Arrefecimento global ?

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Provavelmente nunca nevou aí.
Existem muitos locais das ilhas onde nunca nevou.
No continente, penso que tb existem alguns, mas não são tão contínuos como nas ilhas.

Aí está uma questão pertinente.. Já muito off-topic.. Será que há algum local de Portugal continental onde nunca caiu um floco de neve?

O resto do tópico, já estamos a repetir vezes sem conta o mesmo do outro do Aquecimento Global, mais valia passar para lá as msg e continuar!
:D
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Aí está uma questão pertinente.. Já muito off-topic.. Será que há algum local de Portugal continental onde nunca caiu um floco de neve?

O resto do tópico, já estamos a repetir vezes sem conta o mesmo do outro do Aquecimento Global, mais valia passar para lá as msg e continuar!
:D

Primeiro temos de limitar esse "nunca" :D

Estamos a falar dos últimos 100, 200 anos?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Sim, pensei nisso e não escrevi..
Pois, só por períodos.. Sei lá.. Desde que há "meteorologia" com registos de estações. P.ex.. Portanto finais século XIX?
E depois outro "degrau" já mais extremo é desde que Portugal como país com as suas actuais fronteiras existe! :D

Indo tão atrás, e lembrando a "pequena idade do gelo", custa-me a crer que haja pontos do actual Portugal continental onde nunca tenha nevado, acho muito improvável..
No passado mais recente, mesmo a partir do séc.XX, é possível.. Mas mesmo assim tenho dúvidas, pegando em anos como 1945 ou 1952(ou 54? tou na dúvida agora) onde nevou em Lisboa, no Algarve.. Portanto mais uma vez improvável.. Digo eu!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Sim, pensei nisso e não escrevi..
Pois, só por períodos.. Sei lá.. Desde que há "meteorologia" com registos de estações. P.ex.. Portanto finais século XIX?
E depois outro "degrau" já mais extremo é desde que Portugal como país com as suas actuais fronteiras existe! :D

Indo tão atrás, e lembrando a "pequena idade do gelo", custa-me a crer que haja pontos do actual Portugal continental onde nunca tenha nevado, acho muito improvável..
No passado mais recente, mesmo a partir do séc.XX, é possível.. Mas mesmo assim tenho dúvidas, pegando em anos como 1945 ou 1952(ou 54? tou na dúvida agora) onde nevou em Lisboa, no Algarve.. Portanto mais uma vez improvável.. Digo eu!

Também acho improvável que algum pedaço do país (na parte continental) tenha escapado à neve nos últimos 100 anos.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Sinceramente acho que estas discussões são discutidas numa base científica muitíssimo forte:

Assim que vem um episódio de neve lá vêm os defensores do suposto "arrefecimento global" dizer... "Estão a ver, estão a ver"...

Quando vêm dias de calor durante muito tempo calam-se, de vez em quando falam que dados são adulterados sem provas do que afirmam só porque os valores não dão o que desejam!

Eu tenho MUITAS DÚVIDAS relativamente à teoria do aquecimento global! Coloco o máximo de reservas, e acho que se devem entrar com todas as equações para a discussão e não apenas dados de X anos para justificar algo!

Mas defender o suposto arrefecimento global com uma argumentação baseada em coincidências... lamento mas também não apoio

Fico assim num caldo tépido até alguém me salvar...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, pensei nisso e não escrevi..
Pois, só por períodos.. Sei lá.. Desde que há "meteorologia" com registos de estações. P.ex.. Portanto finais século XIX?
E depois outro "degrau" já mais extremo é desde que Portugal como país com as suas actuais fronteiras existe! :D

Indo tão atrás, e lembrando a "pequena idade do gelo", custa-me a crer que haja pontos do actual Portugal continental onde nunca tenha nevado, acho muito improvável..
No passado mais recente, mesmo a partir do séc.XX, é possível.. Mas mesmo assim tenho dúvidas, pegando em anos como 1945 ou 1952(ou 54? tou na dúvida agora) onde nevou em Lisboa, no Algarve.. Portanto mais uma vez improvável.. Digo eu!

Não nevou em todo o lado, mesmo nesses anos excepcionais...
Houve alguns locais que escaparam.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sinceramente acho que estas discussões são discutidas numa base científica muitíssimo forte:

Assim que vem um episódio de neve lá vêm os defensores do suposto "arrefecimento global" dizer... "Estão a ver, estão a ver"...

Quando vêm dias de calor durante muito tempo calam-se, de vez em quando falam que dados são adulterados sem provas do que afirmam só porque os valores não dão o que desejam!

Eu tenho MUITAS DÚVIDAS relativamente à teoria do aquecimento global! Coloco o máximo de reservas, e acho que se devem entrar com todas as equações para a discussão e não apenas dados de X anos para justificar algo!

Mas defender o suposto arrefecimento global com uma argumentação baseada em coincidências... lamento mas também não apoio

Fico assim num caldo tépido até alguém me salvar...

É um pouco como eu...
É um assunto que não me aquece nem me arrefece lool.
Dou mais valor aos registos do que às previsões.
Se me acontecer alguma coisa por ser assim, paciência! :D ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sinceramente acho que estas discussões são discutidas numa base científica muitíssimo forte:

Assim que vem um episódio de neve lá vêm os defensores do suposto "arrefecimento global" dizer... "Estão a ver, estão a ver"...

Quando vêm dias de calor durante muito tempo calam-se, de vez em quando falam que dados são adulterados sem provas do que afirmam só porque os valores não dão o que desejam!

É isto que eu também não compreendo. O facto de se usarem episódios esporádicos para se defender uma teoria.

Caiu água neve em Braga no domingo de manhã, é um facto.
Mas será esse fenómeno assim tão raro, que a acontecer é logo associado ao arrefecimento global? E repare-se que cair água neve é completamente diferente de "nevão".

Temos de facto vivido uns dias frios pela Europa Ocidental. Talvez isso nos leve a pensar em tal.
Mas que dirão os russos que andam há mais de um mês com anomalias desta ordem de grandeza?!:huh:

Semttulo-24.png


Quanto ao facto do assunto se tornar muitas vezes repetitivo, eu aconselho a que leiam o seguinte tópico na integra!

Há mesmo aquecimento Global?


É extenso sim, mas certamente encontrarão lá respostas para muitas das duvidas que têm. Evitam-se assim repetições de duvidas! ;)
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Meis caros, quero apenas novamente reforçar que não defendo a tese de um possível arrefecimento global nos próximos anos, pelo simples facto de ter caido água-neve em Braga, ou ter nevado em Londres em Outubro, ou outro qualquer fenómeno isolado.

É apenas uma convicção minha, muito pessoal, independentemente de estarem -10ºC no Porto ou 40ºC na Serra da Estrela.

Não varia em função dos acontecimentos. É uma simples opinião minha, sujeita a críticas, como tantas outras.

Peço desculpa por não ter reparado no tópico do Aquecimento Global, já existente. :(

Aliás, o próprio Anthimio de Azevedo veio, mais uma vez, dizer na televisão que, inevitavelmente, o planeta caminhará para uma nova "era do gelo".
Isto independentemente de agora estarmos a viver um curto período de aquecimento global, que na minha humilde opinião, terminou de facto em 2008.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Aliás, o próprio Anthimio de Azevedo veio, mais uma vez, dizer na televisão que, inevitavelmente, o planeta caminhará para uma nova "era do gelo".
Isto independentemente de agora estarmos a viver um curto período de aquecimento global, que na minha humilde opinião, terminou de facto em 2008.

Tudo é um ciclo, e dentro do próprio ciclo há anti-ciclos.
Essa "era do gelo" de que falas, não é uma mini-idade do gelo que começa na década x e acaba 2 ou 3 décadas mais tarde.

Uma era é composta por uns quantos milhares de anos, que não tem ano para começar nem ano para acabar. É errado dizer-se que uma era começou no ano y! A não ser que nesse ano se tenha dado uma anomalia da temperatura global na ordem de -1ºC e assim de mantenha (sem cessar) nos anos seguintes, com tendência a piorar.

Agora se este ano a anomalia é de -0,5ºC, para o ano -1ºC e depois sobe para os +1ºC, é simplesmente uma variação climática.

São necessários alguns anos para que se possa dizer que realmente uma mini-idade do gelo começou.
São necessários séculos para se dizer que uma era glaciar começou.
Portanto, a começar agora essa tal era do gelo, só lá para o ano 3000 é que poderão dizer que a era do gelo começou em meados do ano 2000.

Se for apenas uma "mini-idade do gelo", talvez em 2020-2030 possas dizer que o frio começou a manifestar-se no final da primeira década do século.

Portanto, ainda que essa era tenha efectivamente começado em 2008, tu nunca o saberás, pois daqui a 80 anos (caso o frio venha mesmo), saberás apenas que estás numa idade fria, como já aconteceu algumas vezes na história modera. Ainda que numa era quente.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Isto independentemente de agora estarmos a viver um curto período de aquecimento global, que na minha humilde opinião, terminou de facto em 2008.

