Boa noite,
sou o Mammatus, tenho 31 anos e resido no Barreiro. A escolha do meu username não tem grande mistério, reflecte apenas a preferência pessoal por este tipo de nuvens, um dos mais bonitos que existe, a par das nuvens lenticulares.
Desde criança que a Meteorologia, “O Tempo” (como eu e muita gente a trata), me fascina, eu corria para a janela para observar a chuva cair, ver as nuvens ocultarem o sol, contemplar as estações do ano e as conseguintes alterações criadas por elas na paisagem, somente a trovoada travava este meu impulso, nas noites tempestuosas em que ela fazia a sua aparição eu nem chegava perto da janela.
Mal ouvia a música anunciando o início da transmissão do tempo na TV, parava imediatamente o que estava a fazer, corria para o sofá e durante 5-10 minutos mantinha-me imperturbável defronte da televisão, sem ligar a mais ninguém. Perante este comportamento os meus pais, perplexos, interrogavam-se a si próprios, tentavam perceber como uma criança de 5 anos poderia gostar de assistir o boletim meteorológico se não percebia nada do que era dito.
Um dia, estava eu e a minha mãe na sala de espera do centro de saúde, onde, além de mim, estavam outras crianças aguardando consulta.
Normalmente as crianças tendem a aproximar-se umas das outras, portanto não foi preciso esperar muito para eu “meter conversa” com um puto que lá estava, inventar uma brincadeira para assim ficarmos entretidos enquanto esperávamos a consulta.
Eis que, do nada, virei-me para o puto e disse-lhe: “Hoje está nublado!”. Ele ficou a olhar para mim durante uns segundos com um ar de que não tinha percebido nada do que eu tinha dito... A minha mãe ficou de boca aberta perante o sucedido, uma frase deveras inusitada dita de forma espontânea por uma criança de tão tenra idade, que ainda nem andava na escola, mas que realmente espelhava o estado do tempo que fazia naquele dia.
Muitos anos depois a minha mãe contou-me esta história. Inicialmente nem acreditei, pensei que estivesse a gozar, pois é tudo tão... inusitado! Não me lembro de nada disto, uma pena que as memórias de infância desapareçam com o avançar do tempo.
Dado todo este historial parecia mais do que certo de que estaria ali um futuro meteorologista, mas tal não veio a acontecer.
Na adolescência gritava aos quatro ventos que queria ser meteorologista em resposta à pergunta cliché “o que queres ser quando fores grande?”. A esta distância acabo de crer que eu era muito naïf, apenas conhecia o lado romântico e glamoroso da Meteorologia, ou seja, aquele que nós vemos quando olhamos o céu, aquele que nos é apresentado todos os dias na televisão sob a forma de boletim meteorológico para nos orientar quando saímos de casa. Por detrás disto existe toda uma ciência complexa e eu não tinha a mínima noção

. Foi então que quando me apercebi o que era verdadeiramente a Meteorologia e pesquisei o plano de estudos do curso, no qual constava cadeiras de Cálculo, Física, Mecânica, Modelação, etc., pensei “epah isto não é para mim, logo eu que detesto Física e tenho uma relação meio que "conturbada" com Cálculo!”
Decidi enveredar por outro caminho, e abracei a Biologia!
Fui para FCUL, fiz a licenciatura em Biologia, mestrado em Microbiologia Aplicada, mas a Meteorologia foi, é, e sempre será a minha grande paixão.
Ainda que não tenha formação superior nesta área, não posso afirmar que sou totalmente leigo e isso devo sobretudo ao Meteopt, fórum que acompanho há muito tempo, não sei precisar, mas provavelmente há mais de 5 anos, tempos idos em que o fórum ainda estava hospedado no vBulletin.
Algumas vezes havia pensado em registar-me, mas depois acabava por não concretizar essa intenção. Não sendo detentor de nenhuma estação meteorológica em casa para fazer o acompanhamento não tinha forma de contribuir para os threads relativos aos seguimentos diários (o fórum vive muito deles) e, além disso, também não achava que tivesse conhecimento suficiente para conseguir acompanhar as vossas conversas nos threads das previsões, posto isto não valia a pena fazer parte desta comunidade, não queria que a minha participação se pautasse por comentários estéreis e desinteressantes, e assim conservei (até hoje) o estatuto de visitante (assíduo) do fórum.
Recentemente descobri que existe uma estação meteorológica amadora perto da minha residência e que está registada na rede de estações do WeatherUnderground. Como já vi users acompanharem e partilharem nos threads de seguimento dados de estações que não são suas, deduzo que não existe nenhum inconveniente em eu fazer o mesmo, a não ser que o dono da estação esteja registado no fórum.
Espero contribuir de forma positiva para o Meteopt, e assim poder lidar mais de perto com a Meteorologia, sem ser nos bancos da faculdade (isso já não é possível) e igualmente interagir com pessoal que realmente percebe da coisa.
Votos de Feliz Ano Novo!
Cumps
P.S.: desculpem o testamento