Astronomia e Ciências Espaciais 2015



Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Iridium Flare!

UllYDYZ.jpg
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Estou surpreendido que ninguém ainda aqui tenha postado isto...

Costuma-se dizer que o Ronaldo e o Messi são de outra galáxia, agora, o Ronaldo já tem efectivamente uma galáxia. Uma galáxia descoberta recentemente por uma equipa liderada por um português foi baptizada de CR7, que significa, Comos Readshift 7.

http://p3.publico.pt/actualidade/ci...7-e-revela-primeira-geracao-de-estrelas-do-un
Português descobre galáxia CR7 e revela a primeira geração de estrelas do Universo
David Sobral lidera equipa de astrónomos que descobriu a galáxia mais brilhante do Universo primordial e indícios de estrelas de População III, sem as quais não existiria vida
cr7_2.png


É uma das “grandes buscas” da astronomia e há muito que investigadores de todo o mundo se debruçam sobre o assunto. Mas, até agora, a existência de uma primeira geração de estrelas — nascidas do material primordial do Big Bang, ocorrido há 13.800 milhões de anos, e sem a qual não existiria vida — era apenas uma teoria. Uma equipa liderada por David Sobral, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), anunciou esta quarta-feira ter provas de que este “Santo Graal da astronomia” existe: descobriram a galáxia mais brilhante do Universo primordial e fortes indícios de que esse objecto contém estrelas da primeira geração.



Foi com a adopção de um método de trabalho “totalmente diferente” que a equipa internacional de oito astrónomos conseguiu esta “descoberta extraordinária”. Em vez de optar pelo habitual estudo profundo de pequenas áreas do Universo, mapearam grandes áreas do céu e produziram o maior rastreio de galáxias muito distantes alguma vez obtido. Resultado: a descoberta da CR7 (o nome é uma abreviação do COSMOS e Redshift 7, uma medida de distância usada pelos astrónomos, e uma homenagem a Cristiano Ronaldo, por também ele ser “uma coisa de outro mundo”), uma galáxia três vezes mais brilhante do que a Himiko, a galáxia distante mais brilhante conhecida até então.



“Normalmente, essas galáxias estão tão distantes que são necessárias horas e horas até se começar a ver alguma coisa. E depois muito tratamento de dados. No caso da CR7 foram literalmente 15 minutos sem qualquer tratamento de dados até conseguirmos ver claramente a assinatura. É tão brilhante que mesmo estando a quase 13.000 milhões de anos-luz parece estar muito mais perto”, relatou ao P3 o investigador de 29 anos, principal autor do artigo científico “Fortes Evidências de Populações Estelares de tipo III nos emissores Lyman-alfa mais luminosos na época da re-ionização: confirmação espectroscópica”, já aceite para publicação na revista The Astrophysical Journal.



Só quando começaram a juntar as peças do puzzle é que os investigadores perceberam que aquilo que tinham descoberto era ainda mais significativo. As estrelas maciças e brilhantes que tinham encontrado (também conhecidas por estrelas de População III) eram as criadoras dos primeiros elementos químicos pesados na história — elementos esses que tornaram possível a formação de estrelas como o Sol, os planetas que o orbitam e a vida tal como a conhecemos.



Usando o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), descobriram que na CR7 “não só o hidrogénio estava completamente ionizado e partido, mas também os átomos de hélio estavam completamente partidos, o que significa que a fonte de luz naquela zona da galáxia é extremamente quente e capaz de ter uma energia tão grande que parte até os átomos de hélio". Mas o "mais surpreendente", e indicador de que se poderia estar perante a primeira geração de estrelas, é que "não se viam indicações de presença de carbono, oxigénio e azoto”. Alguns investigadores tinham conseguido pistas em relação à existência de estrelas de População III, mas "esta é a primeira vez que se viu uma coisa feita com material do Big Bang, sem elementos pesados”, explica David Sobral.



No interior da CR7 tanto foram encontrados enxames de estrelas mais azuis como alguns mais vermelhos, “o que indica que a formação das estrelas de População III ocorreu de forma faseada, como se previa”, explica o ESO num comunicado. “O que a equipa observou de modo directo foi o último período de estrelas de População III formadas, sugerindo que tais estrelas devem ser mais fáceis de detectar do que o que se pensava anteriormente: estas estrelas encontram-se no meio de estrelas regulares, em galáxias mais brilhantes, e não apenas nas galáxias mais ténues, pequenas e precoces, as quais são tão ténues que se tornam extremamente difíceis de estudar.”



As observações da equipa liderada por David Sobral — e da qual faz parte outro português, o investigador do IA e FCUL Sérgio Santos — vão continuar a ser feitas com o VLT, o ALMA e o telescópio espacial Hubble “para observar a galáxia com ainda mais detalhe.” “A outra linha de investigação, que pode dar grandes resultados, é perceber a diversidade de todas as outras galáxias semelhantes à CR7. E puxar mais os limites e olhar ainda mais para trás no tempo.”

Tal como o Ronaldo, brilha que se farta... Só fica mesmo a faltar uma chamada de Messi, lol... Fica-se á espera da resposta dos argentinos.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Não consigo fazer melhor que isto (alguém tem sugestões para se ver melhor:sad:?):
MFNdlUa.jpg

tJHwc3d.jpg

tFiU0sZ.jpg

Lua hoje:
SgA3Lf2.jpg
~
B4SAsHH.jpg

vXTslEG.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não consigo fazer melhor que isto (alguém tem sugestões para se ver melhor:sad:?)

Os zooms só na Lua estão tão bons (:palmas:) que é intrigante as imagens do trio não estarem mais focadas. Teoricamente até seria de esperar o contrário. O método de focagem usado é o mesmo para os dois níveis de zoom?

Tive dificuldades na focagem ontem também, mas era devido ao vento e à própria turbulência do ar devido ao aquecimento. No entanto as dificuldades eram maiores quando aproximava mais a imagem com o zoom.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Os zooms só na Lua estão tão bons (:palmas:) que é intrigante as imagens do trio não estarem mais focadas. Teoricamente até seria de esperar o contrário. O método de focagem usado é o mesmo para os dois níveis de zoom?

Para as fotos da Lua, acho que só a 2ª que coloquei é que está bastante boa, as outras duas têm incorrecções, a primeira foi no modo automático e as últimas duas (fotos da lua) foi no modo manual onde fiz variar algumas coisas como a V. ISO. No modo manual para a Lua tentei com ISO 100 primeiramente, mas os resultados não estavam muito bons e fotografei com 200. Quanto ao triângulo usei ISO 1600 em todas com exceção da 2ª foto (em modo automático).
Não usei a focagem manual nem no caso da Lua nem no triângulo:o..

Características das fotos:
Triângulo-
1ª foto - (modo manual)
F-stop: F/4.5
Abertura máx: 5.0625
Distância Focal: 18mm
ISO:1600
Tempo Expo: 1/8s

2ª foto - (modo automático)
F-stop: F/8
Abertura máx: 4.34375
Distância Focal: 34mm
ISO:400
Tempo Expo: 0.8s

3ª foto - (modo manual)
F-stop: F/4.5
Abertura máx: 4.34375
Distância Focal: 29mm
ISO:1600
Tempo Expo: 1.8s


Lua-

4ª foto- (modo automático)

F-stop: F/5.8
Abertura máx: 5.0625
Distância Focal: 150mm
ISO:800
Tempo Expo: 1/60s

5ª foto - (modo manual)
F-stop: F/8
Abertura máx: 5.0625
Distância Focal: 150mm
ISO:200
Tempo Expo: 1/30s

6ª foto - (modo manual)

F-stop: F/5.8
Abertura máx: 5.0625
Distância Focal: 150mm
ISO:200
Tempo Expo: 1/8s
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não usei a focagem manual nem no caso da Lua nem no triângulo

Então percebe-se, a focagem automática destas câmaras gosta que as cenas tenham detalhe. Ora no caso da vista de conjunto a câmara só vê ou negro ou luz excessiva e o sistema de focagem não consegue definir contornos que possa tornar mais ou menos nítidos até estabilizar numa linha ideal o mais fina possível. No caso da Lua já é possível essa definição. Portanto, definitivamente, focagem manual para garantir resultados sempre optimizados. ;)
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Se puder/quiser ficar acordado até tarde esta madrugada pode acompanhar o lançamento de um novo satélite europeu. O Sentinel-2A faz parte da missão Copernicus e leva tecnologia portuguesa a bordo.

----

O programa continuará no terreno até 2020 e nos próximos anos serão lançados ainda outros quatro satélites para reforçar a rede de monitorização. O lançamento desta segunda Sentinela acontece entre as 02h30 e as 04h30 desta madrugada, mas a transmissão em direto só tem início às 03h30. Acontece na Guiana Francesa.

http://tek.sapo.pt/noticias/internet/esta_noite_pode_ver_em_direto_o_lancamento_de_1445342.html
 
  • Gosto
Reactions: StormRic