“NAMMA” é a designação abreviada de uma campanha de terreno de pesquisa e investigação desenvolvida entre a NASA (Administração Nacional dos EUA para a Aeronáutica e Espaço) e o projecto AMMA ( Análises Multidisciplinares da Monção Africana), patrocinada pelo Departamento de Ciências da NASA. A base da missão será nas Ilhas de Cabo Verde, localizadas a 455 quilómetros do Senegal, a Oeste da costa Africana. Com início em Agosto de 2006, cientistas da NASA utilizarão uma rede de observação de superfície e uma aeronave para caracterizar a evolução e estrutura das OAL (Ondas Africanas de Leste) e os Sistemas Convectivos de Mesoscala ao longo da África ocidental e os seus impactos associados nos balanços regionais de humidade e energia. A NASA também fará uso extensivo de satélites orbitantes (incluindo Aqua, TRMM, e o recente-lançado CloudSat/CALIPSO) e capacidades de modelagen para melhorar as previsões e os planos de vôo. O Cientista Chefe da Missão será o Dr. Edward Zipser, da Universidade do Utah.
Os principais temas de estudo desta missão são a formação e evolução dos Ciclones Tropicais no Atlântico Oriental e Central e seu impacto na costa oriental dos Estados Unidos, bem como a composição e estrutura da Camada de Ar do Sahara, no seio da qual os aerosóis afectam a precipitação e influencia o desenvolvimento dos ciclones tropicais. Uma aeronave DC-8 da NASA, para pesquisas de altitude mediana servirá como a ferramenta principal das investigações no âmbito da campanha NAMMA. A aeronave será equipada com instrumentos de observação fixa e remota, com cerca de 40 tripulantes e cientistas realizando a cada 2-3 dias vôos de 8 horas de duração ao longo do Atlântico Oriental. O avião DC-8 voará em coordenação com os radares meteorológicos de pesquisa NPOL e TOGA da NASA, sondagens atmosféricas com balões e estações de investigação móveis de superfície SMART-COMMIT, medindo propriedades químicas, ópticas, microfísicas e radiativas da atmosfera.
As investigações planeadas no âmbito desta missão serão conduzidas em colaboração com o projecto AMMA, durante o SOP-3 (Período Especial de Observação), no verão de 2006. A contribuição da NASA para esta abrangente campanha terá enfoque nas correntes subsidentes do ar e evolução no oceano dos sistemas convectivos, uma vez que esta evolução interage fortemente na ciclogénese tropical.
O sponsor da campanha NAMMA será o Dr. Ramesh Kakar, Líder da área de Foco do Tempo da NASA, e Director de Programa de Dinâmica Atmosférica na sede da NASA. A NAMMA tem igualmente como colaboradores de execução a Divisão de Pesquisa de Ciclones Tropicais da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) e o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde (INMG). A gestão da missão estará a cargo do Escritório do Projecto de Ciências da Terra do Centro Ames de Pesquisa da NASA.
http://namma.msfc.nasa.gov/#portuguese