Aquecimento Global



rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
E então? O facto disso ter acontecido, e até por motivos naturais, mais uma vez até vem ajudar a explicar o pq de tanta preocupação ou "alarmismo" com o AG...
Achas que nessa altura a Terra era um planeta favorável à nossa espécie e à vida como a conhecemos actualmente?
Não creio...

Portanto, até estás a dar mais um motivo para mostrar porque é crucial evitar continuar com as emissões de CO2 e afins até levarmos a atmosfera a um nível próximo desse estado primitivo da nossa atmosfera, quando o ambiente era completamente inóspito.

Sendo que neste caso vamos nesse caminho, não por causas naturais, mas por nossa própria culpa...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Arctic-temps-20-C-warmer-Pliocene-Fletcher-2019.jpg


Muito importante -> a configuração continental era semelhante à presente. Assim:

Com temperaturas dessas, ao menos não se perderia tempo a explicar que alguns episódios de frio regionais não representam arrefecimento global. Toda a gente saberia que a pouca neve ou gelo que se formasse no Ártico - ou em qualquer outro lado - não ia durar muito. Contudo, a Terra bola de gelo enquanto argumento nunca iria desaparecer. Como hoje, algum dia vai voltar a acontecer e por isso não há qualquer tipo de problema.

Com um nível do mar desses, alguns países se calhar ficariam irreconhecíveis. Inúmeras ilhas e cidades desapareceriam. Mas pronto, temos que aprender com o Dubai e construir arquipélagos personalizados.

Com temperaturas do mar dessas, muitas espécies desapareceriam rapidamente. E demoraria muitas dezenas de milhares de anos para que a fauna - em termos de diversidade - recuperasse. E nunca seria nos moldes atuais.

O clima seria muito diferente e as áreas de cultivo mais produtivas dificilmente existiriam. Teria que haver um êxodo massivo dos milhares de milhões de pessoas que vivem no HN para latitudes (muito) mais elevadas. Não há assim tanta massa terrestre lá em cima e mais de metade da população mundial vive entre os 10-45ºN.

Essas temperaturas não são inéditas para a Terra e nem é isso que está em questão. São inéditas para os humanos.

Até é simples mas continua-se a complicar. Haja paciência...
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores


Quais as diferenças entre os hemisférios? Já te tinha perguntado isto mas não me parece que tenhas pesquisado. Assim, cá vai um resumo:

-> https://theconversation.com/explainer-how-the-antarctic-circumpolar-current-helps-keep-antarctica-frozen-106164

Como podes ver abaixo, no HS não há tantas trocas de massas de ar e isso abranda o aquecimento/derretimento.

globe.moytrim.T2M.CLIM.12.png

globe.moytrim.T2M.CLIM.06.png


Contudo, há outra variável para além da extensão: Volume -> https://www.scientificamerican.com/article/why-are-glaciers-melting-from-the-bottom-its-complicated/
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores


Janeiro - 2º mais quente
Fevereiro - 1º
Março - 2º
Abril - 1º
Maio - 1º
Junho - 3º
Julho - 5º
Agosto - Sem referência mas tem esta pérola:

High temperatures across the polar region bestowed the Arctic with the second warmest August in history and, at the same time, with the hottest summer ever observed there.

Isto é algo que não vão ler nos portais habituais, mais iluminados que os restantes. E como é de uma fonte não ocidental, assumo que tem uma credibilidade sem precedentes -> https://meteoinfo.ru/en/climate