StormRic
Furacão
Imagem do globo:
Última edição:
É possível rastrear a progressão da onda de choque à volta de todo o globo.
Exemplo para as Ilhas Cook, estação de Avarua (extremo Oeste da Ilha de Rarotonga), situada a 1620 Km a Leste de Hunga Tonga.
A hora local de Avarua é UTC-10h.
A onda de choque chegou cerca das 19:50 locais do dia 14 (início do primeiro pico de pressão), ou seja, 5:50 utc do dia 15.
A explosão e onda de choque ocorreu cerca das 17:20 do dia 15, hora local das Ilhas Tonga (UTC+13h), ou seja, 4:20 utc do dia 15.
Portanto a onda de choque percorreu 1620 Km em aproximadamente 1hora e 30 minutos, calculando-se assim a sua velocidade média neste percurso em cerca de 1620/(1+30/60) Km/h = 1080 Km/h.
A precisão deste cálculo depende da hora certa dos momentos de emissão e chegada da onda de choque, a primeira estimada a partir das imagens de satélite e a segunda através da análise do gráfico da pressão da referida estação WU. Noutra publicação foi avançado um valor de 1100 Km/h, que não difere significativamente do encontrado neste cálculo.
![]()
A estação WU em território português, com gráfico de pressão mais detalhado, mais próxima de Hunga Tonga parece-me ser Carreço, no Minho entre Afife e Areosa.
Aqui a onda chegou hoje! Cerca das 00:20, a avaliar pelo gráfico, ou seja, 20 horas depois. A distância segundo um círculo máximo, que pode ser medida no Google Earth, é de 17 340 Km o que dá uma velocidade média de propagação ao longo do trajecto de aproximadamente 867 Km/h.
![]()
A chegada aqui à zona da Póvoa de Santa Iria, avaliada pelo gráfico de pressão de Meteo Santa Iria, parece ter sido sensivelmente à mesma hora ou até uns minutos mais cedo ( esta avaliação é bastante imprecisa em qualquer gráfico WU) o que para uma distância de 17 590 Km dá uma velocidade média de cerca de 880 Km/h.
Estranhamente, os registos de pressão destas e outras estações não estão de acordo com os de estações europeias já mencionadas, e de chegada da onda cerca das 19:00 às 20:00 utc. Será outra onda de choque?
Penso que uma explicação para tal desfasamento de chegada da onda seja a seguinte: recebemos a onda que deu a volta ao globo pela direcção oposta, percorrendo assim cerca de 22 400 Km. Este percurso mais longo duraria então mais as cerca de 4h a 5h de diferença e daí resultando o valor semelhante para a velocidade média de propagação: 1100Km/h e não os 880 Km/h.
Corroborando este raciocínio: as estações do território continental receberam a onda tanto mais cedo quanto mais a sul ! Por isso a onda recebida com mais intensidade não foi a que viajou o caminho mais curto.
Em dezembro/janeiro já estava muito maior do que nessa imagem de 2016.
Sim, em todas as estações foram registados esses picos.Na minha estação tenho uns pico nas primeiras horas de hoje (Domingo, 16). Será das ondas de choque?
Ver anexo 929
Melhor aqui:
Ver anexo 931