Atividade Vulcânica 2023

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Kilauea entra em erupção pela primeira vez em 2023


Teve inicio na passada quinta-feira, dia 5 de janeiro de 2023, uma erupção no cume do vulcão havaiano Kilauea. A erupção deu-se após uma pausa dos sinais no cume de quase um mês. Nesse dia, o Observatório Vulcanológico do Havai (HVO-USGS) registou um incremento da atividade sísmica e alterações na deformação do solo, indicando a ascensão de magma, o que levou à subida do nível de alerta para WATCH e para a aviação ORANGE (laranja).


Por volta das 16:34 (hora local) foi detetado, através de câmaras web, um brilho no cume do vulcão, indicando o início da erupção na cratera Halemaʻumaʻu, inserida no Parque Nacional dos Vulcões do Havai. Neste momento, e à medida que a erupção e os perigos associados são avaliados, o HVO alterou o nível de alerta do vulcão de WATCH para WARNING e o seu código para a aviação de ORANGE para RED.



De acordo com uma nota informativa do observatório, as fases da erupção são dinâmicas, com fissuras na parte centro-oriental da base da cratera que geram escoadas lávicas à superfície, tendo-se mantido assim desde o início da erupção. A atividade está inteiramente confinada ao interior do Parque Nacional dos Vulcões do Havai, no mesmo foco da atividade vulcânica de 2021-2022.



As últimas medições dos inclinómetros no cume registaram deflação até ao início da manhã do dia de ontem, estando agora a registar inflação. O tremor vulcânico permanece acima dos valores normais e a emissão de Dióxido de Enxofre (SO2) está a ser registada a uma taxa de aproximadamente 3500 toneladas por dia (medições do dia 9 de janeiro).



O vulcão Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo, estando em atividade eruptiva contínua desde 1983. Desde então, os fluxos de lava emitidos pelo vulcão cobriram dezenas de quilómetros quadrados de terra, destruindo várias habitações.








Fontes


HVO-USGS

1673448458572.png

Lago de lava na cratera Halema'uma'u – Kilauea capturado em sobrevoo de helicóptero no dia 8 de janeiro de 2023. Foto: USGS by N. Deligne.
 


Younger Dryas

Nimbostratus
Registo
8 Nov 2019
Mensagens
957
Local
...
É a primeira vez que leio que há falhas tectónicas significativas nas Canárias mas enfim...
Areia para olhos para inglês ver!

Segundo o IGN: "Estructuras tectónicas de fallas cuaternarias no hay de forma llamativa, sin embargo si hay estructuras sedimentarias cretácicas plegadas en el Complejo Basal de Fuerteventura."
Fonte: https://www.ign.es/web/resources/si...motectonica/pag_sismotectonicas/canarias.html
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Erupção no vulcão submarino East Epi obriga autoridades a subir o nível de alerta


Na passada quarta-feira, dia 1 de fevereiro, o vulcão submarino East Epi no Vanuatu, entrou em erupção, tendo levado as autoridades a elevar o nível de alerta do vulcão para o nível 1. O vulcão East Epi localiza-se a menos de 10 km da costa da ilha Epi.

De acordo com o departamento de meteorologia e riscos geológicos de Vanuatu, os moradores próximos relataram cheiro a enxofre e viram um incremento na atividade do vulcão por voltas das 07:48 hora local (20:48 hora UTC de terça-feira), tendo sido estabelecida uma zona de perigo de 10 km. A erupção é caracterizada por explosões, com a emissão de gases e cinzas até cerca de 100 metros de altura acima do nível do mar.

As autoridades pediram às populações da ilha Epi e ilhas vizinhas que se mantenham longe da costa, uma vez que as explosões freáticas podem continuar e gerar alterações no nível do mar. Alertaram também para a possibilidade da ocorrência de um sismo de maior magnitude, associado à ocorrência de erupções vulcânicas e que podem desencadear um possível tsunami.

O vulcão submarino East Epi é um de uma cadeia de cones vulcânicos submarinos ativos e uma caldeira que entrou em erupção pela última vez em 2004. Esta cadeia de vulcões submarinos é conhecida como East Epi, pelo que os três cones de maior dimensão têm nomes específicos, de oeste para leste, Epi-A, Epi-B e Epi-C. Todos estes cones tiveram atividade intermitente desde o século passado.





Fontes


Stuff.co.uz
BNA


20230202-vulcao-submarino-east-epi-vanuatu.jpg


Foto: departamento de meteorologia e riscos geológicos de Vanuatu
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Erupção no Monte Karangetang - Indonésia


O Monte Karangetang, localizado na ilha de Siau, na regência de Sitaro – província de Sulawesi do Norte, na Indonésia, entrou em erupção na passada quinta-feira, dia 9 de fevereiro. Segundo o Centro de Vulcanologia do país (PVMBG), a erupção formou seis fluxos de lava, que fluíram desde o topo da montanha, com cerca de 1784 metros de altura. Devido ao desnível acentuado, as autoridades evacuaram as aldeias vizinhas. O centro eruptivo localiza-se a cerca de 4 km da costa.

