Aquecimento Global

• Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Para uma apreciação global, o tipo de projecção cartográfica usado neste mapa é muito enganador ao exagerar a dimensão das áreas nas latitudes mais distantes dos trópicos, que até são as com maior anomalia térmica positiva. Para um "negacionista esperto" está aí um argumento que favorece a sua ideia de que o aquecimento global é uma "conspiração"... :rolleyes:
A projeção parece-me a equirretangular, que aumenta a dimensão das áreas polares mas não tanto como a de Mercador que há uns anos era muito comum em mapas na net. Dito isto, concordo com a ideia que em casos como este em que a área seja um fator relevante, é importante usar projeções que conservem a área de cada região, das quais há muitas por onde escolher

Por falar em modelos, um proeminente cientista do clima Alemão Mojib Latif em 2000 disse que Berlim nunca mais veria neve... Berlim está este inverno com neve por todo lado.

De certeza que foi só isso? :D

Não consegui encontrar o original. O dia não foi bem escolhido :D

Haverão sempre cientistas com opiniões extremistas, para qualquer dos lados. Já abordei os que estão sempre a insistir na próxima era glaciar devido ao mínimo solar e etc. Mas vou-me focar na parte da severidade 'dos invernos'.

Esta malta troça do tipo. Está em silêncio supostamente -> https://www.berliner-zeitung.de/pol...agiert-er-nicht-mehr-auf-anfragen-li.10016726

Introdução à parte, vamos ver os dados...

Não me perguntem porque é que o DWD usa K em vez de C:

The nationwide average temperature for Germany was -0.8 °C. Compared to the long-term average over the climate reference period 1991-2020, the month thus was 1.7 K colder than normal. When compared to the international climatological reference period 1961-1990, it was 0.3 K colder. This places January 2026 - together with January 1896, 1935, 1937, 1953 and 1961 - at number 54 in the time series since 1881.

brdras_ttt_01_de_19611990_anotrest.png

brdras_ttt_01_de_19812010_anotrest.png

brdras_ttt_01_de_19912020_anotrest.png

Em suma, a malta jovem alemã não faz a mínima ideia do que é um Janeiro rigoroso.

---

brdras_ttt_16_de_19611990_anotrest.png

Última edição: