O dia das fotos da neve no Algarve, que estão acima, 02.02.1954:
E a 18 de Fevereiro passaram 11 anos da enorme efeméride meteorológica que deixou Lisboa debaixo de um manto de água.
Recordes de acumulação em 6h, 12h e 24h para o dia 18/02/2008, com algumas estações a chegarem aos 150 mm e a superarem-nos, até.
https://ibb.co/59vmWHw
E a 18 de Fevereiro passaram 11 anos da enorme efeméride meteorológica que deixou Lisboa debaixo de um manto de água.
Recordes de acumulação em 6h, 12h e 24h para o dia 18/02/2008, com algumas estações a chegarem aos 150 mm e a superarem-nos, até.
https://ibb.co/59vmWHw
Eu tenho uma vaga ideia dessa vaga de frio, mas nessa altura deveria ter para aí uns 7 anos de idade (ou talvez menos), logo não me lembro muito bem.Alguém se lembra do evento de temperaturas baixas em Novembro de 2001? Recordo pq foi no ano em que entrei na faculdade e no Campo Grande (Faculdade Ciências) quando saímos das aulas ao final da tarde sentia-se um frio húmido gelado. Lembro-me que foi a inicio de Novembro mas durou bastante tempo. Mas o que mais me surpreendeu foi o congelar de uma pequena lagoa que existe aqui num pinhal a Norte de Alenquer, Na televisão tb apareceram vários registos semelhantes pelo país, e até houve mortes a lamentar. Alguém decidiu atravessar uma lagoa congelada com um carro que acabou por quebrar o gelo e o ocupante morreu.
Foi uma anomalia nas temperaturas que penso ser bem conhecida, mas gostava que me confirmassem.
Eu tenho uma vaga ideia dessa vaga de frio, mas nessa altura deveria ter para aí uns 7 anos de idade (ou talvez menos), logo não me lembro muito bem.
Uma coisa é certa: não nevou por aqui. Já em 2005 nevou, e aí lembro-me muito bem de ver os flocos de neve a cair no quintal dos meus pais, em Corroios.
Lembrar, não me lembro, mas se fores ver os gráficos dos boletins do IPMA verificas que novembro e dezembro de 2001 foram meses muito frios (e muito secos, já agora): novembro foi o 11º mais frio de sempre e o 2º mais frio do século, a seguir ao de 2008, com quase 2 ºC de anomalia negativa, e dezembro foi ainda pior, com mais de 2 ºC de anomalia e 8º mais frio de sempre, de longe o mais frio deste século. Estes 2 meses fizeram com que 2001, que até então tinha tido quase todos os meses com anomalias positivas, acabasse por ter uma temperatura ligeiramente abaixo do normalAlguém se lembra do evento de temperaturas baixas em Novembro de 2001? Recordo pq foi no ano em que entrei na faculdade e no Campo Grande (Faculdade Ciências) quando saímos das aulas ao final da tarde sentia-se um frio húmido gelado. Lembro-me que foi a inicio de Novembro mas durou bastante tempo. Mas o que mais me surpreendeu foi o congelar de uma pequena lagoa que existe aqui num pinhal a Norte de Alenquer, Na televisão tb apareceram vários registos semelhantes pelo país, e até houve mortes a lamentar: alguém decidiu atravessar uma lagoa congelada com um carro que acabou por quebrar o gelo e o ocupante morreu.
Foi uma anomalia nas temperaturas que penso ser bem conhecida, mas gostava que me confirmassem.
Lembrar, não me lembro, mas se fores ver os gráficos dos boletins do IPMA verificas que novembro e dezembro de 2001 foram meses muito frios (e muito secos, já agora): novembro foi o 11º mais frio de sempre e o 2º mais frio do século, a seguir ao de 2008, com quase 2 ºC de anomalia negativa, e dezembro foi ainda pior, com mais de 2 ºC de anomalia e 8º mais frio de sempre, de longe o mais frio deste século. Estes 2 meses fizeram com que 2001, que até então tinha tido quase todos os meses com anomalias positivas, acabasse por ter uma temperatura ligeiramente abaixo do normal
Alguém se lembra do evento de temperaturas baixas em Novembro de 2001? Recordo pq foi no ano em que entrei na faculdade e no Campo Grande (Faculdade Ciências) quando saímos das aulas ao final da tarde sentia-se um frio húmido gelado. Lembro-me que foi a inicio de Novembro mas durou bastante tempo. Mas o que mais me surpreendeu foi o congelar de uma pequena lagoa que existe aqui num pinhal a Norte de Alenquer, Na televisão tb apareceram vários registos semelhantes pelo país, e até houve mortes a lamentar: alguém decidiu atravessar uma lagoa congelada com um carro que acabou por quebrar o gelo e o ocupante morreu.
Houve de facto frio bastante significativo e pouco vulgar para meio de Novembro, e manteve-se vários dias: