Aquecimento Global

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,371
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
publicações de pessoas intelectualmente meteorológicas, afirmando que os recordes de temperatura registados em alguns países no sul da Europa comprovam as alterações climáticas

Especifica melhor. Essas "pessoas" que referes são aqui do fórum? As publicações são internas ou externas ao fórum?
"Alterações climáticas" são o aumento da turbulência atmosférica, por assim dizer, mal comparado com a turbulência numa panela de água ao lume quando se aumenta a chama em toda a área da panela ("aquecimento global"). A comprovação do aquecimento global através de registos pontuais em alguns locais do globo ou, inversamente, a afirmação de que esses registos já são uma consequência do aquecimento global é uma visão claramente limitada. Observar um aumento da turbulência num ponto da panela não significa que se aumentou a chama em toda a panela, pode significar que a chama foi mais dirigida para esse ponto. Ou seja, há recordes que são batidos devido a alterações na circulação regional, sem necessariamente serem uma consequência do aquecimento global, poderiam ocorrer mesmo sem aquecimento global.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Ninguém aqui do fórum, fique claro; referia-me a publicações externas, em que situações pontuais deste ano no sul da Europa são generalizadas a nível global... pessoas que andam sempre à procura de novos recordes como se isso fosse a regra do que está a acontecer em todo o mundo. E digo "alterações climáticas" porque é uma terminologia actualmente mais em voga que "aquecimento global".
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,667
Local
Açores
pessoas que andam sempre à procura de novos recordes como se isso fosse a regra do que está a acontecer em todo o mundo.

Não é? -> https://www.ncdc.noaa.gov/cdo-web/datatools/records

Gl6ML4f.png


(não substitui IMs nacionais)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,667
Local
Açores
Nunca foi tão fácil acompanhar -> https://climatlas.com/temperature/jra55_temperature.php

Não é preciso fazer grandes exercícios intelectuais nem seguir gurus -> https://charts.ecmwf.int/products/extended-pdist-2t?base_time=202307190000&projection=opencharts_global&quantile=10:10&valid_time=202307310000

Possibilidade de frio recorde:

kRl630u.png


Possibilidade de calor recorde:

5pOw7k8.png


Claro que como no hemisfério norte há mais 'terra', há um desequilíbrio na medição da temperatura. Mas daqui a uns meses está tudo invertido e os portais são exatamente os mesmos.

jra55_global_temp_anomaly_YTD.png
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,667
Local
Açores
Pronto, mais 0,8 ºC em 44 anos...

Num qualquer lugar, podia não ser quebrado nenhum recorde de máximas ou mínimas nos próximos anos e ainda assim haver um aquecimento relevante. Como não quero ser categorizado como 'burro intelectual', deixo-te chegar à conclusão...

Qual é a temperatura média global?

Emissões (e efeitos) são cumulativos. Atualmente emite-se o dobro que há 40 anos.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,667
Local
Açores

Está iminente uma era glaciar na China! E acrescento: como pode fazer +50º ou -50º quando o país tem uma temperatura média de ~10.5º? Mistério!

1-s2.0-S167428342300034X-gr1.jpg
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Num qualquer lugar, podia não ser quebrado nenhum recorde de máximas ou mínimas nos próximos anos e ainda assim haver um aquecimento relevante.

Exactamente :thumbsup: estou completamente de acordo. Não é pelo facto de se registarem novos recordes de temperatura na Catalunha ou na Sicília para concluir-se que sejam essas as duas regiões onde há um maior aquecimento climático na Europa.

Como não quero ser categorizado como 'burro intelectual', deixo-te chegar à conclusão...

Felizmente eu não tive que passar por esse estágio de desenvolvimento mental :lmao:
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,075
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Há uma coisa que eu não percebo: como é que há pessoas, em pleno 2023, que negam a existência das alterações climáticas quando eu mesmo, sendo criança e adolescente entre o final da década de 1990 e o início da década passada, sinto uma clara diferença no clima entre quando era miúdo e agora? É que eu sinceramente não entendo... :facepalm:

E o pior é que uma parte significativa dessas pessoas nem são aquela gente burra da cidade e que nem presta muita atenção ao que se passa no mundo rural mas sim alentejanos conservadores (sim, pessoas de uma das regiões onde mais se têm sentido essas alterações). :shocking:
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil e hurricane

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Há uma coisa que eu não percebo: como é que há pessoas, em pleno 2023, que negam a existência das alterações climáticas quando eu mesmo, sendo criança e adolescente entre o final da década de 1990 e o início da década passada, sinto uma clara diferença no clima entre quando era miúdo e agora? É que eu sinceramente não entendo... :facepalm:

E o pior é que uma parte significativa dessas pessoas nem são aquela gente burra da cidade e que nem presta muita atenção ao que se passa no mundo rural mas sim alentejanos conservadores (sim, pessoas de uma das regiões onde mais se têm sentido essas alterações). :shocking:



Eu acho que isso tem a haver com a cultura local das pessoas e não tanto com o conhecimento científico. Nota-se claramente que a média da temperatura vai subindo de ano para ano, acompanhando uma redução da precipitação.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
China: contraste de 105,2 ºC este ano.

Ver anexo 6327

e o vídeo completo:


CIENCIASEMFRONTEIRASOFICIAL


Calor na bacia do mediterrâneo:

- persistência de anticiclone
- efeito do “El Niño”
- efeito de ventos FOEHN
- maior incidência da radiação solar
- oscilação do ártico positiva em Julho

Calor na China:

- oscilação do ártico positiva em Julho
- efeito FOEHN da monção sobre a cordinheira dos Himalaias
- estação meteorológica muito recente, com apenas meia dúzia de anos

As novas oscilações da meteorologia:

http://www.cnpt.embrapa.br/pesquisa/agromet/agromet/artigos/oscila.html