Aquecimento Global

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
get
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu pergunto se este grande bloqueio na Escandinávia altamente anómalo, como diz o autor, pode ser atribuído ás alterações climáticas, ou é mais conjuntural? Obrigado. :)

 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Eu pergunto se este grande bloqueio na Escandinávia altamente anómalo, como diz o autor, pode ser atribuído ás alterações climáticas, ou é mais conjuntural? Obrigado. :)


Não creio, como qualquer outro evento "isolado" não pode ser assim facilmente atribuído ao aquecimento global.
Atribuições dessas só com estatísticas mais robustas, não com um evento de um ano.
O que tem parecido aumentar são sim as chatas dorsais a latitudes mais baixas, que tanto nos têm aborrecido e a outras regiões de clima similar (por exemplo Califórnia), na prática resultado de uma aparente expansão dos anticiclones subtropicais para latitudes mais elevadas, associada à expansão térmica da atmosfera em aquecimento.
Mas mesmo isso, que empiricamente parece razoável, precisará de mais anos de dados para poder ser "validado" de forma mais sólida.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não creio, como qualquer outro evento "isolado" não pode ser assim facilmente atribuído ao aquecimento global.
Atribuições dessas só com estatísticas mais robustas, não com um evento de um ano.
O que tem parecido aumentar são sim as chatas dorsais a latitudes mais baixas, que tanto nos têm aborrecido e a outras regiões de clima similar (por exemplo Califórnia), na prática resultado de uma aparente expansão dos anticiclones subtropicais para latitudes mais elevadas, associada à expansão térmica da atmosfera em aquecimento.
Mas mesmo isso, que empiricamente parece razoável, precisará de mais anos de dados para poder ser "validado" de forma mais sólida.
Obrigado pela resposta. Eu tenho consciência que em climatologia só existem certezas mais ou menos seguras com dados validados por grandes intervalos de tempo. A minha pergunta era no sentido se podia ser uma possível tendência... mas percebo que é complicado perceber isso
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Obrigado pela resposta. Eu tenho consciência que em climatologia só existem certezas mais ou menos seguras com dados validados por grandes intervalos de tempo. A minha pergunta era no sentido se podia ser uma possível tendência... mas percebo que é complicado perceber isso

Sim, eu entendi.

De qualquer forma, e isto apenas empiricamente sem estatísticas que possam validar, parece-me que temos tido menos bloqueios desses em alta latitude nos últimos anos. Daí alguma "pobreza" em eventos invernais frios ao estilo de 2009/2010. E pelo contrário, como disse no post anterior, parece uma tendência para aumento de bloqueios/dorsais em latitudes baixas, e o associado aumento de períodos secos e quentes na nossa região.

Mas este padrão recente pode simplesmente ser o que se chama de "variabilidade natural", ou seja, maior frequência de certos padrões e dinâmicas em certos grupos de anos devido à variabilidade intrínseca do clima da Terra, e de outras oscilações periódicas naturais. Não implica necessariamente que seja resposta ao Aquecimento Global. Pode ou não ser, ou pode ser uma mistura de ambas as coisas...
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sim, eu entendi.

De qualquer forma, e isto apenas empiricamente sem estatísticas que possam validar, parece-me que temos tido menos bloqueios desses em alta latitude nos últimos anos. Daí alguma "pobreza" em eventos invernais frios ao estilo de 2009/2010. E pelo contrário, como disse no post anterior, parece uma tendência para aumento de bloqueios/dorsais em latitudes baixas, e o associado aumento de períodos secos e quentes na nossa região.

Mas este padrão recente pode simplesmente ser o que se chama de "variabilidade natural", ou seja, maior frequência de certos padrões e dinâmicas em certos grupos de anos devido à variabilidade intrínseca do clima da Terra, e de outras oscilações periódicas naturais. Não implica necessariamente que seja resposta ao Aquecimento Global. Pode ou não ser, ou pode ser uma mistura de ambas as coisas...
Muito obrigado pela resposta. Tudo isto tem tanto de interessante quanto de complexo... :thumbsup:
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Seca põe em risco abastecimento de energia da Europa no Inverno
O clima seco, e não a ameaça de frio, é o que está a assustar as operadoras de gás natural e electricidade da Europa neste Inverno boreal.

Bloomberg17 de novembro de 2018 às 20:00

Uma área de alta pressão prevista no norte e no centro da Europa, semelhante ao padrão meteorológico que provocou temperaturas recorde no Verão do Hemisfério Norte, vai travar o vento e a chuva na região este mês. Os baixos níveis dos rios já obrigaram a Électricité de France a reduzir a produção em algumas unidades nucleares e estão a reduzir o abastecimento de carvão para centrais eléctricas na Alemanha.

"Não estamos a conseguir levar para as centrais eléctricas a quantidade de carvão que gostaríamos", afirmou Tom Glover, director comercial da RWE Supply & Trading, uma unidade da maior produtora de electricidade da Alemanha. "Estamos a ver menos horas de funcionamento para as centrais de carvão que ficam nestes rios", salientou, sem especificar mais porque os detalhes são comercialmente confidenciais.

Normalmente, o maior risco para os preços no Inverno são as ondas de frio, que aumentam a procura por aquecimento. Mas o clima seco pode diminuir a produção das centrais eléctricas por reduzir a água disponível, normalmente recolhida num rio próximo. A Europa enfrentou um problema semelhante durante uma onda de calor em Julho, o que ajudou a elevar os preços da electricidade em França e na Alemanha para o valor mais alto numa década para aquela época do ano.

Existe uma possibilidade de que a área de alta pressão, que se concentrará na Europa Central e na Escandinávia este mês, dure até Dezembro, o que prolongaria a seca, de acordo com Giacomo Masato, analista e meteorologista da Marex Spectron Group em Londres.

A escassez de chuvas poderá fazer baixar os níveis de rios que ainda estão a recuperar da onda de calor no Verão. O tráfego de barcos por Kaub, um gargalo no rio Reno que serpenteia por algumas das principais regiões industriais da Alemanha, hoje é "impossível para a maioria das barcas" devido à descida dos níveis de água, segundo a Riverlake Barging, uma corretora de navios com sede em Roterdão.

A Energie Baden-Wuerttemberg, uma empresa alemã de energia eléctrica que opera 7,2 gigawatts de centrais de gás e carvão nos rios Reno e Neckar, normalmente usa barcas para abastecer as suas centrais de carvão. A empresa foi obrigada a abastecer as reservas por comboio, o que aumentou os custos operacionais.

Na região nórdica, um dos Verões mais secos e quentes da história fez com que os níveis de abastecimento de energia hidreléctrica tenham dificuldade em recuperar. A água é vital para a produção de electricidade nesta região, já que cerca de metade da sua procura é colmata por energia hidreléctrica.

O défice das reservas hidreléctricas é de 6,2 terawatts-hora actualmente e prevê-se que chegará a 10 terawatts-hora dentro de duas semanas, de acordo com dados da Wattsight.

(Texto original: Drought Beats Cold as Threat to Europe Power Supply This Winter)
https://www.jornaldenegocios.pt/eco...uropa-no-inverno?ref=HP_Destaquesduasnotícias