Apostas Temperaturas 14/15 Agosto 2021



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Depois de máximas de 36ºC / 37ºC / 38ºC, não era espetável que baixasse para valores de 10ºC / 11ºC / 12ºC. Não é algo que costume acontecer. Estragou-me a previsão das mínimas mas possibilitou uma manhã mais confortável.

Só uma coisa: inversões térmicas nestes eventos não são assim tão incomuns. Dunas de Mira não teve inversão por causa do nevoeiro, mas é das estações (juntamente com a Figueira e outras aqui do litoral Centro, e outras como Aljezur, mas também outras do interior como Alvega) em que não é assim tão raro ter mínimas de 12/13 ºC nestes eventos, especialmente no primeiro dia da vaga de calor em que este ainda não está instalado. Eu não esperava era que isto hoje fosse tão intenso, ou que fosse afetar lugares do interior como Miranda do Douro...

Penso que nunca encontrei uma amplitude térmica diurna deste calibre: os 31,0ºC de Alvega na Sexta-feira 13

lj8Ifca.jpg
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
O que aparece na página não é uma média, mas o valor horário, isto é, o valor exacto a cada hora, por exemplo, às 12 UTC, 13 UTC, etc. O valor extremo é publicado no dia seguinte. Mas acontece por vezes em dias relevantes fazer um comunicado com alguns valores extremos importantes, ou pedidos de informação por parte de órgãos da comunicação social.
Bastava adicionar uma informação de "temperatura máxima/minima absoluta" do dia às estações.
Já agora, podes investigar o motivo do recorde nacional ter baixado de 47,4ºC para 47,3ºC novamente? Obrigado.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Bastava adicionar uma informação de "temperatura máxima/minima absoluta" do dia às estações.
Já agora, podes investigar o motivo do recorde nacional ter baixado de 47,4ºC para 47,3ºC novamente? Obrigado.
Sinceramente, nem me tinha apercebido que esse valor tinha sido alterado. Desconheço o motivo, mas posso tentar saber. Quanto à informação das temperaturas absolutas, também desconheço o exacto motivo porque não é dada em tempo real. Tal informação pode não ser considerada prioritária, e é somente divulgada no dia seguinte, por uma única actualização da informação diária no site, em vez de constantes actualizações ao longo do dia. Desconheço se tal ideia já foi ou não discutida.

Quanto às máximas de hoje, até ao momento:

Miranda do Douro - 35.9ºC
Pinhão - 39.5 ºC
Dunas Mira - 23.5ºC
Sabugal - 36.8ºC
Lousã - 33.6ºC
Alvega - 40.0ºC
Arronches - 38.4ºC
Oeiras - 29.6ºC
Reguengos - 42.1ºC
Zambujeira - 31.1ºC
Fóia - 35.8ºC
Tavira - 35.8ºC
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Bastava adicionar uma informação de "temperatura máxima/minima absoluta" do dia às estações.
Já agora, podes investigar o motivo do recorde nacional ter baixado de 47,4ºC para 47,3ºC novamente? Obrigado.
O valor original penso que seja o mais baixo, pelo menos é o que está no relatório do IPMA da altura
Sinceramente, nem me tinha apercebido que esse valor tinha sido alterado. Desconheço o motivo, mas posso tentar saber. Quanto à informação das temperaturas absolutas, também desconheço o exacto motivo porque não é dada em tempo real. Tal informação pode não ser considerada prioritária, e é somente divulgada no dia seguinte, por uma única actualização da informação diária no site, em vez de constantes actualizações ao longo do dia. Desconheço se tal ideia já foi ou não discutida.

Quanto às máximas de hoje, até ao momento:

Miranda do Douro - 35.9ºC
Pinhão - 39.5 ºC
Dunas Mira - 23.5ºC
Sabugal - 36.8ºC
Lousã - 33.6ºC
Alvega - 40.0ºC
Arronches - 38.4ºC
Oeiras - 29.6ºC
Reguengos - 42.1ºC
Zambujeira - 31.1ºC
Fóia - 35.8ºC
Tavira - 35.8ºC
Penso que esse valor de Tavira ainda vá subir com a nortada
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O valor original penso que seja o mais baixo, pelo menos é o que está no relatório do IPMA da altura

Penso que esse valor de Tavira ainda vá subir com a nortada
Vamos ver, sotavento algarvio é sempre uma caixinha de surpresas. Continuo a achar que amanhã vai ser o dia mais quente junto à linha de costa, a nortada está muito mais dominante.

Mas era bom, neste momento Tavira sozinha tem mais erro que todas as outras 11 estações juntas (mais de 50% do erro total) na minha aposta das máximas de hoje.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Aparentemente Tavira não explodiu com a nortada como eu esperava

Deu um salto e não foi pequeno! Não sei exactamente quanto foi pois não chegou para bater a anterior máxima de 35.8ºC, mas deve ter ficado lá perto, pelas estações amadoras, que indicam uma subida repentina de 23/24ºC para os 34/35ºC pelas 21h30 quando o vento finalmente rodou. Acontece que a nortada entrou já bastante tarde, mais tarde que o modelado. Fosse 2 ou 3 horas mais cedo, tinha chegado perto dos 40, como muitos membros apostaram. Mesmo assim foi impressionante. É isto, a meteorologia, se fosse fácil não tinha piada! Amanhã, vai certamente bater esta máxima, fluxo de norte o dia todo!


