Olá Pessoal Como já tinha referido, o outro passatempo a que dedico algum tempo é a astrofotografia. Deixo convosco algumas fotos tiradas, com o refractor apo 80ED.
Este fórum está mesmo a crescer em quantidade e qualidade! Utilizas a técnica de digiscoping para tirar essas as fotos certo?
Caro Minho Não é propriamente pelo método digiscoping, neste caso a camara está instalada no telescópio em foco primário, ou seja, não tem nenhuma ocular pelo meio, a ampliação é dada pelo tamanho do ccd, no caso da fotografia pelo método digiscoping há uma lente pelo meio. A camara é um ccd específico para astrofotografia. O CCD é arrefecido +/- 25ºC abaixo da temperatura ambiente, para minimizar o ruído. Obrigado Rog
Excelentes fotos jpmartins, Sou um leigo neste tipo de fotografia. Esclarece-me uma coisa, as registos deste género feitos que costumam captar e que são a cores, a cor é original, ou é melhorada com filtros ópticos e/ou software ?
Boas Vince, Grande parte das fotos que andam por aí do pessoal amador, são cores falsas. Há truques para aproximar o mais possível à cor real, através da importância que se dá a cada canal (RGB), ou seja, a informação de cada canal. Grande parte das fotos a cores que aparecem, são produzidas através de camaras a preto e branco (são mto mais sensíveis), e depois são utilizados filtros RGB, ou de banda estreita, que são o caso do H-alfa SII e OIII. Normalmente as que são feitas com os filtros RGB estão mto próximas da cor real, agora os de banda estreita, que são mto utilizados, porque cortam toda a poluição luminosa (pode-se fazer imagens em sítios imagináveis), as imagens ficam com cores magníficas, mas são cores falsas. Uma imagem é o resultado da soma de várias imagens, ou seja, as imagens que apresentei são em média soma de 100 frames com 70 seg. cada. Para se fazer uma imagem a cores tem que se fazer um processo do género para cada cor. O número de frames que aproveitas para cada cor (informação) e a importância que dàs a cada cor no software é que vai definir a cor da imagem. Em poucas palavras é +/- isto. O mais incrivel é que para imagens planetárias, n é preciso nada disto, as montagens não precisam de tanta precisão no acompanhamento e basta uma boa WebCam, para se ter excelentes resultados. Aqui vai um exemplo. Nos planetas o mais importante é a turbulência atmosférica.
Boas: Também sou um "maluquinho" por estes assuntos Melhor dizendo, já fui mais. No Verão, costumo ir para os montes das redondezas, longe da iluminação, fazer observações, com uns binóculos Fascinam-me as Galáxias e Planetas. Quanto á Lua, tem dias Um abraço. PS: Vai mostrando mais imagens
Excelentes fotos, jpmartins ! Vê se postas mais algumas para nos impressionares mais um pouco. Um abraço.
Fotografias com muita profundidade de campo e excelente definição tendo em conta a distancia e a poluição das cidades. Não sei se estará enquadrado nesta secção colocar esta fotografia de ontem da Lua e Marte em conjunção (às 3:30 da manhã) mas aqui vai ela:
Lá está mais um tema que me fascina.. Um dia, e numa futura casa minha, ao invés de moveis e serviços de loiça, vou fazer questão de ter: uma boa estação meteorológica e um bom telescópico, para puder ver os astros assim um pouco mais perto, quando a vontade assim o quiser... Deixo aqui algumas fotos do eclipse anular de 3 de Outubro de 2005, tiradas por mim (amador..lol). Fui de propósito a Bragança para ver al fenómeno!
Claro Luis, Não há qualquer problema de publicares aqui as tuas fotos. Manda lá isso para o pessoal dar uma olhadela. Cumprimentos
Este fã da astronomia levou o hobbie ao extremo. Ora deêm uma olhadela no observatório dele: http://clientes.netvisao.pt/jcanela/history.htm