Astronomia e Ciências Espaciais 2017



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Foto que fiz com um filtro, penso ter captado algumas manchas solares ( pontos mais escuros visíveis na superfície do sol), o que eu não sei mesmo é o que é aquilo que aparece no canto inferior esquerdo do sol, algum satélite?Avião? Estação Espacial Internacional :huh: Ou simplesmente algum pássaro (gaivota)? Inclino-me mais para a última opção..:unsure:

MQXng.jpg
 
Última edição:

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Foto que fiz com um filtro, penso ter captado algumas manchas solares ( pontos mais escuros visíveis na superfície do sol), o que eu não sei mesmo é o que é aquilo que aparece no canto inferior esquerdo do sol, algum satélite?Avião? Estação Espacial Internacional :huh: Ou simplesmente algum pássaro (gaivota)? Inclino-me mais para a última opção..:unsure:

MQXng.jpg
Eu diria satélite! A gaivota ficaria tremida? Dependendo da velocidade do obturador...

Enviado do meu ASUS_Z017D através de Tapatalk
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Aqui ficam os meus pequenos contributos deste eclipse sem filtros e com muita turbulência atmosférica, desloquei-me até ao Caramulinho, ainda tentei arranjar algum fundo especial, mas como a duração do eclipse era escassa não consegui.

Pelas 20h:14m:
ADxJJAl.jpg

xYd59vK.jpg


Final do Eclipse 20h:20m
kw4iHqL.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Esta será a mais fabulosa imagem do eclipse...



A imagem fala por si! :eek:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Só obtive esta foto em que foi possível conjugar o eclipse com a observação das manchas solares e um trecho de paisagem reconhecível (Peninha, Serra de Sintra), pouco antes do eclipse de ambos os astros pela... própria Terra.
O filtro que permitiu a visão foi a névoa.

19:13 utc
XsIIAoG.jpg


(ponto de vista: Montes Claros, Lisboa)
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
fantástica foto, com todo o cortejo das manchas solares!

Muito obrigado, StormRic :D. Faço o que posso com a minha "pequena máquina" que já se encontra "algo adoentada":hmm:

E já agora, parabéns pela grande beleza das fotos que aqui publicou deste eclipse :thumbsup::palmas:
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Astronomers spot one of the brightest novae ever
http://www.astronomy.com/news/2017/10/bright-nova-spotted
The work outlines comprehensive observations of the nova — as advertised, the brightest ever seen in the SMC or any other galaxy not the Milky Way — from multiple observatories using numerous instruments. The data, which includes details on the white dwarf’s composition, temperature, magnetic field, and brightness over time, gives astronomers a treasure trove of data to work with. “The present observations provide the kind of coverage in time and spectral color that is needed to make progress for gaining understanding of a nova in a neighboring galaxy,”
207358main_whitedwarf_20080102_HI1.jpg



E já agora, a Sentinel-5P está em lançamento... http://www.esa.int/Our_Activities/O...cus/Sentinel-5P/Watch_live_Sentinel-5P_launch