Árvores e Florestas de Portugal

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Frederico, obrigado pela citação (ainda que, assumo, involuntário). Mantive o blogue "sombra verde" ativo vários anos e um dos motivos (não foi o único...) que me levou a deixar de escrever foi sentir que esta questão das podas em meio urbano não tem remédio.
Isto chegou ao ponto de, no ano passado, ter ido uma discussão nas redes sociais com alguém que defendia a rolagem de plátanos numa via em grande parte urbana, nos arredores da Covilhã, como uma medida abrangida pela Lei 76/2017, a tal lei ao abrigo da qual se têm cortado tanto árvore monumental com a pretensa desculpa da proteção contra incêndios.

És o gestor do Blog Sombra Verde? Eu costumava acompanhar as publicações, bom conteúdo! :)

O flagelo das podas camarárias grassa em todo o país... Até doí na alma algumas coisas que vejo... :facepalm:
 


Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
O cedro do atlas até é relativamente comum em jardins do centro e norte de Portugal, pelo menos tanto como o cedro dos himalaias. Já mais difícil é perceber como ignoramos o nosso vizinho Abies pinsapo. Não conheço nenhum jardim público ou arboreto onde se utilize esta espécie das montanhas do sul da Península. É muito mais fácil encontrar plantados, para além dos referidos cedros, espécies do outro lado do Atlântico, como as pseudotsugas e mesmo as sequóias; isto já para não falar de outras espécies europeias, como a Abies alba (que também cresce nos Pirinéus), a Picea abies ou mesmo o Larix decidua (comum na Serra da Estrela, por exemplo).

Em termos ornamentais, porém, o que me faz mais confusão é a forma como se desperdiça o potencial de espécies autóctones como a zelha ou o oxicedro; de qualquer forma, antes de evoluirmos na escolha das espécies, deveríamos evoluir na forma como as árvores são tratadas, pois a forma como se continuam a podar as árvores neste país é verdadeiramente criminosa.

Eu acho que estes três exemplares existentes num jardim perto da minha residência são de cedro dos Himalaias.

5zOeYB5.png
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Frederico, obrigado pela citação (ainda que, assumo, involuntário). Mantive o blogue "sombra verde" ativo vários anos e um dos motivos (não foi o único...) que me levou a deixar de escrever foi sentir que esta questão das podas em meio urbano não tem remédio.
Isto chegou ao ponto de, no ano passado, ter ido uma discussão nas redes sociais com alguém que defendia a rolagem de plátanos numa via em grande parte urbana, nos arredores da Covilhã, como uma medida abrangida pela Lei 76/2017, a tal lei ao abrigo da qual se têm cortado tanto árvore monumental com a pretensa desculpa da proteção contra incêndios.

Parabéns pelo excelente trabalho e serviço público feito no blogue.

Quanto às podas, havemos de lá chegar e tenho em mete uma projecto de activismo mas preciso de tirar um mês inteiro de férias e para já está complicado.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Uma das paisagens mais desconhecidas e desvalorizadas em Portugal é o montado de carvalho-negral (Quercus pyrenaica).

A sua área de ocorrência natural num passado não muito distante não era assim tão reduzida. O montado de carvalho ocorria nos solos graníticos do Alto Alentejo, especialmente na Serra de São Mamede, na região de Nisa, estendendo-se até quase ao vale do Tejo A última vez que estive nessa região ainda persistiam algumas manchas de reduzida dimensão perto de Nisa. O montado de carvalho reapareceria na Beira Baixa e na Beira Alta, especialmente no planalto entre o rio Côa e a fronteira. Nessa região o montado de carvalho praticamente desapareceu, mas do outro lado da fronteira, na província de Salamanca, conheço umas manchas excelentes e em melhor estado que os montados de Nisa. Esta foto que tirei da internet é de um montado de carvalho na província de Cáceres.

101519095343080819104026052019150834DSC_0058.jpg


https://www.lifemontadoadapt.com/?p=378

Por que motivo se tornou tão raro este montado em Portugal? Uma das razões foi a selecção positiva do sobreiro e da azinheira. Como é proibido cortar sobreiros e azinheiras, a população cortava os carvalhos para obter madeira, matéria-prima essencial no passado para os fornos de pão ou para fabricar carvão. Estamos a falar de séculos de selecção positiva. Outras razões incluem as grandes campanhas do trigo que começaram no final do século XIX e se estenderam até ao Estado Novo e os grandes incêndios das últimas décadas.

Por isso proponho que se reveja a lei que protege o sobreiro e azinheira. Os carvalhos devem passar a ter o mesmo estatuto de protecção.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Uma das paisagens mais desconhecidas e desvalorizadas em Portugal é o montado de carvalho-negral (Quercus pyrenaica).

A sua área de ocorrência natural num passado não muito distante não era assim tão reduzida. O montado de carvalho ocorria nos solos graníticos do Alto Alentejo, especialmente na Serra de São Mamede, na região de Nisa, estendendo-se até quase ao vale do Tejo A última vez que estive nessa região ainda persistiam algumas manchas de reduzida dimensão perto de Nisa. O montado de carvalho reapareceria na Beira Baixa e na Beira Alta, especialmente no planalto entre o rio Côa e a fronteira. Nessa região o montado de carvalho praticamente desapareceu, mas do outro lado da fronteira, na província de Salamanca, conheço umas manchas excelentes e em melhor estado que os montados de Nisa. Esta foto que tirei da internet é de um montado de carvalho na província de Cáceres.

101519095343080819104026052019150834DSC_0058.jpg


https://www.lifemontadoadapt.com/?p=378

Por que motivo se tornou tão raro este montado em Portugal? Uma das razões foi a selecção positiva do sobreiro e da azinheira. Como é proibido cortar sobreiros e azinheiras, a população cortava os carvalhos para obter madeira, matéria-prima essencial no passado para os fornos de pão ou para fabricar carvão. Estamos a falar de séculos de selecção positiva. Outras razões incluem as grandes campanhas do trigo que começaram no final do século XIX e se estenderam até ao Estado Novo e os grandes incêndios das últimas décadas.

Por isso proponho que se reveja a lei que protege o sobreiro e azinheira. Os carvalhos devem passar a ter o mesmo estatuto de protecção.

Há muito tempo, que eu ja venho dizendo isso mesmo, que os carvalhos deveriam de estar totalmente protegidos, tal como os sobreiros e azinheiras, pois caso contrário daqui a umas dezenas de anos, não temos nada de árvores autóctones, mas mais uma vez os nossos governantes, preferem "assobiar para o lado", o mesmo já vinha eu alertando, há anos, sobre a população de rola-brava, e o coelho, e parece quer não me enganei, mas depois quando estas espécies já estão em totalmente declinio, é ainda mais complicado, e dificil de agir.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por acaso até houve uma iniciativa bem interessante d'Os Verdes sobre o estatuto de proteção dos carvalhos e outras espécies autóctones. :)
http://www.osverdes.pt/pages/posts/...ecies-autoctones-da-flora-portuguesa-8541.php/

Inclusive, a iniciativa foi aprovada por unanimidade, no Parlamento: :surprise:
https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=41445/

No entanto, por alguma razão, caducou em 24 de outubro de 2019, logo após as eleições. Por que raio é que uma proposta de lei tão interessante, que nunca sequer foi bem aplicada, foi cancelada 2 anos após ter sido aprovada por todos os partidos? :facepalm:

E, o mais curioso: por que raio é que ninguém ouviu falar disto no início de junho de 2017? Que eu saiba, isto foi aprovado umas duas semanas antes dos incêndios de Pedrógão e Góis, portanto essa desculpa não vale... :(
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Há muito tempo, que eu ja venho dizendo isso mesmo, que os carvalhos deveriam de estar totalmente protegidos, tal como os sobreiros e azinheiras, pois caso contrário daqui a umas dezenas de anos, não temos nada de árvores autóctones, mas mais uma vez os nossos governantes, preferem "assobiar para o lado", o mesmo já vinha eu alertando, há anos, sobre a população de rola-brava, e o coelho, e parece quer não me enganei, mas depois quando estas espécies já estão em totalmente declinio, é ainda mais complicado, e dificil de agir.


O Carvalho é uma das árvores mais importante para o nosso ecossistema , além de pessoalmente ser a árvore mais bonita que eu conheço .

Em certas zonas , o Carvalho , juntamente , com outras espécies , já está protegido , mas muito restrito a certas zonas protegidas de grande importância , como a Mata da Albergaria no PNPG .

Sou totalmente a favor da proteção integral do carvalho como do sobreiro .

No entanto , acho que devíamos pensar no alargamento do âmbito desta lei a pequenos núcleos florestais integralmente protegidos e não só a indivíduos isolados .
Dou este exemplo : vejo muitas vezes algum tipo de empreendimento , em que é preservado o sobreiro ( e bem , cumprindo a lei ) , mas depois vem por aí um PIN qualquer , em que em nome de um qualquer interesse nacional ( ???) , Derrubam uma qualquer mata milenar , e pior ainda dentro da lei .

