Arquivo de eventos históricos

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aurélio... duvidar de dados oficiais porque te lembras de memória desse dia, ao fim de 22 anos, é uma afirmação um pouco audaciosa não?

Audaciosa não, sei do que estou a falar ... a menos que a precipitação esteja toda concentrada em Faro e para além disso não sei qual a fonte onde ele foi buscar os dados. Por exemplo esse site que o StormRic colocou também são dados oficiais teoricamente dado que corresponde ás estações do IPMA, neste caso Sagres e Faro, mas contudo em nada tem a ver com os dados também eles oficiais que o Algarvio1980 coloca.
Ele tirou os dados oficiais de onde ???
Para além disso ainda existe aquela questão de os sites usarem dados das 00h ás 23h59 e o IPMA usar das 9h00 do dia anterior ás 9h00 do dia seguinte, o que baralha isto tudo.

No caso ele diz que no dia da queda do avião choveu 97 mm aqui em Faro, interpolando as outras estações á volta a precipitação não passa dos 45 mm ...

As lembranças que tenho disso é que as chuvas fortes foram de madrugada lembro-me como se fosse hoje, pelo que pode acontecer é que os dados INAG ser do período de 24h ( das 0h ás 23h59) e do IPMA ser das 9h00 do dia anterior ás 09h do dia seguinte e portanto nesse caso ir buscar muita precipitação do dia 22 Dezembro ... pode também ser isso ....

Mas no final isto teria que bater certo a quantidade e está bem mostrado que existem grandes discrepâncias ....
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,164
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Os dados da precipitação de Faro foram obtidos neste estudo:
http://www.algarvedigital.pt/algarv.../File/upload/PBHRA/Relatorios/cap2_parteA.pdf

Insiro aqui uma cópia parcial das páginas 46-47 desse documento para facilitar a consulta:
4I18RDT.jpg


Portanto quanto à fonte não há dúvidas de que os valores estão lá. Falta a confirmação pelo anuário que é sempre a verificação final e definitiva.
Penso que são valores extraordinários, não isoladamente, mas porque no conjunto dos 6 dias terão caído, segundo aqueles dados, 400mm, o que supera até o maior total mensal.
Ponho a hipótese de haver algum lapso de transcrição ao ser feito o estudo em causa. Para os valores estarem indicados daquela forma, em períodos de seis horas, terão sido obtidos do boletim diário: as observações intercalavam valores das 6 horas precedentes ou das 12 horas precedentes, conforme eram as observações das 6h e das 18h ou das 0h e das 12h (ou ao contrário, tenho que confirmar). Isto significa que para obter os valores correspondentes aos segundos períodos de 6 horas havia que subtrair o primeiro de 6 horas do de 12 horas em que aquele se incluía.
Àcerca do impacto da precipitação perceptível em tempo real por observadores, não há na realidade nenhum total em 6 horas excepcional: três períodos de 6 horas tiveram totais entre 30 e 40mm (aviso amarelo) e apenas um teve entre 40 e 50mm (aviso laranja); nenhum atingiu a intensidade de vermelho. Portanto o impacto foi o da acumulação e subida dos níveis de água nos cursos de água e zonas de acumulação pela persistência da precipitação, não terá sido o de enxurrada repentina (flash flood).
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,164
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
bons dias

não sei se já tinha referido aqui, mas lembro-me quando tinha prai uns 5 anos (deve ter sido entre outubro de 1991 e janeiro 1992) que houve uma violenta trovoada durante a noite, inclusive houve falta de luz. Foi semelhante ao que ocorreu a 28 de outubro de 2001. Nunca mais me esqueço desse dia, apesar de ja não me recordar do dia ao certo, se pudessem ajudar agradecia.:thumbsup::thumbsup:

cumps.

Setembro de 1991, noite de 20 para 21. Circulação da base das nuvens de sul rodando para SE e posteriormente ENE. Trovoada muito intensa e chuva torrencial pelas 18:45 em Oeiras (21,7mm). Depois das 22h a trovoada com descargas muito fortes e frequentes continuou para norte e nordeste, já com chuva só fraca (típica das bigornas das Cb) até cerca das 2:20 da madrugada de dia 21. Poderá ter sido esta, se se tratar da zona do Cartaxo. Em Outubro só encontro fraca na madrugada de 10 e na noite de 10 para 11, mas com circulação de sul e oeste de um núcleo depressionário e sistema frontal.

Reanálise da noite de 20 para 21 de Setembro:
xi3cDE0.png

Q9ADeVv.png

66mRUBw.png

qmbRP7r.png


Até Janeiro de 1992 não houve trovoadas na região, excepto no dia 14 de janeiro pela madrugada e manhã mas pouco significativa.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Obrigado StormRic :cheers: mistério resolvido então.:thumbsup:
Ficou-me bem gravado na memória essa trovoada, sei que eram constantes "spider lightnings" a rasgarem o ceu mesmo por cima de nós, até se ouvia electricidade a "estalar" nos ceus.
Do que me recordo, trovoadas nocturnas semelhantes a essa aconteceram a 4-10-1997, 11 e 28-10-2001, 22-10-2002, 25-10-2003, 14-6-2006, noite de 5 para 6-11-2006 e 4-10-2009.
Lembro-me também de uma trovoada bem forte e localizada na zona oeste (bombarral e cadaval) salvo erro na noite de St.Antonio em Junho de 1992. Eram raios bem potentes e luminosos com varias ramificações, quase todos eles nuvem-solo...na altura fascinava-me mas ao mesmo tempo estava com "nhufa" eheh
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
de qualquer forma entre as 18 horas de 22 de dezembro de 1992 e as 18 horas de 23 de dezembro de 1992 cairam 140mm, o que se aproxima bastante da situação de 13 de outubro de 1989 com 165mm.

Longe dos 274mm de Monchique em 1997.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Ainda no campo historico das trovoadas, partilho convosco o top 3 de relampagos que cairam mais proximo de mim (que eu me recorde).

3°- (18-4-2011): foi um mitico dia na minha região em termos de trovoada, pois nesse mesmo dia cairam cerca de 4 raios na cidade do Cartaxo (um record num só dia), recordo-me que por volta das 17h a celula entrava cidade a dentro e de repente um flash seguido de estoiro (estilo caçadeira) fez-me saltar do chão e nessa altura estava a trabalhar na zona norte da cidade, a cerca de 500m do centro onde o raio atingiu a torre da igreja, a minha casa fica a uns escassos...150m da mesma. Provavelmente se estivesse em minha casa, estaria em 1° lugar do Top.

2° - (22-9-2014): o mais recente evento de trovoadas fortes que tambem foi um dia em cheio. Nesse dia tive o privilegio de assistir a uma autentica bomba a cerca de 200m a sw de mim, eram cerca de 19:30h quando do nada, um enorme e intenso flash branco se procedeu a uma das mais fortes bombas que ouvi na minha vida, no stand onde estava trabalhar na altura, tinha uma superficie vidrada em curva, aquando do trovão até deu para notar a onda de choque provocada pelo barulho, abanou toda a superficie vidrada e até a estrutura do predio...inesquecivel.

1° - (9-9-2006): uma manhã (7:30 da manhã) de forte trovoada seca (apenas caiam umas gotas grossas esporadicas). Minutos antes do relampago n°1 do top, ouve outro que caiu a cerca de 750m proximo do jardim de infancia local, foi impressionante o raio nuvem-solo cheio de ramificaçoes bem intenso, seguido de um estoiro meio-seco e "crocante" parecia dar o mote ao que viria a suceder. Passados uns 5 mins do nada e por sorte ser um raio nuvem-nuvem (se fosse nuvem-solo teria feito estragos), foi mesmo por cima da minha "cabeça" tendo algumas ramificaçoes ainda tocado no para-raios dos correios (a cerca de 100m da minha casa), foi relampago e trovao em simultaneo, ouvindo-se antes da "explosão" um som electrico estilo "cracking", foi impressionante...até hoje foi o mais perto de minha cabeça, literalmente!

:thumbsup:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,616
Local
Açores
Reassessing the impacts and atmospheric circulation of large storms over Portugal

http://riskam.ul.pt/disaster/images/pdf/dissertao_filipa_varino_low.pdf

O estudo centrou-se em alguns dos mais importantes eventos extremos de precipitação ou vento que ocorreram em território português desde 1871. Dos sete eventos escolhidos cinco ocorreram no período temporal anterior a 1948 e dois pertencem à década de 60. Assim, os episódios analisados são: 6/7 de Dezembro de 1876, 22 de Dezembro de 1909, 20 de Novembro 1937, 23 de Janeiro de 1941,15 de Fevereiro de 1941, 19 de Novembro de 1945; 2 de Janeiro 1962 e 25 de Novembro de 1967.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Fotos das cheias trágicas de 1983 aqui na zona.



Só mais um apontamento, registo da pluviosidade da estação meteorologica do SNIRH instalada na altura no Pisão: 127,5 mm! Nem sei como é que a estação não foi arrastada, pois já me contaram que o vale tinha água com vários metros de profundidade, enfim, nem consigo imaginar tal coisa.

tydFF3u.jpg
 
Última edição:

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Novembro de 1988. Falta-me só confirmar a data exacta deste evento.
Inundações em Carvoeiro - Lagoa.

12376747_567904683359549_2746417342516372982_n.jpg


12362791_567904703359547_7680719455342347964_o.jpg


Fotos publicadas na página de facebook do Carvoeiro Square