De acordo com o PVMBG, as escoadas lávicas continuam ativas, atualmente com cerca de mil metros de extensão, progredindo em direção aos rios Batang, Batuaqang e Beha Barat. A progressão é lenta, mas está a intensificar-se, à medida que o domo lávico ativo continua a crescer, o que o torna instável, desenvolvendo-se, por sua vez, frequentes fluxos incandescentes que se desprendem do domo localizado no interior da cratera principal.

O vulcão encontra-se no nível de alerta 3, pelo que os visitantes e as populações locais são aconselhadas a evitar uma área no raio de 2,5 km da cratera principal e no raio de 3,5 km no setor sul-sudeste.

A erupção efusiva foi precedida, entre 1 e 7 de fevereiro, por emissões de vapor e cinzas que atingiram cerca de 50 a 100 metros acima de ambas as crateras (a principal e a norte). A 6 de fevereiro registou-se um incremento da frequência sísmica diária, passando de 43 para 62 sismos por dia que, possivelmente, indicou que o magma continuou a ascender.

Este é o vulcão mais ativo da Indonésia, com erupções frequentes quase todos os anos, caracterizadas pela formação de domos lávicos e por escoadas lávicas.





Fontes


Volcano Discovery
teleSURtv


20230213-monte-Karangetang.jpg

Foto: Andi Volcanist in Volcano Discovery
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Erupção no Monte Merapi cobre vilas de cinzas



O Monte Merapi, um dos vulcões mais ativos do mundo, entrou em erupção no passado sábado (dia 11 de março), às 12:12 hora local. O colapso parcial do domo lávico existente na cratera gerou uma escoada piroclástica que progrediu cerca de 7 km pelo flanco sudeste, e gerou uma coluna de cinzas que atingiu cerca de 3000 metros de altura.

Após o início da erupção, as autoridades estabeleceram uma zona restrita de 7 km a partir da cratera, e aconselharam a população a suspender todas as atividades que se desenvolvam nesta área. Até ao momento não há relato imediato de vítimas, no entanto casas e estradas ficaram cobertas de cinzas em pelo menos oito aldeias próximas do vulcão. Segundo as autoridades, os residentes próximos deverão esperar a queda intermitente de cinzas e devem estar preparados para potenciais perigos como lahars, especialmente se ocorrer precipitação perto do vulcão.

No início do ano de 2022, verificou-se o crescimento constante de um domo lávico, tendo originado uma erupção do tipo efusivo. Para além do crescimento do domo lávico, esta foi caracterizada pela formação de escoadas piroclásticas e escoadas lávicas. A última grande erupção do vulcão ocorreu em 2010, provocando mais de 300 mortos e forçando a evacuação de cerca de 280 mil residentes. Em 1930 o vulcão foi palco de uma das mais poderosas erupções, tendo tirado a vida a cerca de 1300 pessoas.






Fontes

The Jakarta Post


20230313-MonteMerapi1.JPG




NurPhoto via Getty Images in Observador
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Atividade no vulcão Nyamulagira pode levar a erupção



Desde a noite de segunda-feira, dia 13 de março, que o vulcão Nyamulagira, localizado no leste da República Democrática do Congo, tem demonstrado sinais de atividade vulcânica. Segundo o Observatório Vulcanológico de Goma e o governo local, não existe perigo para a população.

De acordo com o observatório vulcanológico, a partir das 18:00 hora local, foi observado uma incandescência no topo do vulcão. Os dados da atividade sísmica indicam movimentação de magma a baixas profundidades sob a cratera.

Caso a atividade atual em Nyamulagira levar à ocorrência de uma erupção num dos flancos, a lava emitida ficará contida no Parque Nacional de Virunga. Neste sentido, os moradores da cidade de Goma, que se localiza na base do vulcão, são aconselhados a manter a calma e continuar com as suas atividades.

O vulcão Nyamulagira, que se eleva a 3058 metros acima do nível do mar, é um vulcão em escudo e considerado o mais ativo de África. Localiza-se a cerca de 15 km a nordeste do vulcão Nyiragongo. Apresenta uma caldeira no seu topo com paredes de até 100 metros de altura. Escoadas lávicas emitidas pelo vulcão estendem-se por mais de 30 km até ao Lago Kivu, e cobrem cerca de 1500 km2 da parte ocidental do Rift Este Africano.






Fontes


China.org.cn
Global Volcanism Program


20230315-vulcao-Nyamulagira.jpg

Caldeira do vulcão Nyamuragira (Foto: Simon Carn, 2004 (TOMS Volcanic Emissions Group, University of Maryland, Baltimore County)
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Novo episódio eruptivo no vulcão Anak Krakatau


No dia 27 de março, o vulcão Anak Krakatau, na Indonésia, entrou em erupção. De acordo com as autoridades locais, foram registadas várias explosões do tipo vulcaniano, tendo a maior emitido uma coluna de gases e cinzas a cerca de 2700 metros de atitude, que se dispersaram para oeste e sudoeste. Continua hoje, pelo segundo dia consecutivo, a emitir uma coluna de cinzas e gases de até cerca de 600 metros.

Até ao momento não há relatos de feridos ou danos decorrentes deste episódio eruptivo.

Mesmo após a erupção de ontem, o nível de alerta do vulcão permanece no nível 3, o segundo nível mais alto. As autoridades definiram uma zona de exclusão de 5 km ao redor da cratera.

O vulcão Anak Krakatau, localizado entre as ilhas de Java e Sumatra na Indonésia, tem estado esporadicamente ativo desde a erupção de 1883, uma das mais catastróficas da história, com cerca de 35 mil mortes. Em 2018, uma erupção no vulcão provocou o colapso parcial da cratera, que por sua vez provocou um tsunami e tirou a vida a mais de 400 pessoas e feriu milhares.





Fontes


Phys.org
La Prensa Latina
Volcano Discovery

20230329-vulcao-krakatoa.jpg


Foto: erupção no vulcão Anak Krakatoa in La Prensa Latina
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Vulcão Nevado Del Ruiz em nível de alerta laranja


Desde o dia 24 de março que tem sido registado um incremento significativo da sismicidade no vulcão Nevado Del Ruiz, na Colômbia. O nível de alerta do vulcão já foi elevado para Laranja, o que significa que é provável que ocorra uma erupção vulcânica dentro de dias ou semanas.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia e Serviço Geológico Colombiano (SGC), o incremento da sismicidade está associado ao movimento de fluidos no interior das condutas vulcânicas e consequentemente à fraturação das rochas sob o edifício vulcânico. Esta sismicidade localiza-se no flanco sudoeste do vulcão, a cerca de 2 a 5 km da cratera Arenas, a profundidades que variam entrem 2 e 4 km do topo do vulcão.

A frequência diária de sismos registados tem vindo a aumentar, tendo no dia 28 de março ocorrido cerca de 6.500 eventos e no dia 29 mais de 11.000 eventos. Até à emissão do último boletim informativo do SGC do dia 30 de março, às 21:40 hora local, foram registados naquele dia cerca de 9600 eventos.

Destaca-se ainda um aumento gradual da energia sísmica libertada. Até ao momento, os sismos mais energéticos tiveram magnitudes 2,6 (dia 24 de março), 2,7 (dia 29 de março) e 3,1 (dia 30 de março). Tem sido também registado um aumento nas anomalias térmicas desde outubro de 2022, que persiste até ao momento.

O SGC recomenda que a comunidade mantenha a calma e esteja atenta às informações fornecidas sobre a evolução do estado do vulcão.

O vulcão Nevado Del Ruiz, com 5321 metros de altura, está localizado nos Andes colombianos, no departamento de Tolima. É um dos vulcões mais ativos da Colômbia, com várias erupções ao longo da sua história. A mais devastadora ocorreu em 1985 e produziu um lahar que progrediu pelos flancos do vulcão e tirou a vida a mais de 25.000 pessoas em Armero.





Fontes


SGC


20230331-nevado-del-ruiz.png

Foto @sgcol
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Sismicidade e atividade do Vulcão Nevado Del Ruiz mantêm-se acima do normal


A sismicidade e a atividade no vulcão Nevado Del Ruiz, na Colômbia, continuam acima do normal. No dia 2 de abril foram registados cerca de 5.400 eventos, 5 dos quais com magnitude 2,0 e um com magnitude 2,3, localizado a cerca de 4 km a sudoeste da cratera. A sismicidade permanece localizada no setor sudoeste do edifício vulcânico, a uma distância entre 2 a 5 km a sudoeste da cratera.

Segundo o Serviço Geológico Colombiano (SGC), a sismicidade registada continua associada ao movimento de fluidos no interior das condutas vulcânicas e à fraturação das rochas sob o edifício vulcânico, que por sua vez está relacionado com as emissões de cinzas e desgaseificação. A altura máxima da coluna de gases e cinzas observada no dia 2 de abril foi de 1.200 metros, tendo se dispersado para sudoeste e noroeste do vulcão. A taxa de emissão de gases mantém-se semelhante á do dia anterior. Foi observada também a queda de cinzas nos setores de Brisas e Potosí.

Embora não seja certo de que o vulcão entrará em erupção nas próximas horas, dias ou semanas, já foram iniciadas, pelo Exército Nacional, ações de evacuação preventiva das famílias que moram nas zonas mais perto do cume do vulcão. Além disso, foi criado um posto de comando unificado (PMU) para determinar outras ações preventivas. Algumas famílias que moram em zonas de alto risco, opuseram-se a ser evacuadas devido à preocupação com as colheitas e com os seus animais, tendo sido respeitadas as suas decisões. Contudo, o governo reivindicará os menores.

Além do que é esperado no decorrer de uma erupção vulcânica no vulcão Nevado Del Ruiz, existem outros riscos que a comunidade pode enfrentar. As pessoas expostas a estes perigos serão comunicadas de qualquer anomalia através de alarmes e terão de evacuar por vias que ainda estão a ser estudadas. O estado das estradas está a ser melhorado, e estão a ser preparados estabelecimentos para receber famílias em situação de evacuação. Está a ser também preparado pelas administrações locais, um plano para retirar dos terrenos os animais que podem vir a ser afetados por uma possível erupção que, para já, não é iminente.

De acordo com o SGC, espera-se que o nível de alerta do vulcão permaneça no nível Laranja durante várias semanas, período durante o qual, em caso de alteração dos parâmetros e/ou aceleração dos processos que sugiram uma erupção iminente, o nível de alerta será alterado para Vermelho.

Fontes

SGC
MSN
1680974574122.png

Foto: @sgcol
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Vulcão russo Shiveluch provoca uma das maiores quedas de cinzas dos últimos anos


Na madrugada de terça-feira, um dos maiores vulcões da Rússia, Shiveluch (60 a 70 mil anos de idade), na Península de Kamchatka, entrou em erupção.

Pelo segundo dia consecutivo, o vulcão emitiu uma nuvem de cinzas que se dispersou por mais de 500 km para NNE, cobrindo várias aldeias vizinhas. Esta foi considerada uma das maiores queda de cinzas nos últimos 60 anos.

De acordo com o Serviço Geofísico da Academia de Ciências Russa, a erupção emitiu uma coluna de cinzas até cerca de 10 km de altura. Desde o inicio da erupção, o espaço aéreo envolvente foi encerrado à aviação, e os moradores aconselhados a permanecer em casa. As aldeias que se localizam a cerca de 50 km do vulcão ficaram cobertas por uma camada de 20 cm de cinzas.

A Península de Kamchatka, uma região com uma área de aproximadamente 363 km2 e com uma população de cerca de 300 mil, localiza-se no extremo leste da Rússia. Com pelo menos 60 erupções vulcânicas nos últimos 11.700 anos, Shiveluch é um dos maiores e mais ativos vulcões de Kamchatka.






Fontes


Aljazeera

1681406732551.png

Foto: Yury Demyanchuk/AP Photo in Aljazeera
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Atividade no vulcão Nevado Del Ruiz - atualização


Segundo o Serviço Geológico Colombiano (SGC), continua a atividade acima do normal no vulcão Nevado Del Ruiz. A atividade sísmica registada no dia 19 de abril no vulcão continua relacionada com o movimento de fluidos no interior das condutas vulcânicas, com a fraturação das rochas sob o edifício vulcânico, bem como a emissão de gases e cinzas para a atmosfera. Esta sismicidade apresentou uma tendência crescente relativamente ao dia anterior, 18 de abril, e localiza-se nos flancos nordeste e sudoeste do vulcão, a uma distância média de 1 a 3 km da cratera, respetivamente.


Relativamente à atividade de superfície, mantém-se uma coluna de gases e cinzas a uma altura máxima de 1800 metros, medida a partir do topo do vulcão, estando associada à emissão de cinzas registada no dia 19 de abril pelas 22:35 hora local, tendo a dispersão do material prevalecido para sudeste.



Continua a registar-se a emissão de dióxido de enxofre (SO2) e de vapor de água para a atmosfera, bem como anomalias térmicas na base da cratera, observadas a partir de plataformas de monitorização por satélite. A Força Aérea Colombiana (FAC) realizou um voo sobre a cratera para obter mais informações. A nova informação está em processo de análise, e assim que concluída será disponibilizada.



O vulcão mantém-se no nível de alerta Laranja, pelo que a sua redução para o nível amarelo só será possível quando forem observados padrões e tendências que permitam inferir o possível decréscimo da atividade. Durante este período, caso ocorra uma aceleração dos processos que sugiram uma erupção iminente ou a ocorrência da própria erupção, o nível de atividade será alterado para vermelho.




Fontes

SGC


20230421-nevado-del-ruiz-atualizacao.gif



Foto: SGC
 

Attachments

  • 1682097223419.png
    1682097223419.png
    248.3 KB · Visto: 113