Se no futuro , o paradigma privilegiar a conservação das espécies arbóreas individualmente e não como um ecossistema num todo , esteticamente pode ser muito bonito , mas ecologicamente pouco relevante .
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Quando andava na Universidade dava umas voltas pelo Grande Porto a pé e de bicicleta. Vi muitos terrenos a serem limpos, e sucedia sempre o mesmo. Os carvalhos, grandes ou pequenos, eram todos derrubados, mas os sobreiros ficavam todos de pé. Sucedia exactamente o mesmo onde havia eucaliptos. Quando cortavam os eucaliptos, os sobreiros ficavam de pé, mas os carvalhos desapareciam todos do terreno. Chama-se a isto selecção positiva do sobreiro.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Quando visitei Monfrague em 2004 a Junta da Extremadura andava a erradicar os eucaliptos. O plano parece que prossegue. O eucalipto foi introduzido durante a ditadura por decisão administrativa do Governo de Franco, mas foi um grande falhanço pois demonstrou não ser rentável. As condições edafo-climáticas não eram propícias.

Questiono-me assim se será rentável ter produção de eucalipto a Sul do Tejo, como se vê na serra da Ossa, no Litoral Alentejano ou serra de Monchique, face aos preços da madeira importada do Brasil, ainda mais num contexto de acordo comercial da Mercosul com a União Europeia.

Será que não deveríamos fazer o mesmo que estão a fazer os espanhóis na Extremadura e erradicar o eucalipto a Sul do Tejo, substituindo-o por carvalhos, sobreiros e azinheiras?

https://www.hoy.es/20071112/regional/extremadura-pierde-eucaliptos-decadas-20071112.html
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Quando visitei Monfrague em 2004 a Junta da Extremadura andava a erradicar os eucaliptos. O plano parece que prossegue. O eucalipto foi introduzido durante a ditadura por decisão administrativa do Governo de Franco, mas foi um grande falhanço pois demonstrou não ser rentável. As condições edafo-climáticas não eram propícias.

Questiono-me assim se será rentável ter produção de eucalipto a Sul do Tejo, como se vê na serra da Ossa, no Litoral Alentejano ou serra de Monchique, face aos preços da madeira importada do Brasil, ainda mais num contexto de acordo comercial da Mercosul com a União Europeia.

Será que não deveríamos fazer o mesmo que estão a fazer os espanhóis na Extremadura e erradicar o eucalipto a Sul do Tejo, substituindo-o por carvalhos, sobreiros e azinheiras?

https://www.hoy.es/20071112/regional/extremadura-pierde-eucaliptos-decadas-20071112.html

Eu tenho visto, muitos eucaliptais a serem cortados, já em ciclos de 6 anos, aliás andam aqui próximo de mim, a cortar, mas muitos deles estavam já secos, não sei se foi algum fungo ou algo do género, pois pelo que me apercebi começaram a secar há cerca de uns 2 anos.
Uma coisa, que já não via também há algum tempo, por estes lado, foi arrancarem um eucaliptal inteiros, talvez tenha uns 50 ha, e já estão as máquinas de rastos a subsolar o solo, com o ripper, e vai ser plantado uma vinha, posto isto, pode dizer isso mesmo, que certamente já não deve estar a ser rentável.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu tenho visto, muitos eucaliptais a serem cortados, já em ciclos de 6 anos, aliás andam aqui próximo de mim, a cortar, mas muitos deles estavam já secos, não sei se foi algum fungo ou algo do género, pois pelo que me apercebi começaram a secar há cerca de uns 2 anos.
Uma coisa, que já não via também há algum tempo, por estes lado, foi arrancarem um eucaliptal inteiros, talvez tenha uns 50 ha, e já estão as máquinas de rastos a subsolar o solo, com o ripper, e vai ser plantado uma vinha, posto isto, pode dizer isso mesmo, que certamente já não deve estar a ser rentável.

A tua zona é calcárea. Deve ser por isso que não é rentável, pois tem precipitação suficiente para o eucalipto.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A tua zona é calcárea. Deve ser por isso que não é rentável, pois tem precipitação suficiente para o eucalipto.

Sim, zona cálcária, já próximo do vale do Tejo, estando grande parte do eucaliptal concentrado, em encostas de seixo, próximo da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Foto tirada recentemente num vale da serra de Sintra, na vertente norte.


Só de olhar para a foto, dá para ter a noção que é um local, onde predomina muita humidade permanente e um local bem sombrio, mas isto, só uma opinião geral.