EDIT: Nas horárias da estação do IPMA, a subida das 21 para as 22h foi de 24.5ºC para 33.3ºC, vi agora. O salto ainda pode ter sido maior, pois deve ter continuado a subir um pouco mais, antes de descer novamente um pouco.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Deu um salto e não foi pequeno! Não sei exactamente quanto foi pois não chegou para bater a anterior máxima de 35.8ºC, mas deve ter ficado lá perto, pelas estações amadoras, que indicam uma subida repentina de 23/24ºC para os 34/35ºC pelas 21h30 quando o vento finalmente rodou. Acontece que a nortada entrou já bastante tarde, mais tarde que o modelado. Fosse 2 ou 3 horas mais cedo, tinha chegado perto dos 40, como muitos membros apostaram. Mesmo assim foi impressionante. É isto, a meteorologia, se fosse fácil não tinha piada! Amanhã, vai certamente bater esta máxima, fluxo de norte o dia todo!


EDIT: Nas horárias da estação do IPMA, a subida das 21 para as 22h foi de 24.5ºC para 33.3ºC, vi agora. O salto ainda pode ter sido maior, pois deve ter continuado a subir um pouco mais, antes de descer novamente um pouco.
Pois, falei cedo de mais. E quer-me parecer que a mínima nas Dunas de Mira também foi batida
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia,

Antes de mais, um agradecimento a todos os que participaram e dinamizaram este concurso! Foi mais um fim-de-semana de surpresas meteorológicas, aumentando um pouco mais o nosso conhecimento sobre alguns fenómenos locais.

As classificações parciais para cada aposta:

dsjXTJY.png


Por fim, as classificações finais:

wVDPq3x.png


Mais uma vitória para o medalheiro cá da casa. :winner:
Parabéns ao @Jorge_scp, e aos restantes participantes que dedicaram um bocadinho do seu tempo a prever o que se ia passar neste fim-de-semana.

Em jeito de conclusão, a aposta média dos 18 membros participantes resultou num erro total acumulado de 71,9ºC, colocando-a num virtual 5º lugar. Apenas os primeiros 4 classificados venceram a "wisdom of the crowd". :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Bom dia,

Antes de mais, um agradecimento a todos os que participaram e dinamizaram este concurso! Foi mais um fim-de-semana de surpresas meteorológicas, aumentando um pouco mais o nosso conhecimento sobre alguns fenómenos locais.

As classificações parciais para cada aposta:

dsjXTJY.png


Por fim, as classificações finais:

wVDPq3x.png


Mais uma vitória para o medalheiro cá da casa. :winner:
Parabéns ao @Jorge_scp, e aos restantes participantes que dedicaram um bocadinho do seu tempo a prever o que se ia passar neste fim-de-semana.

Em jeito de conclusão, a aposta média dos 18 membros participantes resultou num erro total acumulado de 71,9ºC, colocando-a num virtual 5º lugar. Apenas os primeiros 4 classificados venceram a "wisdom of the crowd". :D

Parabéns ao (habitual) vencedor). E vivam os David's!!!
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Parabéns a quem organizou e a todos os participantes! É sempre interessante este concurso de apostas, estamos sempre a aprender.

Parabéns ao Jorge e aos David's, sempre perto ou mesmo no top3! :D
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e N_Fig

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Obrigado aos organizadores e a todos os participantes. Nunca me canso de dizer que este tipo de concursos, para quem gosta de meteorologia, são sempre muito interessantes, e promove uma aprendizagem importante. Acompanhar a par e passo a evolução das temperaturas em locais específicos e particulares, obriga a um detalhe que nos faz pensar, questionar, tentar justificar, com base nos conhecimentos que temos vindo a adquirir. Algo que não acontece apenas a olhar para uma mínima ou uma máxima ao final do dia. Também para mim, onde quer que seja a minha posição futura no IPMA, estas experiências são enriquecedoras, e a cada concurso estou sempre a aprender, por isso não deixei de participar apesar de o ter ponderado fazer.

Um dado curioso para terminar. Houve apostas, inclusivamente a minha, mais certeiras no 2º dia relativamente ao primeiro, o que costuma ser raro. Mas cada concurso tem a sua história. Quanto ao resto, acho que já foi sendo discutido ao longo do fim de semana. A questão das inversões nocturnas, a estação de Tavira, a Fóia... confesso que não esperava a descida abrupta na Fóia ontem à noite que fez ultrapassar largamente a mínima da madrugada, pois os modelos mantinham o ar muito quente em altitude, mas parece que fluxo de N/NE mais forte no final do dia trouxe ar mais húmido e fresco ao longo da vertente oeste da Serra e lá chegou acima!

Venham mais concursos.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Parabéns ao Jorge mais uma vez! Que regularidade impressionante! :eek:

Parabéns também a todos os que participaram! :D

Quanto a mim, correu-me claramente pior esta aposta do que outras em que participei, mas ainda consegui fechar o top10, o que me permite estar na escolha das estações no próximo evento. :D