Arquivo de eventos históricos

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por Aurélio 28 Nov 2007 às 17:40.

1. Tonton

Tonton
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Dez 2017
    Local:
    Mactamã
    O dia das fotos da neve no Algarve, que estão acima, 02.02.1954:

2. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
    [​IMG]E a 18 de Fevereiro passaram 11 anos da enorme efeméride meteorológica que deixou Lisboa debaixo de um manto de água.

Recordes de acumulação em 6h, 12h e 24h para o dia 18/02/2008, com algumas estações a chegarem aos 150 mm e a superarem-nos, até.

https://ibb.co/59vmWHw

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Um dos eventos que nunca me esqueço, apesar de não ter presenciado as grandes inundações à minha frente. Ainda não era meteolouco, pelo que me fiquei por casa.

Mas deixo aqui uma fotografia das cheias de Loures, relativamente perto de onde moro. Resido num daqueles prédios ao fundo.

4. Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Jul 2015
    Local:
    Azeitão/Sesimbra

Lembro.me desse dia (evento) como se fosse hoje! :unsure:

Relembrei a data do mesmo à cerca de um ano no fórum, a lamentar a perda de uma vida por efeito do mesmo na minha área de residência em Azeitão:sad:

-> Seguimento Meteorológico Livre 2018[/UR

#364 Ricardo Carvalho, 4 Mar 2019 às 23:58
    Última edição: 5 Mar 2019 às 01:43
  5. jamestorm

jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2010
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    Alguém se lembra do evento de temperaturas baixas em Novembro de 2001? Recordo pq foi no ano em que entrei na faculdade e no Campo Grande (Faculdade Ciências) quando saímos das aulas ao final da tarde sentia-se um frio húmido gelado. Lembro-me que foi a inicio de Novembro mas durou bastante tempo. Mas o que mais me surpreendeu foi o congelar de uma pequena lagoa que existe aqui num pinhal a Norte de Alenquer, Na televisão tb apareceram vários registos semelhantes pelo país, e até houve mortes a lamentar: alguém decidiu atravessar uma lagoa congelada com um carro que acabou por quebrar o gelo e o ocupante morreu.
    Foi uma anomalia nas temperaturas que penso ser bem conhecida, mas gostava que me confirmassem.

#365 jamestorm, 11 Nov 2019 às 00:30
    Última edição: 11 Nov 2019 às 00:52
    N_Fig e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  6. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Eu tenho uma vaga ideia dessa vaga de frio, mas nessa altura deveria ter para aí uns 7 anos de idade (ou talvez menos), logo não me lembro muito bem. :cold:
    Uma coisa é certa: não nevou por aqui. Já em 2006 nevou, e aí lembro-me muito bem de ver os flocos de neve a cair no quintal dos meus pais, em Corroios. :)

#366 "Charneca" Mundial, 11 Nov 2019 às 00:52
    Última edição: 11 Nov 2019 às 01:12
    N_Fig e jamestorm gostaram disto.
  7. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Recordo o dia 1 de novembro de 2015, um dia de cheias no Algarve.
    Foi causado por uma depressão isolada em níveis altos (cut-off), parecida com aquelas do Mediterrâneo, que causou grandes chuvas e inundações pelo Barlavento Algarvio. :rain: :(

Estes foram os acumulados mais significativos:
    - Algoz: 144,8 mm
    - Paderne: 134,8 mm
    - São Bartolomeu de Messines: 110,8 mm
    - Faro: 101,6 mm
    - Monchique: 97,6 mm
    - Portimão: 89,3 mm
    - Foia: 88,4 mm
    - Sagres: 79,1 mm
    - Aljezur: 74,0 mm
    - Odemira: 71,6 mm
    - Zambujeira: 69,5 mm
    - São Barnabé: 69,0 mm
    - Sines: 55,0 mm
    - Barranco do Velho: 51,7 mm
    - Relíquias: 50,6 mm
    :surprise:

No ano de 2017 ocorreu outra cut-off, afetando o Sotavento Algarvio, mas os acumulados mais significativos ocorreram na província de Huelva.
    O maior valor registado em solo português foi em 2017, em Vila Real de Santo António, com 98,1 mm. Já em Huelva registou-se algo à volta dos 150 mm. :eek:

jamestorm gostou disto.
  8. jamestorm

jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2010
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    Este evento não foi de neve, foi de frio apenas, eu tinha 18 anos e foi a altura que comecei a interessar-me por metrologia.

Penso que o ano que nevou foi em 2006. Estava em Telheiras quando começou a nevar, lembro-me perfeitamente que primeiro só chovia e nas noticias já se falava da A1 cortada pela neve, estavam em direto, com o transito parado. Em Lisboa nada, apenas chuva...mas, depois e de repente, granizo muito pequeno e depois do nada, neve!
    2007 também nevou perto da minha zona e em Loures.

N_Fig e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  9. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Lembrar, não me lembro, mas se fores ver os gráficos dos boletins do IPMA verificas que novembro e dezembro de 2001 foram meses muito frios (e muito secos, já agora): novembro foi o 11º mais frio de sempre e o 2º mais frio do século, a seguir ao de 2008, com quase 2 ºC de anomalia negativa, e dezembro foi ainda pior, com mais de 2 ºC de anomalia e 8º mais frio de sempre, de longe o mais frio deste século. Estes 2 meses fizeram com que 2001, que até então tinha tido quase todos os meses com anomalias positivas, acabasse por ter uma temperatura ligeiramente abaixo do normal

"Charneca" Mundial gostou disto.
  10. jamestorm

jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2010
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    Pois eu lembro-me bem que foi um frio que permaneceu muito tempo e deu muitas noticias na televisão sobre congelamentos de rios, lagoas etc. Já andei a tentar encontrar noticias de Novembro/Dez de 2001, mas nada. Obrigado pela informação, tenho q ver os boletins do IPMA.

N_Fig gostou disto.
  11. Jorge_scp

Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Fev 2009
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    Houve de facto frio bastante significativo e pouco vulgar para meio de Novembro, e manteve-se vários dias:

12. jamestorm

jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2010
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    Lembro/me bem que se instalou quase no inicio de Novembro, pois na festa de Sao Martinho da Faculdade, ja havia muito frio há dias...nunca vi tanto gorro e luvas juntos em Lisboa. Penso que o frio se instalou de repente por volta do dia 4 de Novembro.

#372 jamestorm, 11 Nov 2019 às 09:34
    Última edição: 11 Nov 2019 às 09:59
    "Charneca" Mundial gostou disto.

Partilhar esta Página