Na minha opnião o arrefecimento começou em 2006/2007 :D:D alguém se lembra da maluqueira climática que foram tais anos ?? 2007 então foi um ano de recordes :D Este ano as coisas já estiveram e estão mais calmas, pois os "mecanismos" frios já foram activados, logo a maluqueira climática vai andar mais calma pois já está concentrada num só objectivo que é o frio :cold: e consequentemente, o arrefecimento do planeta...mas vamos no que isto vai dar.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Na minha opnião o arrefecimento começou em 2006/2007 :D:D alguém se lembra da maluqueira climática que foram tais anos ?? 2007 então foi um ano de recordes :D Este ano as coisas já estiveram e estão mais calmas, pois os "mecanismos" frios já foram activados, logo a maluqueira climática vai andar mais calma pois já está concentrada num só objectivo que é o frio :cold: e consequentemente, o arrefecimento do planeta...mas vamos no que isto vai dar.

que discussao entediante:lmao::lmao::angry:
tu achas que agora o clima esta a "acalmar"?????engraçado que muita gente te pode comfirmar o oposto.......
achas que o aquecimento se baseia em "convicções pessoais"......sabes eu estou constipado e estou convicto que daqui a 1h já estou bom:lmao::lmao::lmao:
o anthimio de azevedo nem falou em arrefecimento mas sim numa era de extremos devida ao aumento da inclinaçao do eixo terrestre mas ele tambem falou de periodos de 25000 anos ou seja o eixo agora ou daqui a 100anos estará praticamente na mesma!!!
tu por acaso sabes o que deu origem á era glaciar ( na europa)????nao foi o degelo da gronelandia mas sim a libertação de um "mar" de agua doce muito maior que os grandes lagos para o atlantico em muito pouco tempo devido ao rompimento de uma barreira de gelo; achas que isto é o mesmo que o degelo da gronelandia e do artico comparativamente mais lentos e graduais????
por fim qual é a tua de quereres frio e mais frio não um pouco de neve mas um glaciar???explica-me os beneficios disso para a humanidade e a vida da terra!!!! o que seria daqueles que vivem a norte ou sul dos 40º de latitude????
a meteorologia não é uma brincadeira nem a ciencia " do que gosto e do que nao gosto":disgust:

ps: já agora fica descansado que eu tb não sou warmer!!!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
tu por acaso sabes o que deu origem á era glaciar ( na europa)????nao foi o degelo da gronelandia mas sim a libertação de um "mar" de agua doce muito maior que os grandes lagos para o atlantico em muito pouco tempo devido ao rompimento de uma barreira de gelo; achas que isto é o mesmo que o degelo da gronelandia e do artico comparativamente mais lentos e graduais????
por fim qual é a tua de quereres frio e mais frio não um pouco de neve mas um glaciar???explica-me os beneficios disso para a humanidade e a vida da terra!!!! o que seria daqueles que vivem a norte ou sul dos 40º de latitude????
a meteorologia não é uma brincadeira nem a ciencia " do que gosto e do que nao gosto":disgust:

ps: já agora fica descansado que eu tb não sou warmer!!!


Sim eu sei as origens da Era glaciar da Europa, mas esse factor já lá vai, o que está neste momento em jogo é não é só o eixo da terra, isso apenas mais um elemento que poderá levar ao frio, o que está em jogo é a entrada da nossa galáxia numa área onde existem mais poeiras espaciais que consequentemente irão "tapar" a luz do sol, o "acalmar" do sol após 2012, e claro, a questão mais polémica que é a corrente do golfo, que alguns dizem já estar a influenciar o clima e outros dizem que ainda não, e para além de não influenciar não será muito significativa na mudança dos climas no futuro.

Os periodos frios e peridos quentes são inevitáveis, não só porque são algo natural no clima como são necessários para que exista um equilibrio entre as correntes de energia. Eu não acho que os periodos quentes ou frios sejam divertidos, simplesmente, e como já disse atrás, são inevitáveis logo temos que estar preparados para ambos pois o clima está sempre a variar, e na minha sincera opnião os periodos frios são mais "saudáveis" que os periodos quentes. Mas claro, os periodos quentes são mais prosperos economicamente falando que os periodos frios, mas isso é outra história :assobio:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
o sol ainda está a iniciar o ciclo e, segundo o que vejo nos graficos, é bem possivel que apartir de meados de 2009 a Tmed global volte a subir ( para depois descer outra vez) quanto ás particulas eu nao sabia.....mas mesmo assim há que atender ao tipo de particulas ( se for gelo obviamente vao derreter quando se aproximarem do sol tal como os cometas).
não há qualquer razao para dizer que o solesta a enfraquecer pois é uma estrela de meia idade e ainda lhe faltam 5000milhoes de anos para iniciar a sequencia de "auto-destruição" ( quando o hidrogenio acabar e as reações nucleares tambem)