Extraordinárias fotografias tiradas por Paulo Santos no passado dia 20 de Novembro nas Lajes Açores. Uma aterragem complicada com vento cruzado de um A310 da SATA. (clicar para ampliar) © Paulo Santos - Portugal Spotters © Paulo Santos - Portugal Spotters
Digamos que ficou a milimetros do desastre total!! A asa ficou a uma distância minima do chão...o trem de aterragem deve ter sofrido uma pressão próxima do ponto de ruptura!! Bolas!!! Fantástica foto!! Excelente perícia dos pilotos!
Impressionante a maleabilidade e estabilidade de uma máquina deste porte que aterra a grande velocidade. Já uma vez senti uma rajada destas precisamente nos Açores em São Miguel. No interior foi impossível ter a percepção do desequilibro causado, mas deu para assustar um pouco!!
Já passei por uma situação destas sendo eu da Madeira o mais curioso foi mesmo ter acontecido em Lisboa na portela, numa das aterragens que eu considero "parvas". Um pouco por ter noções de pilotagem em automoveis não é que o piloto do avião vez a descida e a propria aterragem no relantim do avião... Ventos e Chuva e ele pregou cá um susto maezinha nunca passei tão mal uma aterragem e atenção sou madeirense. Para aqui já vem vacinados e a alguns com ditos que fazem a aterragem "a fundo" daquelas que as restantes pessoas começam a ficar aflitas se o avião vai conseguir parar mas que dá outra estabilidade lateral. Não sei se com chuva a travagem fica comprometida mas como o avião trava é a força dos motores e não de travagem a borracha é que prefiro travagens a fundo.
Fotografias muito bem tiradas, espectacular... Foi preciso muita sorte para conseguir tirar estas fotos, também. O avião está mesmo centrado no meio da imagem.