Árvores e Florestas de Portugal

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tenho notado nos últimos anos ao longo da A22 que nos terrenos abandonados têm nascido espontaneamente muitos pinheiros-mansos no barrocal, algumas árvores já estão grandinhas. Numa terra abandonada perto da casa dos meus pais nasceram espontaneamente 2 e também têm crescido mesmo com a seca. Aquela lengalenga que diz que os pinheiros são apenas do litoral e dos solos arenosos está desactualizada... eles podem ser mais comuns e frequentes aí mas também podem surgir espontaneamente no interior.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Tenho notado nos últimos anos ao longo da A22 que nos terrenos abandonados têm nascido espontaneamente muitos pinheiros-mansos no barrocal, algumas árvores já estão grandinhas. Numa terra abandonada perto da casa dos meus pais nasceram espontaneamente 2 e também têm crescido mesmo com a seca. Aquela lengalenga que diz que os pinheiros são apenas do litoral e dos solos arenosos está desactualizada... eles podem ser mais comuns e frequentes aí mas também podem surgir espontaneamente no interior.

Conheço aqui algumas plantações de pinheiros mansos, já em produção, pois devem ter uns 25 anos, e estão bem adaptados a solos calcários, e em zona de vale, junto a uma linha de água, sei de uma pessoa que plantou alguns pinheiros bravos, no inicio do verão, e tendo em conta, a seca que foi, sempre sem rega, e ele sobreviveu.
 
  • Gosto
Reactions: frederico

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Tenho notado nos últimos anos ao longo da A22 que nos terrenos abandonados têm nascido espontaneamente muitos pinheiros-mansos no barrocal, algumas árvores já estão grandinhas. Numa terra abandonada perto da casa dos meus pais nasceram espontaneamente 2 e também têm crescido mesmo com a seca. Aquela lengalenga que diz que os pinheiros são apenas do litoral e dos solos arenosos está desactualizada... eles podem ser mais comuns e frequentes aí mas também podem surgir espontaneamente no interior.
é facil se um pinheiro aguenta terreno arenoso tudo o resto é mel. E têem uma arma pouco conhecida os pinheiros são simbiontes com fungos que cobrem a raiz toda acumulando humidade e captando azoto atmosférico o fungo recebe alimento por parte da árvore se não acontecer tal simbiose os pinheiros ficam raquíticos
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
é facil se um pinheiro aguenta terreno arenoso tudo o resto é mel. E têem uma arma pouco conhecida os pinheiros são simbiontes com fungos que cobrem a raiz toda acumulando humidade e captando azoto atmosférico o fungo recebe alimento por parte da árvore se não acontecer tal simbiose os pinheiros ficam raquíticos

Não é assim tão linear.. Plantas que bem adaptadas aos solos arenosos tendem a ter problemas em solos compactos e argilosos ou encharcados.
Há muito mais plantas que possuem a capacidade de se ligar a fungos simbióticos, não são só os pinheiros. Além disso essa "arma" é bem conhecida e estudada há muitos anos.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Não é assim tão linear.. Plantas que bem adaptadas aos solos arenosos tendem a ter problemas em solos compactos e argilosos ou encharcados.
Há muito mais plantas que possuem a capacidade de se ligar a fungos simbióticos, não são só os pinheiros. Além disso essa "arma" é bem conhecida e estudada há muitos anos.
eu sei mas com os pinheiros as micorrizas é mais avançado pois o fungo cobre toda a raiz se alguma vez vires um pinheiro com a raiz exposta vez uma camada branca que impede a perda de água e aumenta a superfície de absorção de água
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
«A azinheira antigamente era um inimigo». A ouvir.



Uma excelente reportagem que retrata bem a paisagem alentajana, com o montado de sobro e de azinho a perder de vista, ainda há pouco tempo estive a realizar uns trabalhos na localidade de Sabugueiro, próximo de Arraiolos, numa herdade, só que em vez da criação de porco preto, é a vaca, o montado quando bem gerido, de forma eficiente e sustentável, consegue gerar uma boa riqueza.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Parece que há malta que anda a secar carvalhos no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros...



