Auriol Weather Station

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa noite Puma

Quanto à questão da Engenhoca alterar os dados relativos ao vento, penso que tal não acontece, já que a distância é suficiente para evitar esse problema.
Agradeço-lhe a informação que me deu relativa ao sensor, e o único problema é estar a 160 km:mad::mad::mad:....
 


Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boa noite Puma

Quanto à questão da Engenhoca alterar os dados relativos ao vento, penso que tal não acontece, já que a distância é suficiente para evitar esse problema.

Pois, o ângulo da foto poderá levar a uma má interpretação. ;)

Quanto ao sensor, experimentei vários, mas apenas dão aqueles com uma transmissão a 434 MHz, quando na grande maioria são a 433 MHz.

É apenas uma questão de procurar e identificar a frequência de transmissão de dados.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Sou ainda principiante nestas andanças, e por isso tudo são dúvidas.

Quando se fala em radiação solar, perguntar-lhe-ia se isso significa a incidência directa dos raios solares ou não, já que eu protegi a zona dos sensores da incidência directa, através de uma "engenhoca" que poderá ver no meu avatar.
Registei diferenças de temperatura na ordem dos 4º, nos dias de sol que tivemos, comparativamente com um termómetro de máximas/minimas que se encontra sempre à sombra numa parede virada a Norte, VAmos ver o vai acontecer quando a temperatura aumentar......

Olá Zejorge

Considerar-se principiante é um passo importante no objectivo em querer aprender mais, o que é de elogiar e muitas vezes tal sucede tendo em consideração desde já os aspectos mais simples.
Desde há algum tempo, através de membros por aqui mais experientes e de alguma informação extra que lhe serve de complemento, tenho adquirido e continuo a adquirir alguns conhecimentos nesta matéria e se assim puder ajudar...;)

A "engenhoca" que apresenta obviamente que sempre protege melhor do que simplesmente ter nada, mas quando se trata de radiação solar há que ter em conta que esta não existe apenas na forma directa pela incidência dos raios solares em determinada superfície, há também a componente indirecta, ou seja, a radiação emitida por reflexão directa dos raios solares em outras superfícies em redor do equipamento, que por sua vez reflectem essa radiação absorvida para o mesmo, não é menos importante a ter em conta e quanto a isso, a "protecção" que colocou deduzo que não será uma solução eficaz e à medida que o tempo for aquecendo irá notar isso a cada dia!

Neste tipo de equipamentos, quando o sensor vem incorporado no anemómetro, adianta-se desde já que comparado com os que vêm em separado, apresentam desempenhos distintos em termos de valores!
Já se falou sobre isso por aqui; confesso que não dei muita atenção aos pormenores, mas certamente alguém por aqui poderá abordar este aspecto e explicar melhor qual o grau de eficácia deste tipo de protecção, se assim se puder chamar!
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas....

Aqui vos deixo um foto da minha E.M. Auriol.

Peço desculpa de a foto não ser de grande qualidade, mas aqui fica a promessa de colocar uma tirada com a minha Nikkon.:thumbsup:

Apenas como curiosidade, a haste onde se encontra os sensores e o anemometro tem 1,20 m, não tendo nenhum obstáculo ao seu redor.

Comentários são bem vindos.


auriolp.jpg
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Aqui vos deixo um foto da minha E.M. Auriol.

Apenas como curiosidade, a haste onde se encontra os sensores e o anemometro tem 1,20 m, não tendo nenhum obstáculo ao seu redor.

Comentários são bem vindos.

Visto que está no topo do edifício, sem obstáculos, ter o equipamento a 1,20m (apesar de aconselhado a que se coloque no mínimo a 1,50m, que é o caso do meu desde o solo, mesmo sendo de características diferentes) à partida por si só não apresentará qualquer problema; quem me dera ter essas condições! :p
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa tarde JOliveira

Agradeço-lhe as suas explicações sobre as questões relacionadas com as radiações solares, pois para quem esta a dar os primeiros passos nesta matéria, é muito importante que elas surjam. Na verdade, tinha a noção de que a protecção que idealizei não era muito eficiente, mas como diz o ditado "quem não tem cão, caça com gato"...:):):)
Penso no entanto que com esta estação dificilmente, se conseguirá uma solução satisfatória, a não ser como fez o nosso amigo Puma, adquirindo um sensor em separado, solução que estou a admitir fazer.
Para mim pois, todas as ajudas são muito bem vindas.......
Tenho uma grande "inveja":mad::mad: do meu amigo Dr. Helder Silvano, que é o proprietário da MeteoAbrantes, que considero a melhor informação meteorológica particular que conheço.
Talvez na outra eternidade:lol::lol::lol:, lá chegue........


