Astronomia e Ciências Espaciais 2017

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Este ano trará 2 eclipses solares.

O primeiro (eclipse anular) ocorrerá no mês que vem...

xoDWTBZ.gif


... sendo a característica mais óbvia a sua curta duração (menos de 60 segundos):

dBoO00F.gif


A Patagónia chilena, em teoria, será o melhor local de observação. Angola estará na época das chuvas. Portanto, a probabilidade de visualização é baixa. A sombra do eclipse poderá ser acompanhada no portal da Eumetsat.

Em Agosto ocorrerá o eclipse total do ano já que atravessará completamente os EUA continentais. O portal oficial é este.

EzlkcgW.gif


yjqz0JG.gif


De uma forma ou de outra, a sombra do eclipse será visível em todo o território português. Os Açores serão o melhor local do território podendo-se esperar algo como isto em PDL:

Kg6DDkT.png


Não obstante ser Agosto, o clima dos Açores tem muita nuvem mesmo no Verão. E como a fase máxima do eclipse ocorrerá no final do dia, o sol estará baixo no céu. Para os aventureiros sugiro que vejam o eclipse no topo do Pico (e aproveita-se para ver o pôr-do-sol). Será certamente a opção mais segura de todas. Alguns dos passageiros daquele dia decerto verão parte do eclipse.
 
Última edição:


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
17-01-2017 11:43

Onda gigante e imóvel detetada na atmosfera de Vénus. O que era? Ninguém sabe
O fenómeno foi captado pela agência espacial japonesa (JAXA) em dezembro de 2015 através do satélite meteorológico Akatsuki, que entrou na órbita venusiana no dia 7 desse mesmo mês.


Todo o cosmos é fonte de fenómenos peculiares, mas Vénus parece ter uma tendência particular para deixar os cientistas "à nora".


Desta vez, a JAXA registou uma série de imagens que mostram um estranho arco com cerca de 10 mil quilómetros de comprimento a surgir na atmosfera do planeta. A formação manteve-se imóvel na agitada atmosfera de Vénus e foi observada durante cinco dias até a sonda da agência espacial japonesa ter sido alvo de uma operação técnica que não permitiu continuar a captação de imagens. Quando o satélite voltou a ser ligado, a onda já tinha desaparecido.



A descoberta, dizem os cientistas num estudo publicado esta segunda-feira na revista Nature Geoscience, é difícil de explicar dada a estranha equação que se faz entra a inércia da formação, que se encontrava a cerca de 65 quilómetros de altitude, e a dinâmica atmosfera de Vénus onde as nuvens se deslocam a 100 metros por segundo e os ventos chegam a atingir os 400 quilómetros por hora.

O fenómeno foi registado em dezembro de 2015, mas não há dados acerca desta onda desde o dia 12 de dezembro. Citados pelo Público, os cientistas afirmam que uma formação semelhante, mas com dimensões mais reduzidas, terá sido avistada entre abril e maio de 2016, mas a onda gigante não voltou a aparecer.

Ainda sem uma resposta formulada, a comunidade científica aproxima estes registos de outros feitos no passado das ondas de luz ultravioleta que surgem frequentemente em Vénus. Porém, notam, nenhum desses arcos se manteve imóvel.

Neste momento, a explicação possível diz que a montanha sobre a qual este arco pairava, pode ter ajudado uma onde de gravidade na atmosfera inferior do planeta que flui sobre a topografia daquela formação, "um fenómeno semelhante ao que acontece quando o ar passa sobre montanhas na Terra".

Somando-se a outros fenómenos venusianos que por muito tempo figuraram inexplicados nos registos científicos das agências espaciais, as observações sugerem uma coisa de que nenhum cientista terá dúvidas: a atmosfera de Vénus é muito mais complexa do que se pensava inicialmente.
http://tek.sapo.pt/multimedia/artig...de_venus_o_que_era_ninguem_sabe-50291ltx.html
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
ENTERING THE SOLAR WIND STREAM
Earth is entering a stream of fast-moving solar wind flowing from a large hole in the sun's atmosphere. This is causing the Arctic Circle to glow with green auroras--a hue that could intensify as our planet moves deeper into the stream on Jan. 19th. NOAA forecasters estimate a 60% chance of G1-class geomagnetic storms during the next 24 hours.

http://spaceweather.com/
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sexta-feira há espetáculo no céu: vem aí um eclipse, um cometa e uma lua de neve
Redação

12:01
Uma lua especial, um eclipse e um cometa são os três fenómenos que vão iluminar essa noite e provocar um espetáculo de luzes no céu.


Sexta-feira vai ser uma noite cheia de motivos para olhar para o céu. A lua cheia de fevereiro vai acontecer amanhã à noite e é uma lua especial, conhecida como lua de neve. Este mês é mais propício à queda de neve e, por isso, o fenómeno foi apelidado assim pelos agricultores, segundo a imprensa internacional.

Para além da lua especial, também vai acontecer um eclipse lunar parcial na sexta-feira. Apesar de subtil, o eclipse poderá ser visto em Portugal entre as 22h34 e as 2h53, sendo que o pico máximo vai acontecer às 0h43.

Mas não é só. Ainda vai acontecer um terceiro fenómeno esta sexta-feira à noite: o cometa 45P vai aproximar-se no planeta Terra e passar pela constelação Hércules. Na madrugada de sábado, poderá ser vista uma luz esverdeada com uma cauda a passar no céu.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...rlua-esta-sexta-feira-vai-ainda-melhor-120770
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Boa noite , Luismeteo3 , para alem de a Lua ser cheia , não é diferente das outras, o eclipse lunar vais ser penumbral se não se tiver com atenção nem se nota pois apenas ira escurecer muito ligeiramente a lua , quanto ao tão famoso cometa o 45P é um cometa muito rapido e que nestes ultimos 3 dias aumentou consideravelmente, não será visivel a olho nu devido há lua cheia , poderá sim ser visto como um esverdado esfumado mas através de um telescópio ou um bom par de binóculos , por volta do dia 16 se as condições atmosféricas assim o premitirem aí sim poderá serv visto a olho nu mas longe das cidades , e mesmo assim será muito ténue.
 
  • Gosto
Reactions: Garcia e luismeteo3