Astrofotografia

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Local
Vila Nova da Palhaça (Aveiro)
Olá Pessoal
Como já tinha referido, o outro passatempo a que dedico algum tempo é a astrofotografia. Deixo convosco algumas fotos tiradas, com o refractor apo 80ED.

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Local
Melgaço
Este fórum está mesmo a crescer em quantidade e qualidade!

Utilizas a técnica de digiscoping para tirar essas as fotos certo?

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Local
Caro Minho
Não é propriamente pelo método digiscoping, neste caso a camara está instalada no telescópio em foco primário, ou seja, não tem nenhuma ocular pelo meio, a ampliação é dada pelo tamanho do ccd, no caso da fotografia pelo método digiscoping há uma lente pelo meio. A camara é um ccd específico para astrofotografia. O CCD é arrefecido +/- 25ºC abaixo da temperatura ambiente, para minimizar o ruído.
Obrigado Rog :)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Local
Braga
Excelentes fotos jpmartins,
Sou um leigo neste tipo de fotografia. Esclarece-me uma coisa, as registos deste género feitos que costumam captar e que são a cores, a cor é original, ou é melhorada com filtros ópticos e/ou software ?

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Local
Boas Vince,
Grande parte das fotos que andam por aí do pessoal amador, são cores falsas.
Há truques para aproximar o mais possível à cor real, através da importância que se dá a cada canal (RGB), ou seja, a informação de cada canal. Grande parte das fotos a cores que aparecem, são produzidas através de camaras a preto e branco (são mto mais sensíveis), e depois são utilizados filtros RGB, ou de banda estreita, que são o caso do H-alfa SII e OIII. Normalmente as que são feitas com os filtros RGB estão mto próximas da cor real, agora os de banda estreita, que são mto utilizados, porque cortam toda a poluição luminosa (pode-se fazer imagens em sítios imagináveis), as imagens ficam com cores magníficas, mas são cores falsas.
Uma imagem é o resultado da soma de várias imagens, ou seja, as imagens que apresentei são em média soma de 100 frames com 70 seg. cada. Para se fazer uma imagem a cores tem que se fazer um processo do género para cada cor. O número de frames que aproveitas para cada cor (informação) e a importância que dàs a cada cor no software é que vai definir a cor da imagem. Em poucas palavras é +/- isto.
O mais incrivel é que para imagens planetárias, n é preciso nada disto, as montagens não precisam de tanta precisão no acompanhamento e basta uma boa WebCam, para se ter excelentes resultados.
Aqui vai um exemplo.

Nos planetas o mais importante é a turbulência atmosférica.

henriquesillva

Cumulus
Registo
13 Dez 2007
Local
Guimarães
Boas:

Também sou um "maluquinho" por estes assuntos;);)

Melhor dizendo, já fui mais.

No Verão, costumo ir para os montes das redondezas,
longe da iluminação, fazer observações, com uns binóculos:hehe::hehe:

Fascinam-me as Galáxias e Planetas.

Quanto á Lua, tem dias:p:p

Um abraço.

PS: Vai mostrando mais imagens

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Local
Hades
Fotografias com muita profundidade de campo e excelente definição tendo em conta a distancia e a poluição das cidades.

Não sei se estará enquadrado nesta secção colocar esta fotografia de ontem da Lua e Marte em conjunção (às 3:30 da manhã) mas aqui vai ela:

marsmoon3gr6.jpg

AnDré

Staff
Registo
22 Nov 2007
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (900m)
Lá está mais um tema que me fascina.. Um dia, e numa futura casa minha, ao invés de moveis e serviços de loiça, vou fazer questão de ter: uma boa estação meteorológica e um bom telescópico, para puder ver os astros assim um pouco mais perto, quando a vontade assim o quiser...

Deixo aqui algumas fotos do eclipse anular de 3 de Outubro de 2005, tiradas por mim (amador..lol).
Fui de propósito a Bragança para ver al fenómeno!:D:D

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Local
Fotografias com muita profundidade de campo e excelente definição tendo em conta a distancia e a poluição das cidades.

Não sei se estará enquadrado nesta secção colocar esta fotografia de ontem da Lua e Marte em conjunção (às 3:30 da manhã) mas aqui vai ela:

mars%2Bmoon2.JPG

Claro Luis,
Não há qualquer problema de publicares aqui as tuas fotos. Manda lá isso para o pessoal dar uma olhadela.
Cumprimentos

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Local
Lá está mais um tema que me fascina.. Um dia, e numa futura casa minha, ao invés de moveis e serviços de loiça, vou fazer questão de ter: uma boa estação meteorológica e um bom telescópico, para puder ver os astros assim um pouco mais perto, quando a vontade assim o quiser...

Deixo aqui algumas fotos do eclipse anular de 3 de Outubro de 2005, tiradas por mim (amador..lol).
Fui de propósito a Bragança para ver al fenómeno!:D:D

Bom dia André,
Belas fotos:thumbsup:
Nesse dia tb fiz os meus registos, fui para Miranda do Douro.
Aqui fica.

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Local
Melgaço