Acabei de ver há pouco também essas fotos no facebook, e fico ainda desiludido, por ser na Serra de Aire e Candeeiros, pois é a minha serra que está mesmo aqui, até onde a vista alcança, se o corte não for muito profundo, acredito que o mesmo possa regenerar, mas tendo em conta que foi feito em várias árvores, funciona, também como uma marcação, para procederem ao seu corte mais tarde, em outra altura.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Parece que há malta que anda a secar carvalhos no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros...


Pelo que eu li, quem fez isso foi um grupo de privados. Como não podem abater carvalhos no PNSAC, fazem estas bostas e assim secam-nos e, uns tempos depois, já os podem abater... :angry:

Também fizeram uma coisa parecida aqui pela região há uns anos atrás. Quando construíram um Aldi ali na Cruz de Pau, tiveram que fazer o supermercado, que intersetava com um magnífico sobreiro centenário. O problema é que não é legal abater sobreiros, e portanto o que fizeram foi o seguinte: deixaram o sobreiro em paz mas retiraram a terra a toda a volta, deixando as raízes à mostra. Uns meses depois, retiraram-no, pois estava morto. Aquilo foi claramente planeado pelos do Aldi, e é uma pena que em Portugal não haja leis para combater isto. :facepalm:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pelo que eu li, quem fez isso foi um grupo de privados. Como não podem abater carvalhos no PNSAC, fazem estas bostas e assim secam-nos e, uns tempos depois, já os podem abater... :angry:

Também fizeram uma coisa parecida aqui pela região há uns anos atrás. Quando construíram um Aldi ali na Cruz de Pau, tiveram que fazer o supermercado, que intersetava com um magnífico sobreiro centenário. O problema é que não é legal abater sobreiros, e portanto o que fizeram foi o seguinte: deixaram o sobreiro em paz mas retiraram a terra a toda a volta, deixando as raízes à mostra. Uns meses depois, retiraram-no, pois estava morto. Aquilo foi claramente planeado pelos do Aldi, e é uma pena que em Portugal não haja leis para combater isto.


O que fizeram a esse sobreiro é o mesmo, que fazem aos que ficam no meio de novas plantações de olivais superintensivos, ou mesmo de vinhas, aquando das terraplanagens, danificam-lhes as suas raízes e depois em pouco tempo acabam por morrer, e assim já os podem abater, é assim infelizmente o que vai no nosso país, só importa os lucros.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Se existe essa chico-espertice a lei deveria ser alterada. No caso das plantações de olival intensivo ou de abacate acho uma estupidez plantarem as árvores quase coladas aos sobreiros e azinheiras, portante a lei deve definir que deve ser mantida uma certa distância do tronco e da copa. Quanto aos cortes criminosos, a lei deve definir a obrigatoriedade de plantar outro exemplar da mesma espécie no local onde a árvore morreu.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Se existe essa chico-espertice a lei deveria ser alterada. No caso das plantações de olival intensivo ou de abacate acho uma estupidez plantarem as árvores quase coladas aos sobreiros e azinheiras, portante a lei deve definir que deve ser mantida uma certa distância do tronco e da copa. Quanto aos cortes criminosos, a lei deve definir a obrigatoriedade de plantar outro exemplar da mesma espécie no local onde a árvore morreu.

Infelizmente o "tuga" arranja sempre maneira de contornar as leis, e assim deita abaixo mais umas árvores protegidas de forma, a que ninguém se aperceba.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,695
Local
Loures
Hoje de manhã estive a limpar parte do terreno da sede do agrupamento de escuteiros em Lousa (Loures), e parte da área estava cheia de carvalhos a rebentar. Infelizmente muitos foram cortados, mas ainda trouxe alguns para casa, vamos ver se os consigo colocar em boas condições para continuarem a crescer.

Estes carvalhos estavam todos a rebentar pois aquela zona é coberta por parte de um carvalho que se encontra já do lado de lá da vedação, mas sendo ele já bastante grande, entra pelo nosso terreno e deposita lá numerosas bolotas.


20200524_113708-01
by duarthe_sousa, no Flickr


20200524_113723-01
by duarthe_sousa, no Flickr