Astrofotografia

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,681
Local
AGH,terceira,açores
bem, foi a primeira visita a este tópico, mas já sou fã....

fotos espetaculares deste "mundo" que nos rodeia:surprise:

continua rui a mostar o "nosso" céu,

devo confessar que uma coisa de que gosto de fazer nas noites de verão é estar a observar as estrelas, pena é ser a "olho nu"
 


RuiBranco

Cirrus
Registo
19 Fev 2009
Mensagens
35
Local
Seixal
...

devo confessar que uma coisa de que gosto de fazer nas noites de verão é estar a observar as estrelas, pena é ser a "olho nu"

Olá,
Compra uns binóculos e uma carta do céu e vais ver a quantidade de objectos que vais conseguir ver :) vais ficar maravilhado.

Cor para os nossos olhos
M63 anterior mas a cores, 10min por canal http://www.ruibranco.com/gallery/?p=485
m63LRGBf.png


Abraço a todos e obrigado pela força
Rui Branco
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Espectaculares todas estas fotos, Rui!
Pena é que a poluição lumínica continue a contaminar os nossos céus.
Algumas zonas como o Pego do Altar, foram até há pouco tempo habitat do lince-ibérico e por isso em princípio devem ter um céu saudavelmente escuro e límpido ( derivado à pouca actividade humana) para estas observações tão importantes e maravilhosas.
 

jplacebo

Cirrus
Registo
18 Ago 2010
Mensagens
1
Local
Aveiro
Que fotos fantásticas que aqui se vêem! Estou ansioso por comprar o meu telescópio para me iniciar na fotografia :)

Desde já gostaria de pedir um favor ao pessoal mais experiente que me tirasse umas dúvidas:
1) Que tipo de telescópio e características recomendam para se conseguir observar os planetas todos do sistema solar? Um reflector de 150mm é suficiente?
2) Tenho uma SLR digital e pretendia fazer alguma fotografia. Pode-se encaixar a máquina em qualquer telescópio?
3) Toda a fotografia espacial precisa de montagens computadorizadas para contrariar a rotação da Terra? Que configuração é que vocês usam para tirar as fotos que se vêem por aqui?
4) Já tenho experiência com rastos de estrelas mas os tempos de exposição foram muito longos (várias fotos de 30 segundos com ISO 400 e empilhadas em software). Será possível fotografar um planeta com apenas 1 foto a, digamos, ISO 800 ou 1600, com tempos de exposição <= 10 segundos?

Agradecia que partilhassem os vossos conhecimentos para que me junte ao vosso clube o mais rápido possível!

Abraços
 

RuiBranco

Cirrus
Registo
19 Fev 2009
Mensagens
35
Local
Seixal
1) Que tipo de telescópio e características recomendam para se conseguir observar os planetas todos do sistema solar? Um reflector de 150mm é suficiente?
Sim é o suficiente mas tem em conta que quanto mais abertura melhor :).

2) Tenho uma SLR digital e pretendia fazer alguma fotografia. Pode-se encaixar a máquina em qualquer telescópio?
Podes se a marca da tua SLR disponibilizar o adaptador para encaixe no focador do telescópio.

3) Toda a fotografia espacial precisa de montagens computorizadas para contrariar a rotação da Terra? Que configuração é que vocês usam para tirar as fotos que se vêem por aqui?
As fotos que vez por aqui é preciso um monte de material, uma boa dose de paciência e que o tempo colabore.
Porem existe pessoa que conseguem fotos sem qualquer tipo de seguimento com baixas exposições para não criar rasto nas estrelas.

4) Já tenho experiência com rastos de estrelas mas os tempos de exposição foram muito longos (várias fotos de 30 segundos com ISO 400 e empilhadas em software). Será possível fotografar um planeta com apenas 1 foto a, digamos, ISO 800 ou 1600, com tempos de exposição <= 10 segundos?
Um planeta é muito brilhante para usares isos e mesmo 30s exposição.
Recomendo a expor as tuas duvidas em um grupo de astronomia que se dedica na fotografia.
Penso que não estou quebrar uma regra em colocar aqui um link de um forum, se estiver peço desculpa. http://www.apaa.co.pt/apaaforum/

Aproveito para deixar aqui um software que fiz mais uns amigos onde podem
consultar imagens do céu profundo. Faz mais que isso mas deixo a dica :)
http://code.google.com/p/getposs2/


Abraço
Rui
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não sei se é o local mais indicado para colocar esta foto que encontrei, mas cá vai:



ORIGINAL CAPTION: This breathtaking composite image shows just how huge the Milky Way really is. Amateur astronomer Juan Carlos Casado stitched together this extraordinary shot from nine photos of the night sky. All were taken in a national park in the Canary Islands away from light pollution, resulting in images of astounding clarity.Digital fusion: Amateur astronomer Juan Carlos Casado stitched together this extraordinary shot from nine photos of the night sky. Viewed as one digitally-fused image, as they are here, and the result is a 360-degree panorama. The faint band of light that stretches across the sky is the disc of our spiral galaxy. It appears to encircle Earth - this is because we are inside the disc.

http://www.standeyo.com/NEWS/11_Pics_of_Day/110407.pic.of.day.c.html