Arco-íris nocturno

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Nunca pensei que fosse possível, mas pelos vistos é!:D
Pelos vistos, um luar brilhante também pode ter o mesmo efeito que o Sol nas gotas de chuva.

A RAINBOW AT NIGHT:

Recipe for a rainbow: Add bright sunlight to raindrops and voila!--a beautiful band of multi-colors arcs across the sky. With such an ingredient list, you might suppose that rainbows can only be seen during the day, yet on March 24th Ethan Tweedie of Kamuela, Hawaii, recorded this spectacular example long after dark:




Ethan-Tweedie-_MGL1529_1301034248.jpg


"It was a moonbow," explains Tweedie. The bright moon played the role of sun, illuminating nightime raindrops falling through the damp Hawaiian air. "I've been trying to photograph a moonbow for a long time. Last night I was driving back from the Volcano there it was!"

Tweedie's long exposure revealed something even more rare: a secondary moonbow. It's the faint 'bow arciing above the brighter primary. Primary rainbows are caused by single reflections inside raindrops; secondary bows are caused by double reflections. It was a night to remember, indeed.
retirado de:
http://www.spaceweather.com/
http://www.spaceweather.com/submiss...ge_name=Ethan-Tweedie-_MGL1528_1301034248.jpg
 


nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Fantástica, essa foto!
Há alguns anos, vi um arco-íris nocturno, mas do meu ponto de vista, era cinzento. Se o fotografasse com exposição longa, será que o veria com todas as cores que estamos habituados a ver? :huh:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
São um bocado estranhas as fotos, e na verdade observam-se 2 arco-íris.. Em princípio as cores no espectro de luz visível são as mesmas, dado que as cores do arco-íris resultam da refração da luz branca do Sol. Ora como a lua não tem atmosfera, em princípio a luz que reflete para a Terra contém uma boa parte do espectro de frequências da luz que recebemos do Sol.

Enfim, não digo que seja impossível.. Se o luar fosse suficientemente intenso.. Mas parece-me que existe ainda um lusco-fusco do Sol (aurora ou crepúsculo), mas nesse caso, a Lua nunca poderia estar na fase de Lua cheia! E sendo assim, talvez o luar não seja tão forte como se escreve.. Porquê?! O sector iluminado da Lua indica-nos para que lado está o Sol. E no dia 24.03.2011 a Lua estava em quarto minguante (70%).

Penso que o que se observa por vezes, mas não é arco-íris, é uma aura colorida na Lua cheia, e que está relacionada com a presença de cristais de gelo nas camadas superiores da troposfera..