Nunca pensei que fosse possível, mas pelos vistos é! Pelos vistos, um luar brilhante também pode ter o mesmo efeito que o Sol nas gotas de chuva. retirado de: http://www.spaceweather.com/ http://www.spaceweather.com/submiss...ge_name=Ethan-Tweedie-_MGL1528_1301034248.jpg
Fantástica, essa foto! Há alguns anos, vi um arco-íris nocturno, mas do meu ponto de vista, era cinzento. Se o fotografasse com exposição longa, será que o veria com todas as cores que estamos habituados a ver?
São um bocado estranhas as fotos, e na verdade observam-se 2 arco-íris.. Em princípio as cores no espectro de luz visível são as mesmas, dado que as cores do arco-íris resultam da refração da luz branca do Sol. Ora como a lua não tem atmosfera, em princípio a luz que reflete para a Terra contém uma boa parte do espectro de frequências da luz que recebemos do Sol. Enfim, não digo que seja impossível.. Se o luar fosse suficientemente intenso.. Mas parece-me que existe ainda um lusco-fusco do Sol (aurora ou crepúsculo), mas nesse caso, a Lua nunca poderia estar na fase de Lua cheia! E sendo assim, talvez o luar não seja tão forte como se escreve.. Porquê?! O sector iluminado da Lua indica-nos para que lado está o Sol. E no dia 24.03.2011 a Lua estava em quarto minguante (70%). Penso que o que se observa por vezes, mas não é arco-íris, é uma aura colorida na Lua cheia, e que está relacionada com a presença de cristais de gelo nas camadas superiores da troposfera..