine
Bom dia malta!

Seguem as classificações parciais de 2ª-feira + 3ª-feira. Ainda nada está decidido, dado que as variações de membro para membro são em geral bastante pequenas! :D

7Oh2EP7.png
Fui o segundo melhor resultado em relação à máxima de Terça, contento-me com isso xD

Findo o período de apostas, seguem as classificações finais deste concurso de 11 a 13 de Julho de 2022:

F62UAHV.png

A aposta do @Ricardo Carvalho, colocada já fora do período de submissão, teve um ETA de 191ºC, colocando-a num hipotético 17º lugar.

Muito obrigado a todos os que despenderam um pouco do seu tempo para participar! Foi um dos concursos mais difíceis até à data (eu que o diga :lmao:) data toda a incerteza que rondou as previsões. E parabéns ao @David sf pelo seu primeiro lugar! :winner:
Em geral o dia de hoje foi muito complicado na previsão de máximas. Em média, só duas estações ficaram abaixo do previsto, Torre e Fóia, por 0.57ºC e 0.60ºC respectivamente. Na Lousã, em média, o erro foi de -6.38ºC! E no Cabo da Roca foi de -6.72ºC!
Já que menciono estes desvios médios, uma vez mais, a "wisdom of the crowd" revelou ser bastante apta nas previsões! O ETA para os 3 dias foi de 132ºC, colocando-a num virtual 6º lugar. :D

Nada mau, um 10º lugar! :D Tendo em conta a grande confusão existente nos modelos na data em que apostei, optei por ficar no meio termo e sempre pensei que corresse pior.
A inversão em algumas estações e principalmente, a lestada nas zonas costeiras foi o que me tramou mais.

Parabéns ao @David sf pela vitória, ao pódio e aos membros do staff que promoveram a organização de mais um concurso de apostas. :)

Espero que haja mais eventos, não tão excecionalmente quentes, para termos mais apostas. :D:D
E de preferência que eu acabe numa melhor posição xD
O pormenor de quanto mais longe da data da submissão menos erro tive xD

Nada mau, um 10º lugar! :D Tendo em conta a grande confusão existente nos modelos na data em que apostei, optei por ficar no meio termo e sempre pensei que corresse pior.
A inversão em algumas estações e principalmente, a lestada nas zonas costeiras foi o que me tramou mais.

Parabéns ao @David sf pela vitória, ao pódio e aos membros do staff que promoveram a organização de mais um concurso de apostas. :)
Também costumo tentar apostar num meio termo, o que tem dado quase sempre para ficar na primeira metade da tabela, mas parece impossível apanhar o talento genuíno de membros como @David sf. Já deve ser a 5ª ou 6ª vitória, parabéns!
Espero que haja mais eventos, não tão excecionalmente quentes, para termos mais apostas. :D:D
E de preferência que eu acabe numa melhor posição xD
O pormenor de quanto mais longe da data da submissão menos erro tive xD
E apostas também diferentes. Lembro-me que houve um concurso em que até se apostou em intervalos de precipitação para além da temperatura, essas variações ocasionais dão mais cor a isto

mas parece impossível apanhar o talento genuíno de membros como @David sf. Já deve ser a 5ª ou 6ª vitória, parabéns!
Então já vi que o segredo para vencer esta competição é copiar os valores do @David sf e alterar um deles pur uma décima... :D

Foi um concurso muito interessante de seguir, não só novamente pelas condições meteorológicas de um evento excepcional, mas também pela luta muito renhida entre os 5 primeiros classificados, qualquer um ficou a um pequeno detalhe de vencer esta prova! Destaco, no entanto, que este concurso foi um pouco um resumo do que tem sido o histórico desde que se começou a fazê-los, já que no pódio estão precisamente os 3 membros que têm sido ao longo do tempo, de longe, os mais consistentes: O David, o Rozzo e eu. Prova mais uma vez que está muito longe de ser sorte. Desta vez venceu o David, os meus parabéns! :palmas:

Aliás, apesar de alguns desvios naturais em algumas estações (um concurso deste tipo é muito difícil, com muitas estações no litoral e de altitude que são sempre uma caixinha de surpresas), acho notável os 5 primeiros classificado terem erros médios globais a rondar 1,6ºC. Acho que merecem os parabéns também, são previsões dignas de profissionais :D

E aos organizadores e todos os participantes, muito obrigado, é sempre um tópico que "espicaça" a malta e promove a discussão e interacção entre todos, também faz falta de vez em quando sair da "monotonia" dos tópicos de seguimento.

Relativamente à meteorologia em si, é evidente que os membros que apostaram primeiro foram algo influenciados pelas saídas mais frescas em que o GFS vinha a insistir. Outro dado interessante, é que tanto eu, como o Rozzo e o David tivemos melhores pontuações no último dia relativamente ao segundo. Isto tem a ver com o facto de a temperatura não ter subido tanto como o esperado na região sul e grande Lisboa (excepto faixa costeira) devido à influência da depressão em altitude que se situava talvez ligeiramente mais próxima que o esperado nesse dia, nomeadamente as estações de Coruche e Torres Vedras.

Venha o próximo (ups, parece que já está outro a decorrer)!

Até estive bem neste concurso de apostas. O nono lugar é a melhor posição que já tive desde que começaram os concursos. Para além disso, havia muita incerteza no começo e a inversão durante a noite (e vento durante o dia) estragaram resultados que poderiam ter sido perfeitos! :console:

Seja como for, parabéns ao vencedor!!! :winner: