Apresentações



vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Já que se falou em Castelo Branco não podia deixar de dizer que embora não a coloque no top das cidades mais deslumbrantes, das cidades com mais oferta cultural, nas cidades com mais infrastruturas de saúde, lazer, etc... Considero uma das cidades mais agradáveis para se viver somando a totalidade dos factores! Tem uma noite jovem e alegre, uma calma muito agradável, um centro da cidade muito bem organizado...

E claro o principal aqui: é sempre bom ver aqui membros do distrito Natal dos meus pais, e de uma zona de Portugal que eu gosto particularmente :thumbsup:
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
sejam bem vindos ao MeteoPT:thumbsup::thumbsup:
Castelo Branco já la estive umas poucas vezes mas não conheço muito:(, conheço melhor a Idanha-a-Nova.:D

boas...pelos vistos há muita gente que já visitou a cidade ,fico contente :)

Quanto há Idanha zona da raia terra dos meus pais e avós,zona muito quente nesta altura do ano,sempre entre 1ºc e 2ºc a mais que aqui na cidade:hehe:

abraco
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Já que se falou em Castelo Branco não podia deixar de dizer que embora não a coloque no top das cidades mais deslumbrantes, das cidades com mais oferta cultural, nas cidades com mais infrastruturas de saúde, lazer, etc... Considero uma das cidades mais agradáveis para se viver somando a totalidade dos factores! Tem uma noite jovem e alegre, uma calma muito agradável, um centro da cidade muito bem organizado...

E claro o principal aqui: é sempre bom ver aqui membros do distrito Natal dos meus pais, e de uma zona de Portugal que eu gosto particularmente :thumbsup:

boas VITAMOS agredeco tambem os elogios pela cidade :thumbsup:

abraco
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
De facto esta é uma zona de extremos, muito quente no Verão e muito fria no Inverno... :unsure:

Abraço

Concordo Dave!

Se bem que tenho a sensação que Castelo Branco já foi bem mais de extremos que actualmente, tenho memória de se ultrapassar facilmente os 40ºC no passado assim como descer dos 0ºC no Inverno. Penso que talvez a Barragem de Sta Águeda a 15kms N tenha amenizado um pouco o clima por aqui, não muito, talvez 0.4ºC, não induziu maior frequência de nevoeiros mas no local ocorrem trovoadas com maior frequência. A barragem de Idanha-a-Nova (Marechal Carmona) a 30kms NE e a do Pisco (S.Vicente) a uns 20km N, são bem mais antigas. Mas penso que a construção da nova barragem do Alvito até 2012, cuja cota irá passar a menos de 10 kms SW/W de Castelo Branco e dada a sua grande extensão poderá influenciar ainda mais o clima da região, tornando-o mais ameno, com trovoadas mais fortes e com maior frequência de nevoeiros. Conheço o projecto, a extensão e as cotas da nova barragem, uma vez que trabalho nos SMAS.

Até era bastante interessante criar-se um tópico para se discutir estas coisas dos microclimas relacionados ou não com alterações ambientais causadas pelo homem (florestação, incendios, efeitos ilha urbanos, barragens, rios, orientações de montanha, brisas ou ventos favoráveis).

É bom saber que temos vários membros (eu, ALBIMETEO, DAVE, Vitamos, André,...) conhecedores desta região que tem como muitas outras um encanto especial e uma história milenar.

Cumprimentos a todos
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Concordo Dave!

Se bem que tenho a sensação que Castelo Branco já foi bem mais de extremos que actualmente, tenho memória de se ultrapassar facilmente os 40ºC no passado assim como descer dos 0ºC no Inverno. Penso que talvez a Barragem de Sta Águeda a 15kms N tenha amenizado um pouco o clima por aqui, não muito, talvez 0.4ºC, não induziu maior frequência de nevoeiros mas no local ocorrem trovoadas com maior frequência. A barragem de Idanha-a-Nova (Marechal Carmona) a 30kms NE e a do Pisco (S.Vicente) a uns 20km N, são bem mais antigas. Mas penso que a construção da nova barragem do Alvito até 2012, cuja cota irá passar a menos de 10 kms SW/W de Castelo Branco e dada a sua grande extensão poderá influenciar ainda mais o clima da região, tornando-o mais ameno, com trovoadas mais fortes e com maior frequência de nevoeiros. Conheço o projecto, a extensão e as cotas da nova barragem, uma vez que trabalho nos SMAS.

Até era bastante interessante criar-se um tópico para se discutir estas coisas dos microclimas relacionados ou não com alterações ambientais causadas pelo homem (florestação, incendios, efeitos ilha urbanos, barragens, rios, orientações de montanha, brisas ou ventos favoráveis).

É bom saber que temos vários membros (eu, ALBIMETEO, DAVE, Vitamos, André,...) conhecedores desta região que tem como muitas outras um encanto especial e uma história milenar.

Cumprimentos a todos

Na terra onde moro é raro o Inverno, desde há 4/5 anos em que a temperatura não desce abaixo dos 0 ºC (vou várias vezes para a escola às 7:30 da manhã e fontes, etc... está tudo congelado. No Verão as temperaturas rondam os 37 ºC ás 5 horas da tarde (não me admira que ás 2 ou 3 da tarde a temperatura não chegue aos 40 ºC :hehe::hehe:)... mas só posso falar de máximas quando vier a minha estação de temperatura.

A norte tenho uma verdadeira barreira natural.... Estrela, Gardunha e Malcata, provavelmente isso terá algo a ver com isto :unsure:.

É bom haver alguma gente desta zona :D ! Até para comparação de dos, etc...



Abraço
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Na terra onde moro é raro o Inverno, desde há 4/5 anos em que a temperatura não desce abaixo dos 0 ºC (vou várias vezes para a escola às 7:30 da manhã e fontes, etc... está tudo congelado. No Verão as temperaturas rondam os 37 ºC ás 5 horas da tarde (não me admira que ás 2 ou 3 da tarde a temperatura não chegue aos 40 ºC :hehe::hehe:)...

Aqui em Castelo Branco, o efeito ilha urbano acresce a temperatura no Inverno na ordem de uns 2ºC ou mais quando está céu limpo, de modo que, em torno da cidade, embora com menor altitude a paisagem apresenta-se quase sempre com geada de manhã, em especial do lado Norte virado para a S.Gardunha e Estrela. Já quando chove, a diferença é mínima ou até menor respeitando o gradiente vertical (altitude). Lembro-me de um Inverno em 1982/83 em que o gelo acumulou 1 semana inteira (10cm de espessura numa piscina aguentando o peso de um adulto), tendo terminado este ciclo com um nevão de 2 ou 3 dias. Boas recordações.. :)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Aqui em Castelo Branco, o efeito ilha urbano acresce a temperatura no Inverno na ordem de uns 2ºC ou mais quando está céu limpo, de modo que, em torno da cidade, embora com menor altitude a paisagem apresenta-se quase sempre com geada de manhã, em especial do lado Norte virado para a S.Gardunha e Estrela. Já quando chove, a diferença é mínima ou até menor respeitando o gradiente vertical (altitude). Lembro-me de um Inverno em 1982/83 em que o gelo acumulou 1 semana inteira (10cm de espessura numa piscina aguentando o peso de um adulto), tendo terminado este ciclo com um nevão de 2 ou 3 dias. Boas recordações.. :)

Por aqui só me lembro de ter nevado 2 vezes... uma quando tinha 7 anos em 1997 ou 1998 e outra em 2006 ou 2007.

Se o Paulo H diz que em 1982/83 nevou quer dizer que o espaço temporal entre cada nevão está a diminuir, sendo então esta zona cada vez mais uma zona de extremos :D :D.
VIVA A BEIRA BAIXA:lmao:


Abraço
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Por aqui só me lembro de ter nevado 2 vezes... uma quando tinha 7 anos em 1997 ou 1998 e outra em 2006 ou 2007.

Se o Paulo H diz que em 1982/83 nevou quer dizer que o espaço temporal entre cada nevão está a diminuir, sendo então esta zona cada vez mais uma zona de extremos :D :D.
VIVA A BEIRA BAIXA:lmao:


Abraço

Tem nevado pouco e com pouca frequência em média 2 ou 3 vezes cada 10 anos. Às vezes é preciso estar atento, em especial quando cai água/neve, noutras tem ocorrido num ou noutro aguaceiro de madrugada, estando a maior parte das pessoas dormindo. No ano passado, vi nevar 5min no meu bairro e a temperatura nem sequer fazia desconfiar, estariam uns 4 ou 5ºC às 17h, a única justificação que tenho para tal é que certamente a humidade relativa estaria muito baixa, provavelmente abaixo de 35% e sem vento no decorrer daquele aguaceiro passageiro. Nas serranias à volta sim nevou bastante, mas actuam como barreira de condensação fragmentando bastante as nuvens que por aqui deviam passar.
 

Iced

Cirrus
Registo
4 Ago 2008
Mensagens
3
Local
Porto
Bom dia! Sou natural do Porto, tenho 25 anos e sou interno de Saúde Pública. As minhas origens são de Trás-os-Montes, nomeadamente Vinhais e Vimioso, terras com os seus encantos próprios mas cada vez mais abandonadas (pelo Homem pois a Natureza estará lá sempre...). A área com mais interesse do fórum para mim, tanto a nível pessoal como profissional, é a Climatologia.

Um abraço a todos.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Bom dia! Sou natural do Porto, tenho 25 anos e sou interno de Saúde Pública. As minhas origens são de Trás-os-Montes, nomeadamente Vinhais e Vimioso, terras com os seus encantos próprios mas cada vez mais abandonadas (pelo Homem pois a Natureza estará lá sempre...). A área com mais interesse do fórum para mim, tanto a nível pessoal como profissional, é a Climatologia.

Um abraço a todos.

Muito bem-vindo ao MeteoPT Iced:thumbsup::D
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia! Sou natural do Porto, tenho 25 anos e sou interno de Saúde Pública. As minhas origens são de Trás-os-Montes, nomeadamente Vinhais e Vimioso, terras com os seus encantos próprios mas cada vez mais abandonadas (pelo Homem pois a Natureza estará lá sempre...). A área com mais interesse do fórum para mim, tanto a nível pessoal como profissional, é a Climatologia.

Um abraço a todos.

Sê então, muito Bem-Vindo Iced!:D:thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Bem-vindo sejas ao MeteoPT, Iced. :)