Cumprimentos
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa tarde Puma

Olhando a montagem que fez, e tendo em conta os meus fracos conhecimentos, parece-me estar perfeita não me parecendo ser possivel fazer muito melhor.
Reparo que optou por ter o higrómetro em separado, bem como a haste do anemómetro estar virada a Sul, "protegendo" de alguma forma os sensores.
Parabéns
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
...Na verdade, tinha a noção de que a protecção que idealizei não era muito eficiente, mas como diz o ditado "quem não tem cão, caça com gato"...:):):)
Penso no entanto que com esta estação dificilmente, se conseguirá uma solução satisfatória, a não ser como fez o nosso amigo Puma, adquirindo um sensor em separado, solução que estou a admitir fazer.
Para mim pois, todas as ajudas são muito bem vindas.......

Não tenho por hábito referir categoricamente que o "sim" é positivo ou o "não" é negativo; prefiro que os outros concluam por si próprios que de facto assim funciona!
Já que menciona então a possibilidade em adquirir um sensor em separado mediante a eficácia já demonstrada, agora posso dizer-lhe que é a melhor opção e quanto a toda a ajuda necessária em caso de necessidade, no que puder ser útil, disponha... ;)
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boa tarde Puma

Olhando a montagem que fez, e tendo em conta os meus fracos conhecimentos, parece-me estar perfeita não me parecendo ser possivel fazer muito melhor.
Reparo que optou por ter o higrómetro em separado, bem como a haste do anemómetro estar virada a Sul, "protegendo" de alguma forma os sensores.
Parabéns

Obrigado.:thumbsup:

Sou muito novo nestas andanças, contudo tenho aprendido muito neste fórum, pois o bichinho pela meteorologia já cá anda algum tempo.

É verdade..... coloquei o pluviometro ( e não o higrómetro como refere ) em separado, pois na alguma não tinha como o colocar na mesma haste, e por outro lado sempre que necessite de alguma manutenção sempre é mais fácil transporta-lo.

Até á data tudo tem corrido bem. ;)

Cumprimentos
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
É por falar em pluviometro, aqui deixo algumas fotos de como o mesmo se encontra instalado.

Comentários são bem vindos :thumbsup:

01012010.jpg


01012010001.jpg


01012010002f.jpg
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Pelos vistos não foi possível pelo menos para já colocá-lo no mastro!

O nível de exposição é perfeito, aparentemente fica bem seguro com o apoio do bloco e quanto a futuras manutenções não podia ser mais prático. ;)
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas….

Apesar de não constar nas fotos, posteriormente, foi colocado umas borrachas anti-derrapantes.;)

Não só seguram melhor a tábua como faz com que esta não esteja em contacto directo com a pedra, permitindo igualmente a passagem de ar e o não acumulamento de agua.

Cumprimentos
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Apesar de não constar nas fotos, posteriormente, foi colocado umas borrachas anti-derrapantes.;)

É um pormenor que realmente não tinha pensado e acho muito importante, pois há ventos que nos surpreendem, por isso encara o feito apenas como provisório porque mesmo estando assim, nunca se sabe!
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa tarde Puma

Peço desculpa pelo engano de higrómetro em vez de pluviómetro.......
Apesar de principiante, aqui foi mesmo por engano......:):):)
Quanto à forma como instalou o pluviómetro acho curioso,na medida em que a capacidade de imaginação do homem não tem fronteiras, e assim, vão surgindo ideias sempre válidas,de todos os tipos. Eu utilizei uma chapa de aço inox de 3 mm e rebitei o pluviómetro a esse chapa, que por sua vez tem uma ponta de tubo, também inox, que entra num "T" de latão.
Logo que possível farei fotos de promenor......

Cumprimentos
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Caro ZeJorge

Pode-nos informar qual a percentagem de humidade que é detectada pelo seu higrómetro exterior quando está a chover ? :rain:

Como os nossos sensores estão á chuva, não era suposto indicarem uma humidade sempre superior a 95% quando está a chover ?!

É que o meu nunca passou dos 94%, quer apanhando chuva com vento de Sul ou de Norte.

Agradecia os vossos comentários.:thumbsup:

Cumprimentos