Aquecimento Global



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Uma imagem bem elucidativa da evolução desde 1940...

_132259047_global_temp_delta_1991_2020avg_multiple_ridges_v2-2x-nc.png
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Uma imagem bem elucidativa da evolução desde 1940...

Ver anexo 9184
Observo nesse excelente gráfico, os meus saudosos anos 80 e até os últimos anos de maior relevância 2009-2010. Saudades desse tempo..

Recordo quando era criança, a primeira coisa que fazia era ir ver o estado do tempo, mais interessante no inverno claro, pois ia logo observar se havia água congelada, ou como se avistava o resplandor da Serra da Estrela coberta de neve . Agora contam-se os dias do ano em que se observa qualquer coisa no cimo da serra.

Pena que as gerações futuras, já vão achar normal este clima e pensar que nós somos apenas uns velhos do restelo, sempre a relembrar do frio no passado..
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
952
Local
Amora (Seixal)
Ontem dediquei-me um bocadinho a tentar organizar as ideias que tenho acerca das alterações climáticas, e elaborei um rascunho de um esquema, que à partida parece um pouco confuso, mas que reflete a minha percepção das nossas acções, respetivas causas e consequências, e suas interacções.

Esta é a minha visão da situação climática que vivemos...

Alterações Climáticas - Causas e Consequências da Acção Humana (LusoSkies).png
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,388
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta é a minha visão da situação climática que vivemos...
Bom trabalho! Eu acrescentaria as consequências dos quadros do lado esquerdo("alterações significativas da fauna e flora"): rotura dos sistemas alimentares e aumento da mortalidade pela fome e doenças derivadas da subnutrição.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,675
Local
Açores
Ontem dediquei-me um bocadinho a tentar organizar as ideias que tenho acerca das alterações climáticas, e elaborei um rascunho de um esquema, que à partida parece um pouco confuso, mas que reflete a minha percepção das nossas acções, respetivas causas e consequências, e suas interacções.

Esta é a minha visão da situação climática que vivemos...

Ver anexo 9229

Tanga.

É o sol.

:D
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
952
Local
Amora (Seixal)
Bom trabalho! Eu acrescentaria as consequências dos quadros do lado esquerdo("alterações significativas da fauna e flora"): rotura dos sistemas alimentares e aumento da mortalidade pela fome e doenças derivadas da subnutrição.
Sim, concordo... e ainda mais umas quantas consequências menos boas, mas aí já o esquema iria ficar muito saturado e complexo. Fui fazendo isto no excel, e de improviso, seguindo uma sequência logica, misturando aquilo que eu percepciono de todo este processo, com coisas factuais e irrefutáveis. Saiu isto! Com tempo dá para arrumar e editar isto melhor...
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic