Arquivo de eventos históricos

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Pois é, esse dia deve ter sido gelado, oxalá um dia esses -8 possam ser batidos, mas é muito difícil....
Por acaso são sabes a máxima desse dia? deve ser sido bem baixa.

Infelizmente, nem o IPMA, nem noutras base de dados com temperaturas d'antanho, têm dado relativos a esse dia. Pode ser que no Arquivo Municipal ou Biblioteca Municipal haja algum jornal regional com alguma referência a esse dia e uma temperatura aproximada. ;)
 
  • Gosto
Reactions: Davidmpb


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Periodicamente faço referência a isto.. Incrível as semelhanças entre o Gordon 2006 e o Gordon 2012:

0OMqJcE.gif


PIe1czy.gif


---

SCL4HFw.jpg

sMs6fVa.jpg

kVaoNfE.jpg


O Alex acabou por ter uma extensão aparente superior devido à nebulosidade circundante.

Os açorianos devem fazer um abaixo assinado para o NOAA retirar o nome Gordon das tempestades atlânticas, não venham a ter a visita de outro Gordon :D
 
  • Gosto
Reactions: mcpa

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
No seguimento de um mês de Julho escaldante e do comunicado do IPMA a referir que terá sido o 2.º Julho mais quente desde 1931, coloco aqui uma imagem partilhada hoje com o Meteofontes, supostamente do ano de 1941. Não percebo se os valores ali referidos serão todos de estações oficiais do Instituto Geofísico (na altura), mas há ali valores "muito duvidosos", digo eu...

O que vos apraz dizer sobre isto? ;)

13935134_10209831341322534_1794845063235637049_n.jpg
Penso tratar-se de valores do dia 31 de Julho de 1944.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
O valor de Coimbra obviamente é muito suspeito, dificilmente acredito que tenha sido medido em boas condições.
Quanto às cartas sinópticas, valem o que valem, são reanálises, do tempo em que não havia nem metade das medições nem em estações nem em radiosondagens, nem satélites havia. São sempre estimativas muito grosseiras. Eu pelo contrário, ao ver uma mancha generalizada de iso's altas numa coisa tão grosseira como uma reanálise da década de 40, não me admirava que os valores reais pudessem ser bem "piores" que esses, portanto comportáveis de um evento de calor muito extremo!
Discordo, desta afirmação, os dados do Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra são absolutamente razoáveis...naquele tempo não havia a barragem da Aguieira, nem o espelho de água actual no Mondego, junto à cidade.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e DaniFR

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
CHEIAS 1967

cheia2-300x179.jpg
2016-11-24 (IPMA)



Na noite de 25 e madrugada de 26 de Novembro de 1967, há 49 anos, uma grande tempestade assolou o país. Na região da Grande Lisboa, mais de 500 pessoas perderam a vida, perto de 900 foram desalojadas e verificou-se um sem número de danos em infraestruturas, nomeadamente pontes, estradas e edifícios de diversa natureza.

A passagem de um sistema de baixa pressão sobre a região caraterizado por uma forte convecção e forte instabilidade, associada a uma atmosfera rica em vapor de água, traduziu-se num evento extremo cuja quantidade de precipitação registada num período de 4 a 9 horas foi compatível com um período de retorno superior a 100 anos.

A precipitação total ocorrida foi observada essencialmente num período de 5 horas, o que em algumas estações correspondia ao seu valor médio mensal.

A estação de São Julião do Tojal em 5 horas registou 110,6 mm (entre as 19 e as 24h), tendo tido um pico de 30 mm entre as 22 e as 23h da noite de 25 de novembro. Nessa noite, entre as 21 e as 22h, foram registados 42 mm em Sassoeiros, 60 mm no Monte Estoril e 33 mm em Sintra/Pena.

A elevada quantidade de precipitação originou este evento de cheias rápidas (as chamadas flash floods), no entanto o que o tornou num dos mais mortíferos em Portugal, foi principalmente a construção inadequada em leitos de cheia e a coincidência com a hora de pico da maré alta.

A maior parte das vítimas, residente ao longo de bacias de pequenos rios e ribeiras da região, muitas em habitações precárias e clandestinas, foi apanhada durante o sono, o que se traduziu num aumento substancial de mortos e desalojados.

Este evento corresponde ao segundo mais intenso de precipitação em 24h para a área da grande Lisboa entre 1950 e 2008, com uma média de precipitação de 86 mm. O evento mais intenso de precipitação na mesma área ocorreu em 1983 com média de precipitação de 95 mm, porém com impacto consideravelmente menor.



Nota: notícia elaborada com base no artigo: “The deadliest storm of the 20th century striking Portugal: Flood impacts and atmospheric circulation”, publicado no Journal of Hydrology, de Ricardo M. Trigo et all.; e na publicação “Contribuição para o estudo da cheia da região de Lisboa em 25-26 de Novembro de 1967” do Serviço Meteorológico Nacional de Silvério F. Godinho.
http://www.ipma.pt/pt/media/noticias/news.detail.jsp?f=/pt/media/noticias/textos/cheias-1967.html
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Não sei se alguma vez foi falado no fórum sobre um suposto tornado que ocorreu no dia 7 de dezembro de 2010 aqui na zona mas com mais incidência na serra.
Achei que este seria o tópico correto para colocar isto...
Lembro-me de nesse dia os meus pais me contarem que entre Arronches e Portalegre, a quantidade de chuva e granizo era tanta que tiveram de parar o carro porque não conseguiam ver nada e claro para os vidros não se partirem. Como aconteceu durante a noite nunca se visualizou nada por isso nunca se confirmou se foi tornado ou não.
Arronches salvou-se e apanhou apenas uma ponta da célula mas o aparato eléctrico era incrível.
Como é óbvio nesse dia a quantidade de água foi tanta que o rio ia galgando algumas pontes:
3UAmvxj.jpg

Fp5PsIc.jpg

CKl02T9.jpg

Entretanto no dia seguinte, os estragos eram bem visiveis, na serra:
Muitas árvores com uma grande quantidade de anos arrancadas pela raiz...
mqVlU2Q.jpg

I6TbUDc.jpg

YxSXasN.jpg

yz9Ol7a.jpg
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Não sei se alguma vez foi falado no fórum sobre um suposto tornado que ocorreu no dia 7 de dezembro de 2010 aqui na zona mas com mais incidência na serra.
Achei que este seria o tópico correto para colocar isto...
Lembro-me de nesse dia os meus pais me contarem que entre Arronches e Portalegre, a quantidade de chuva e granizo era tanta que tiveram de parar o carro porque não conseguiam ver nada e claro para os vidros não se partirem. Como aconteceu durante a noite nunca se visualizou nada por isso nunca se confirmou se foi tornado ou não.
Arronches salvou-se e apanhou apenas uma ponta da célula mas o aparato eléctrico era incrível.
Como é óbvio nesse dia a quantidade de água foi tanta que o rio ia galgando algumas pontes:
3UAmvxj.jpg

Fp5PsIc.jpg

CKl02T9.jpg

Entretanto no dia seguinte, os estragos eram bem visiveis, na serra:
Muitas árvores com uma grande quantidade de anos arrancadas pela raiz...
mqVlU2Q.jpg

I6TbUDc.jpg

YxSXasN.jpg

yz9Ol7a.jpg
Eu por aqui não me lembro de ter passado qualquer tornado ou algum fenómeno extremo de vento, o que me lembro desse dia foi a intensidade da trovoada, trovões bastante fortes, houve um que até fez abanar o contador da luz, incrível, penso que essa trovoada terá sido já o final da tarde por volta das 5/ 6h.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Alguem me sabe localizar no tempo, uma onda de frio bem agressivo no país, em particular na AML?
Recordo-me foi entre 2003 e 2005, julgo foi em Janeiro.
O frio foi tanto que no lago da escola secundária de Alcabideche formou-se uma camada de gelo, a temperatura caiu aos -2ºC.
Deve ter sido a minima mais baixa dos ultimos 15/20 anos, pelo menos .

Obrigado pela ajuda.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Boas,

Alguem me sabe localizar no tempo, uma onda de frio bem agressivo no país, em particular na AML?
Recordo-me foi entre 2003 e 2005, julgo foi em Janeiro.
O frio foi tanto que no lago da escola secundária de Alcabideche formou-se uma camada de gelo, a temperatura caiu aos -2ºC.
Deve ter sido a minima mais baixa dos ultimos 15/20 anos, pelo menos .

Obrigado pela ajuda.

Janeiro de 2005 foi bastante frio e teve uma onda de frio no final do mês, que foi particularmente intensa no sul do país.

Janeiro de 2003 também teve uma onda de frio, pelo menos aqui no interior norte.

Os valores mais baixos dos últimos 20 anos, na maior parte das estações, ocorreram num episódio em Março de 2005.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Janeiro de 2005 foi bastante frio e teve uma onda de frio no final do mês, que foi particularmente intensa no sul do país.

Janeiro de 2003 também teve uma onda de frio, pelo menos aqui no interior norte.

Os valores mais baixos dos últimos 20 anos, na maior parte das estações, ocorreram num episódio em Março de 2005.

Obrigado Dan, estive a consultar os dados no OGIMET, foi mesmo 1 de Março de 2005.
A estação do Gago Coutinho,Lisboa registou uma mínima de -0,4ºC.
A estação do Cabo Carvoeiro registou uma minima de 1,6ºC

Valores espectaculares especialmente o do Cabo Carvoeiro.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Janeiro de 2005 foi bastante frio e teve uma onda de frio no final do mês, que foi particularmente intensa no sul do país.

Lembro-me bem, esse final de Janeiro 2005 foi particularmente gélido :cold:

Olhando à sinóptica é fácil perceber porquê :cold:

archives-2005-1-27-0-0.png


archives-2005-1-27-0-1.png
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000